O paladar é o segundo sentido mais importante para os cães, por isso eles lambem quase tudo que encontram. Porém, é preciso saber por que cachorro lambe tapete ou chão de forma compulsiva, pois isso não é normal.
A compulsão indica problemas de saúde e merece atenção por parte do tutor. Lamber é muito importante para o cão, mas usar esse sentido dessa forma é um pedido de socorro.
Um estudo realizado em 2012 por uma universidade do Canadá avaliou 19 cães que lambiam os tutores ou os objetos de forma excessiva. Foram avaliados os sistemas neurológicos, os comportamentos e os estados físicos.
O que chamou a atenção dos pesquisadores foram os exames de fezes, ultrassonografia abdominal, biópsia do sistema digestivo e endoscopia. Os resultados foram surpreendentes.
Em 74% dos animais, foi identificada alguma doença digestiva, como gastrite, colite, enterite, pancreatite e giardíase. Essa pode ser a explicação de por que cachorro lambe tapete.
Um cachorro que está passando por uma situação de estresse também pode lamber tapete, chão, parede ou o próprio corpo. O ato libera endorfinas, que acalma o peludo nesse cenário.
Se esse é o caso do cãozinho, uma explicação de por que cachorro lambe tapete, procure descobrir a causa do estresse. Pode ser uma pessoa ausente, introdução de um novo animal na casa, chegada de um bebê e até ansiedade dos tutores.
Para contornar a situação e ajudar o pet, procure praticar alguma atividade com ele com passeios, ida a parques… compre brinquedos inteligentes e dê mais atenção. Se for necessário, leve-o para uma consulta com o veterinário. Ele pode prescrever medicamentos para ajudá-lo.
Já ouviu falar na disfunção cognitiva canina? É uma doença do sistema nervoso central, degenerativa, crônica e progressiva, que acomete os cães idosos. O principal sintoma é a alteração comportamental.
A doença não tem cura. O tratamento visa retardar a progressão e melhorar a qualidade de vida do cachorro. A disfunção cognitiva canina afeta a relação do tutor com o pet, por isso merece atenção especial.
As alterações são aleatórias e envolvem: padrão do sono (o animal troca o dia pela noite), latidos frequentes, como se estivesse pedindo algo, e comportamentos repetitivos, como cachorro lambendo chão, parede e pano.
Os cães podem começar a lamber tudo em busca de nutrientes, sendo um motivo comum de por que cachorro lambe tapete. As causas podem ser nutrição de baixa qualidade, verminoses e doenças inflamatórias intestinais.
Para prevenir esse problema, forneça alimentos Super Premium, faça a vermifugação periódica ou o exame de fezes rotineiro e, caso o pet apresente sintomas gastrointestinais, leve-o ao veterinário.
Animais com dor podem ter alterações comportamentais. Eles cavam o chão, lambem a parte do corpo que dói, andam de forma diferente e podem comer objetos que costumavam só brincar. Se observar o cachorro cheirando muito alguma parte do corpo, também pode ser dor.
Quando não possuem atividades diárias suficientes para o gasto energético e o equilíbrio mental, os cães também podem ter alterações comportamentais e lamber tapete ou carregá-lo de um lado para o outro.
O tédio também gera estresse nos cachorros. Assim, um cachorro entediado pode lamber-se compulsivamente, destruir objetos e comer coisas estranhas. Nesse caso, distrair o animal e dar mais atenção ajuda a combater o tédio.
Dependendo do material com o qual o tapete é confeccionado, pode ter um cheiro e textura atrativo para o pet, o que deixa o cachorro lambendo e cheirando o tapete simplesmente porque é gostoso.
O cheiro do tapete pode ser agradável para os tutores, mas não para o cachorro. Dessa forma, ele pode se esfregar, rolar e lamber o tapete para deixar o próprio odor no objeto.
Esse hábito não deve ser encorajado, pois as fibras do tapete eventualmente engolidas podem se agrupar e causar uma inflamação estomacal ou obstrução de um segmento do intestino.
Outra preocupação é com a alergia e as intoxicações. Produtos usados para a limpeza do tecido podem intoxicar os animais. Os ácaros presentes podem causar dermatite alérgica nos pets.
Dessa forma, se o cachorro lambendo parede ou tapete passar mal, o melhor é retirá-lo do ambiente ou realizar exercícios para ensinar o pet a não fazer mais isso. Por mais bonito que o tapete seja, a saúde do peludo vem em primeiro lugar!
A pergunta “por que cachorro lambe tapete?” já não é mais problema para você! Viu só quanta coisa está por trás de um comportamento do cão? Aproveite a dica e visite a loja da Petz para comprar um mimo para o peludo. Ele merece!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…