Por que cachorro lambe o chão? Entenda esse comportamento
Publicado em 12 de novembro de 2022Tempo de leitura: 5min
Você conhece pets mais curiosos que os cachorros? Eles estão sempre cheirando o que veem pela frente. Além disso, estão o tempo todo atrás do tutor para ver o que ele está fazendo. Porém, você sabe por que cachorro lambe o chão?
Na verdade, esse comportamento pode estar relacionado a mais de um fato, inclusive, tornando-se um problema caso o tutor não interfira. Hoje, vamos falar mais sobre isso. Assim, você saberá como agir nessa situação e entenderá por que cachorro lambe o chão.
Entenda por que cachorro lambe o chão
Por que cachorro lambe o chão? Possivelmente, você já deve ter visto seu cachorro lambendo o chão às vezes. Esse comportamento pode ter diversos motivos. Entre os mais comuns, está o fato do cachorro sentir o cheiro de algo que o atraia.
Desde que isso aconteça ocasionalmente e em casa, não existe motivo para preocupação. Ainda assim, muitas vezes, é possível limpar a casa com produtos que podem ser tóxicos se inalados ou ingeridos pelo animal.
Se ele tiver esse comportamento na rua, pode se infectar com parasitas. Portanto, é preciso ter atenção. O melhor é evitar que seu cachorro lamba o chão. Veja outras razões que podem levar seu cão a lamber o chão, em seguida.
O que fazer se o cachorro lambe o chão compulsivamente?
Se o seu cachorro estiver lambendo o chão excessivamente, pode ser sinal de problema. Nesse caso, o médico-veterinário deve ser consultado. Ele vai pedir alguns exames à procura de doenças que podem desencadear o hábito.
Problema gastrointestinal
Uma das doenças da lambedura excessiva e compulsiva dos cães pode ser desencadeada devido a alguns problemas de saúde, como:
- inflamação do pâncreas;
- distúrbios intestinais, como gases ou intestino preso;
- digestão lenta;
- úlcera;
- tumores na região da boca;
- giardíase.
É possível entender por que cachorro lambe o chão, mas em excesso, um médico-veterinário deve ser consultado, pois pode ser um problema de saúde. Isso também vale caso você esteja se perguntando “por que meu cachorro se lambe tanto?”. Esse pode ser um comportamento compulsivo e que merece atenção.
Problemas neurológicos
Alguns problemas neurológicos também podem causar o excesso de lambedura dos cachorros. Nesse caso, outras mudanças de comportamento podem acontecer.
Cachorros idosos podem começar a lamber o chão simplesmente pelo envelhecimento, pois, assim como acontece com algumas pessoas, os cachorros também desenvolvem demência.
Outras questões mais sérias, como tumores cerebrais, também podem causar mudanças ou comportamentos diferentes. Se a lambedura excessiva estiver relacionada a um desses motivos, somente o médico-veterinário pode diagnosticar o problema.
Transtorno compulsivo
Algo que explica por que cachorro lambe o chão é o transtorno compulsivo, principalmente se outros problemas foram descartados. No entanto, o animal também pode demonstrar outros sintomas. O porquê os cachorros lambem as patas excessivamente é um exemplo.
Geralmente, um cachorro com comportamentos compulsivos é muito ansioso e precisa de maiores cuidados. O ideal é levá-lo ao médico veterinário. Inclusive, não adianta punir o pet. É preciso muita paciência para ajudá-lo nos momentos de crise. Veja como você pode ajudar seu cachorro, em seguida.
Dicas para cachorros ansiosos e compulsivos
Alguns cachorros são mais ansiosos que outros. Geralmente, esse fato está ligado a situações bem comuns em casa: você passeia com seu cachorro? Sua casa tem brinquedos para ele se distrair? Você dá atenção a ele?
Esses fatores contribuem para o cachorro ficar ansioso. Entre os sintomas de ansiedade, o cachorro pode lamber o chão. Outros sintomas são: lambedura das patas, da parede e dos móveis, sempre em excesso. Então, como amenizar a ansiedade do cachorro?
Estabeleça uma rotina
Ao adotar um pet filhote, siga uma rotina até a fase adulta. Isso porque ele precisa entender que você vai sair de casa em algum momento do dia. Uma das maiores dificuldades dos tutores é que alguns cães choram com a ausência.
No começo, é normal, mas você pode trabalhar isso desde cedo. Experimente oferecer a ele uma distração enquanto estiver fora e deixar diversos brinquedos espalhados pela casa. O enriquecimento ambiental é uma solução propícia que os tutores encontram para baixar a ansiedade dos cachorros.
Passeios diários
Os passeios diários também são importantes para eles. Ao criar uma rotina, ele vai esperar e gastar a energia que o está incomodando. Vale ensinar alguns truques básicos.
Esses truques são ótimos, pois requerem a atenção do pet enquanto vocês têm um momento juntos. Não esqueça de brincar com seu cachorro todos os dias: jogue uma bolinha, brinque de cabo de força ou qualquer outra atividade para ajudá-lo a superar a ansiedade.
No entanto, se você encontrar o cachorro lambendo o chão e ansioso ainda assim, leve-o a uma consulta com um especialista. É preciso eliminar as doenças que mencionamos acima.
Agora que você sabe por que cachorro lambe o chão, que tal conferir outros conteúdos que o blog da Petz preparou sobre o comportamento do peludo? Fique por dentro de nossas dicas para entender melhor o seu amigo de quatro patas!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário