O Husky é uma das raças mais famosas de cães. Além de muito bonito, esse tipo de cão atrai por ter uma aparência muito parecida com a dos lobos. Porém, você sabe por que Husky grita?
Essa raça desperta muita curiosidade entre os tutores e os amantes de cães. Afinal, com porte médio e pelo felpudo, esse animal parece deslocado em relação ao clima tropical e subtropical brasileiro. Por isso, vamos explicar algumas características desse pet, além de contar por que é comum ver Husky gritando.
Se você sempre quis saber por que Husky grita, há uma explicação simples. Quem já conviveu com esse tipo de cachorro sabe que ele parece falar. De fato, essa espécie é conhecida como “raça falante”, já que ela tenta se comunicar e possui uma ampla gama de vocalização.
É comum que os tutores vejam o Husky falando, pois ele têm uma boa capacidade de imitar sons humanos e consegue fazer os latidos soarem como palavras. Além disso, ele parece gostar da reação dos tutores às vocalizações.
Vale mencionar que essa tentativa de “falar” se torna um uivo rapidamente, muitas vezes. Afinal, os huskies têm hábitos parecidos com os dos ancestrais da raça, os lobos. A aparência desses peludos não nega isso.
Essa tentativa de fala pode estar relacionada com dor, necessidade de algo, alegria, curiosidade ou frustração. Por isso, vale a pena ficar atento às necessidades do seu companheiro e buscar compreendê-lo.
Além de se perguntarem por que Husky grita, muitos tutores têm curiosidade em saber outras características próprias da raça. Esse cão tem porte médio, considerado muito forte, rápido e resistente. Ele também possui uma pelagem bem espessa, que serve para proteção contra o frio.
Na maioria dos casos, o Husky é muito dócil, leal e ótimo para ser um companheiro de estimação. Porém, é preciso comentar que, além de ser comum ver o cachorro “falando”, ele é muito ativo e cheio de energia. Por isso, é importante que o pet tenha espaço para realizar atividades físicas.
Huskies necessitam de diferentes cuidados durante a vida. Como mencionamos, por serem animais muito ativos, eles precisam realizar exercícios regulares. Essa é uma prática que garante a saúde desses pets.
Porém, diferentemente de outros cães, os huskies apresentam alguns desafios na hora dos cuidados. Como o nome já sugere, essa raça tem origem na Sibéria, uma localidade conhecida pelo frio intenso.
Isso significa que, em épocas muito quentes, a atenção com a saúde do pet precisa ser redobrada. Confira alguns pontos de atenção na rotina de cuidados do seu cachorro Husky.
Esses companheiros peludos são conhecidos por trocarem bastante de pelo. Isso é natural e acontece em determinadas épocas do ano. Por isso, você precisa realizar uma escovação frequente e eficaz para tirar o excesso da pelagem.
O ideal é escovar todos os dias. Se isso não for possível, faça a escovação três vezes por semana, no mínimo. Também é aconselhável dar banhos apenas mensais, já que os pelos dos huskies mantêm esses pets limpos.
No momento do banho, é ideal utilizar um shampoo neutro e especial para animais de estimação, recomendado por um médico-veterinário. Também seque bem para evitar áreas de umidade.
Como ela é muito higiênica, é difícil que essa raça apresente um odor forte por falta de limpeza, como acontece com outros cães. Você pode realizar a higienização apenas com a escovação, optando por banhos em situações mais extremas.
Porém, é válido lembrar que a higiene das unhas e dos dentes é fundamental. É importante que você corte as unhas do Husky para evitar que ele se machuque. Já em relação aos dentes, assim como outros cães, a placa bacteriana é um problema frequente na dentição da raça.
Por isso, consulte um veterinário e opte pela escovação com produtos específicos para cães, que contam com fórmulas seguras e mantêm os dentes limpos e saudáveis.
Apesar da queda de pelos ser algo comum para os huskies, caso ela aconteça em excesso, isso pode ser um sinal para procurar um veterinário. Também é importante que você esteja atento para outras manifestações de problemas na saúde do peludo.
Esses pets costumam esbanjar saúde, já que são muito ativos. Porém, alguns problemas, como a displasia coxofemoral (encaixe errado do quadril), podem acontecer. Fique atento para sinais de desconfortos quando seu pet se movimentar.
Durante os banhos e os momentos de escovação, procure por parasitas que possam incomodar, como pulgas ou carrapatos. Essas criaturas prejudicam a saúde do seu Husky e causam grandes incômodos.
Agora, “por que Husky grita?” não é mais uma dúvida. Além disso, após esta leitura, você já sabe dos cuidados essenciais com a raça. Todas essas dicas ajudam a manter a saúde e o bem-estar do seu pet em dia.
Os huskies gritam e falam por serem animais bastante comunicativos e leais. Portanto, é fundamental que você mantenha uma boa rotina relacional com eles, priorizando brincadeiras, passeios e treinos. Os pets precisam gastar energia e ter uma boa convivência com os tutores.
Na hora da alimentação, vale optar por rações de qualidade, que considerem a nutrição completa e balanceada para seu companheiro. Também não se esqueça de manter as vacinas em dia. Em caso de dúvidas ou sinais de desconforto do seu pet, procure um veterinário de confiança.
Então, já sabe por que Husky grita? Se gostou dessa curiosidade sobre a raça, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos sobre o comportamento canino aqui, no blog da Petz!
Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…
Muitas plantas podem fazer mal aos animais de estimação. Então, se você os ama assim…
Os gatos são animais que gostam de escalar para ver o mundo lá de cima…
A unha de cachorro inflamada nem sempre é um problema simples de resolver. Essa alteração…
Quer saber como fazer muda de pacová? Essa planta genuinamente brasileira é muito comum na…
Se qualquer tutor de um animal de estimação pudesse fazer um desejo, provavelmente seria: “deixe…