Você sabe por que o cachorro lambe o pé do dono?

Não é novidade para ninguém que cães são muito afetuosos. Os bichinhos adoram demonstrar o quanto amam seus tutores com festinhas e “lambeijos”. Se você quer saber por que cachorro lambe o pé do dono, continue a leitura!

Qual será o motivo para tantas beijocas? As lambidas funcionam apenas como demonstração de carinho? Se o cachorro lambe o dono excessivamente, é motivo para preocupação? O blog da Petz explica tudo isso!

Por que cachorro lambe o pé do dono?

Basta você chegar em casa, que lá vem o cachorro correndo, muito feliz. Você se senta no sofá, tira os sapatos, e ele começa o lambe-lambe. Essa pode ser uma demonstração de muito amor envolvido, mas também é uma prática que faz parte do instinto canino. Afinal, os cães compartilham lambidas entre si desde filhotes.

Não há como determinar um motivo específico para esse comportamento. Em geral, as lambidas fazem parte da comunicação canina. Pode ser que ele esteja querendo dizer algo ou coletar informações sobre os locais por onde você passou.

Veja que interessante: não existe uma razão científica para explicar por que o cachorro lambe o pé do dono. Portanto, são levantados vários motivos possíveis para esse comportamento.

Se você ainda fica intrigado quando vê um cachorro lambendo muito o dono, este artigo tira suas dúvidas. Para ter uma ideia do que pode estar passando pela cabeça do pet, confira as possibilidades a seguir.

Demonstração de amor e carinho

Esse pode, sim, ser um dos vários motivos por que o cachorro lambe o pé do dono. O bichinho pode demonstrar, por meio desse gesto, que gosta muito da companhia do tutor.

Além disso, se ele ficou longe do tutor por muito tempo, pode ser que queira deixar claro que ficou com muitas saudades. Então, depois de uma viagem ou um longo dia de trabalho, esteja preparado para ser recebido por uma longa sessão de “lambeijos”!

Vontade de sentir o gostinho da pele

O suor dos seres humanos costuma ser bem salgadinho. Isso acaba sendo um atrativo para os peludos! Um cachorro lambendo muito o tutor pode apenas estar aproveitando para sentir o saborzinho do suor.

É claro que, para os humanos, isso pode parecer meio nojento. Porém, vale lembrar que os cães interagem com o mundo de uma forma diferente. É por isso que eles têm instintos e comportamentos aparentemente “estranhos”.

Coleta de informações

Outro motivo que justifica por que cachorros lambem os donos é que, por meio das lambidas, os cães conseguem extrair muitas informações. Eles identificam por onde os tutores andaram, com quem estiveram ou com quais objetos tiveram contato, por exemplo.

Isso também explica por que cachorro lambe o pé das pessoas que acabou de conhecer! Por meio das beijocas caninas, o pet identifica algumas características para fazer seu rastreamento.

Tentativa de chamar atenção

Já passou do horário de o pet fazer comer ou sair para passear? Então, prepare os pés, porque o cachorro lambe o dono para chamar atenção! Se algo estiver incomodando o bichinho, é capaz de ele demonstrar com muitas lambidas.

Sendo assim, caso perceba que o pet está insistindo muito no ato de lamber, verifique se você não se esqueceu de algo da rotina dele. O cachorro pode estar tentando informar que precisa de algo.

Ansiedade

Uma possível resposta para por que o cachorro lambe o pé do dono pode ser a ansiedade. Os pets mais ansiosos podem desenvolver algumas manias e compulsões, e lamber é uma delas.

Em geral, é comum ver o cão lambendo muito as próprias patas. A partir disso, pode passar a lamber os pés do tutor. Se o cachorro ansioso, também apresenta outros sintomas, como roer objetos, latir e uivar quando está sozinho e arranhar a porta.

As lambidas dos cães oferecem riscos?

Cada um fala uma coisa: alguns dizem que os lambeijos não fazem mal. Outros, no entanto, já ficam aterrorizados com a saliva do pet nos pés ou em outras partes do corpo. Afinal quem está certo?

Estudos recentes realizados fora do Brasil mostram que, de fato, algumas bactérias da saliva dos pets podem ser muito perigosas para algumas pessoas. Porém, elas não são uma ameaça para todos — apenas para quem tem o sistema imunológico fragilizado.

Nesse grupo, estão: pessoas que passaram por transplantes e tomam medicamentos supressores do sistema imunológico para evitar a rejeição; indivíduos HIV positivo; e idosos com doenças crônicas debilitantes. Por isso, se você se encaixa nesses exemplos, vale tomar cuidado com lambidas dos pets.

Agora, você já sabe por que o cachorro lambe o pé do dono. Para manter o pet entretido, que tal visitar as lojas da Petz com ele? Nas unidades, você encontra vários brinquedos legais para o companheiro!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

2 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago