Nossos leais companheiros caninos são animais fascinantes que possuem a capacidade de expressar uma grande variedade de sentimentos a partir de comportamentos e expressões corporais. Vamos descobrir por que o cachorro abana o rabo?
O cachorro abanando a cauda pode significar muitas coisas. Essa forma de expressão dos sentimentos tem raízes nos seus instintos e tem como finalidade a comunicação com outros cães e também com os humanos.
O rabo do cachorro não é somente uma parte de seu corpo. Ele reflete o que está na alma e nos sentimentos do peludo. A forma como ele a movimenta, a velocidade desse abanar e a sua posição são fatores que mostram respostas diferentes para determinadas situações.
Vamos explicar melhor. Quando o tutor chega em casa, o cachorro abana o rabo freneticamente, de um lado para o outro, e a cauda não está nem muito ereta e nem no meio das pernas dele. Isso demonstra que ele está muito feliz e excitado.
Já quando ele está passeando na rua e encontra outro cachorro, no geral, se não for agressivo ou medroso, ele para o que está fazendo, olha para o outro animal, a cauda fica ereta e movimenta-se lentamente de um lado para o outro. Tal movimentação indica a espera da reação do outro peludo.
Sendo assim, observar quando o cachorro abana o rabo pode nos dar muitas informações sobre o que se passa em sua cabecinha. É uma linguagem não verbal fundamental para uma convivência harmoniosa com nossos filhos de quatro patas.
A posição do rabo do cachorro é um dos fatores que o tutor precisa observar para compreender a mensagem que ele está passando. Os outros sinais são as orelhas, a posição do corpo e pelos, as vocalizações e a expressão facial.
Para compreender por que o cachorro abana o rabo, é preciso olhar para ele como um todo e não só para a cauda. Nós gesticulamos, fazemos movimentos com a cabeça e com o corpo, além das expressões faciais, para que a pessoa que nos ouve tenha melhor compreensão do que queremos dizer.
Existem momentos em que é muito fácil saber por que o cachorro abana o rabo, como no exemplo acima em que o tutor chega em casa. Mas no outro exemplo, se o tutor não olhar para o peludo e observar os outros sinais, não conseguirá entender muito bem o que está acontecendo.
Dessa forma, vamos dar exemplos de por que o cachorro balança o rabo e dar uma possível interpretação do que as posições da cauda podem indicar a respeito do que o animal de estimação está sentindo naquele momento. Veja a seguir:
O rabo bem no alto e com movimento restrito indica que o peludo está na expectativa. Observe também se os pelos ficam eriçados. Se sim, ele está desconfiado. Nesse caso, afaste o peludo do objeto de desconfiança.
Esse comportamento canino também indica curiosidade entre o receio. Ele não sabe o que está por vir e, por isso, o interesse é mesclado com a desconfiança. Cães medrosos, no geral, quase sempre fogem dessas situações.
O rabo entre as pernas indica medo. O cachorro pode ou não abanar a pontinha da cauda. Se esse for o caso, indica extrema submissão à pessoa ou ao animal para quem ele faz esse gesto.
É comum o cachorro com rabo baixo urinar nesses casos de submissão. Não o repreenda, fazer xixi por causa da submissão também é uma forma de comunicação. Ele está querendo dizer que não é uma ameaça.
O rabo do cachorro dessa forma indica que o peludo está incerto ou alerta. Ele está prestando atenção redobrada em algo. É como quando uma pessoa que acabou de tirar a carteira de habilitação desliga o rádio para fazer uma baliza.
A atenção precisa estar focada na situação. Assim, o peludo “desliga” a cauda e foca no problema. Neste momento, não é possível predizer o que vai acontecer olhando só para a cauda, não é mesmo?
Então, preste atenção nos outros sinais: o pelo está eriçado? Ele está rosnando ou mostrando os dentes? As orelhas estão voltadas para frente? Se, sim, afaste-o imediatamente da situação, pois ele está desconfortável e prestes a atacar. Entendeu por que o cachorro abana o rabo?
A caudectomia, ou corte da cauda do animal, é uma prática criminosa e que extirpa do cachorro não só uma parte de seu corpo, como também uma forma importante de ele se comunicar. Por causa disso, em 2013, a cirurgia mutiladora foi proibida no Brasil.
Respondem criminalmente pela caudectomia o tutor do cachorro e o profissional que cometeu a barbárie. Inclusive, este perde o direito de exercer a profissão de médico veterinário por não condizer com os valores da profissão.
O cachorro abanar o rabo possui muitos significados e faz parte da comunicação do peludo. E ele merece tudo de melhor, certo? Então, venha para a Petz e faça todas as vontades dele!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…