Comportamento

Por que os gatos abrem a boca quando cheiram? Entenda esse comportamento curioso

Quem é tutor de gato provavelmente já viu seu felino em situações curiosas, não é mesmo? Afinal, por que os gatos abrem a boca quando cheiram determinadas coisas, por exemplo? Eles agem assim com mais frequência quando sentem o cheiro de uma gata no cio.

No entanto, o fato de os gatos abrirem a boca ao cheirarem algo também acontece em outras situações. Esse comportamento se chama Reflexo de Flehmen. Hoje, vamos acabar com as dúvidas de nossos leitores sobre o assunto.

Saiba por que os gatos abrem a boca quando cheiram

Quando e por que os gatos abrem a boca quando cheiram? Geralmente, os gatos abrem a boca quando cheiram a urina de outro gato que passeou pelo seu território.

Até mesmo quando os gatos cheiram a boquinha de outro gatinho, os pets costumam se comportar assim.

Aliás, é muito comum ver um gato cheirando, de boca aberta, a boca do seu próprio tutor. O movimento é até bonitinho, pois ele levanta o lábio e fica com a boca aberta por alguns instantes.

Enquanto para nós esse movimento pode parecer estranho, para eles, é completamente normal, já que possuem no céu da boca o órgão vomeronasal. Mas para que serve esse órgão? Isso explica por que o gato cheira e abre a boca?

O que é o órgão vomeronasal?

Para poder explicar o órgão vomeronasal, precisamos voltar a falar sobre o Reflexo de Flehmen, ou seja, o momento em que os gatos movem os lábios, cheiram e ficam com a boca aberta.

Nesse exato momento, eles estão levando o cheiro diferente até o órgão vomeronasal, que fica no céu da boca, identificando o que significa aquele odor. O órgão identifica sobretudo os ferormônios.

Saiba o que são os feromônios

Resumindo, um gato com a boca aberta significa que está cheirando feromônios, ou seja, compostos que transmitem mensagens de um felino para outro. Alguns exemplos são uma gata no cio ou a marcação de um território.

Além disso, os feromônios são transmitidos por outras partes do gato. Na marcação de território, o gato sente o cheiro pela urina. No cio, a gata também exala odores diferentes pela urina, além, é claro, dos miados. Outro local que transmite feromônios nos gatos é a cabeça, por isso, os pets adoram esfregá-la em seus tutores.

Além disso, quando a gata está no cio, ela também fica muito mais carinhosa, passando seus feromônios por toda a casa. As unhas dos felinos também são transmissoras de feromônios. Inclusive, quem tem gatos em casa sabe o quanto eles adoram arranhar superfícies. Ao fazer isso, eles deixam seus cheiro e marcam território.

Segundo Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, os odores presentes em um ambiente são muito importantes para os gatos. Isso porque, mesmo que instintivamente, garantem sua sobrevivência.

Entenda mais sobre o Reflexo de Flehmen

Conforme mencionamos, o Reflexo de Flehmen é o nome que se dá quando os gatos abrem a boca enquanto cheiram algo. Os felinos possuem uma cavidade interna chamada coana, que é responsável por eles sentirem os feromônios.

No entanto, quando eles estão em dúvida sobre o odor, o órgão sensorial entra em ação e o ajuda a identificar. Esse é mais um motivo para os gatos serem pets olfativos. Aliás, eles possuem mais de 200 milhões de células olfativas nas narinas.

O olfato tão aguçado dos gatos é algo que vem desde sua vida selvagem e que eles não perderam, mesmo sendo domesticados. Então, sim, os cheiros são muito importantes para eles. Inclusive, se você trouxer um novo felino para casa, mesmo que não apresente a ele, seu gato vai perceber pelo cheiro.

Como os bichanos são bastante territorialistas, muitas vezes, os tutores entram com o feromônio artificial para ajudar na apresentação dos pets. Eles costumam ser bastante eficazes em diversas situações.

Por que os gatos cheiram a boca e o nariz do seu tutor?

Agora que você entendeu por que os gatos abrem a boca quando cheiram, surge outra dúvida: por que os gatos cheiram a boca e o nariz dos tutores? Esse comportamento também está ligado aos feromônios? Sabemos que quando eles se esfregam ou afofam seus tutores, querem deixar seu cheiro neles.

Quando o gato cheira a boca ou o nariz do tutor, significa que ele confia e tem muito carinho pelo seu humano. Com essa atitude, ele está conhecendo mais a fundo o cheiro do seu tutor. Ao se aproximar tanto, é sinal de que confia 100% nele. Outra demonstração de carinho é quando os gatos dão delicadas mordidinhas, geralmente no braço do tutor. Essas são formas diferentes de demonstrar confiança.

Hoje, você entendeu mais sobre por que os gatos abrem a boca quando cheiram. Agora, pode ficar mais atento à linguagem corporal do seu felino. Para isso, acompanhe as publicações do blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Nomes para gatos: ideias incríveis para se inspirar!

Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…

1 hora ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

4 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

6 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

7 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

7 dias ago