Por que cachorro dorme em cima do chinelo? Confira!

Os cães são muito leais, companheiros e fofos! Alguns comportamentos deles os fazem ainda mais queridos e amados. Desse modo, como explicar por que cachorro dorme em cima do chinelo do tutor? Isso significa saudades ou é só um hábito?

Não é incomum ver o cãozinho pegar algo que pertence ao tutor e ficar com o item por perto, sem destruí-lo. Então, por que cachorro gosta de dormir no chinelo? Vamos entender esse comportamento!

Comportamento social

Os cachorros são animais muito sociais. Instintivamente, eles ficam onde o grupo social (os familiares humanos) está. Assim, quando a pessoa com a qual um cão é mais apegado não está fisicamente, ele vai procurar onde o cheiro do familiar está e ficar por perto do objeto.

Exemplos desse comportamento

Por que o cachorro deita no lugar do dono? Isso ocorre quando o tutor sai da cama para ir trabalhar, por exemplo. Imediatamente, o cão sobe no móvel e ocupa o lugar do familiar. Muitas vezes, ele até deita a cabeça no travesseiro. Além de ser uma superfície macia, é onde a pele do tutor fica em contato direto.

Esse contato deixa um cheiro mais forte. Então, é ali que o pet sente mais a presença do familiar. Um amor, não é? Esse é um dos motivos que explicam por que cachorro dorme em cima do chinelo! Ele busca o cheiro do tutor!

Estou com saudades!

Os amigos de quatro patas que não convivem com outros pets sentem mais saudades do tutor que aqueles que têm irmãos animais ou humanos. Se o cachorro for filho único e sentir falta do tutor, ele pode pegar um objeto que possua o cheiro do familiar e deitar sobre o item.

Caso o item não seja o ideal, como uma blusa que você goste muito, é possível trocar por outra coisa. Basta usar o objeto que deseja deixar com o pet e colocar ao alcance dele antes de sair de casa. O cão não se importa com o tipo de artigo, apenas com o cheiro.

Eu quero sua atenção!

Quem nunca precisou correr atrás do cachorro porque ele pegou algo e fugiu em disparada? Também é comum que ele deite sobre algo e recuse se levantar. Às vezes, ele faz isso só para chamar a atenção do tutor. Assim, esse é mais um motivo que explica por que cachorro dorme em cima do chinelo.

É comum estar atarefado em casa, sem conseguir dar a devida atenção ao peludo. Então, ele dá um jeito para isso acontecer! O cachorro aprende que, quando pega algo seu, consegue alguma interação.

Se você considera esse comportamento inadequado, não corra atrás do pet. Espere que ele retorne. Quando ele perder o interesse pelo objeto, aí sim é que você pode recolher. Agora, se quiser entrar na brincadeira, aproveite esse momento e divirta-se com o peludo!

Depressão canina

Os cães já foram considerados seres sencientes, com emoções. Por isso, eles são suscetíveis a desenvolverem problemas psicológicos, assim como os seres humanos. A perda ou a ausência prolongada de um familiar, seja humano, seja animal, pode gerar o quadro depressivo no pet.

Os sintomas são variados, mas envolvem principalmente mudanças no comportamento: o cão que era alegre e brincalhão passa a ser mais quieto, sem interagir com as pessoas e os outros animais. É possível encontrar o cachorro deitado e isolado do grupo a maior parte do tempo.

Nesses casos, é comum notar o cachorro dormindo nos lugares onde o tutor que está ausente costumava ficar ou pegando um objeto ou um brinquedo que costumava usar na interação com esse familiar.

Se esse for o caso do cãozinho, é preciso que ele receba ajuda. Assim como nos humanos, os quadros depressivos merecem muita atenção para não se tornarem um problema crônico, de tratamento mais difícil.

Como evitar a depressão no cachorro

A perda de um familiar exige um período de luto para a recuperação de todos da família. Isso não é diferente com os animais. Ajudá-los nessa fase evita que a depressão seja profunda e garante que o retorno à “normalidade” aconteça mais facilmente.

Mantenha a rotina do pet. Isso é muito importante, pois dá segurança ao animal. Agora, mesmo que as tarefas sejam feitas por outra pessoa, continuar com os hábitos antigos mostra ao cão que quase nada mudou e que está tudo bem.

Dar mais atenção a ele também é benéfico, pois “ocupa” um espaço que seria do familiar ausente. Tire um tempo para brincar, fazer carinho, passear por lugares novos e conversar bastante com o cãozinho, dizendo que vai ficar tudo bem. A capacidade de empatia do pet é grande. Por isso, o diálogo ajuda muito.

Por que cachorro dorme em cima do chinelo nesse caso? É um misto de saudade com necessidade de atenção. Por isso, não ignore esse sintoma. Se você achar que está difícil ajudar o cãozinho, procure ajuda veterinária, pois medicamentos podem ser prescritos para a depressão canina.

Os profissionais das clínicas veterinárias das lojas da Petz são treinados para ajudar os tutores a entender por que cachorro dorme em cima do chinelo e como isso pode ser um sintoma de depressão. Agende uma consulta e venha nos conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

11 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

15 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago