Comportamento

Compreenda por que cachorro come vômito!

Se você nunca viu, um dia irá ver seu pequeno e fofo cãozinho comendo o próprio vômito! O que para nós é bem nojento, para eles é algo comum. Mas por que cachorro come vômito?

É natural para os cachorros comerem o vômito. A explicação para por que cachorro come vômito é porque a mãe regurgita o que acabou de comer para alimentar seus filhotes, em um processo de desmame dos bebês.

Sendo um ato que a própria mãe os ensinou, eles acabam repetindo ao longo de suas vidas. Apesar de o ato em si ser normal e natural, o vômito não é e merece atenção do tutor.

Motivos que fazem o cachorro vomitar

As causas de vômitos em cães são diversas. Eles podem ser provocados por uma série de doenças, mudanças na dieta ou pela forma como o pet se alimenta. Conheça as causas mais comuns a seguir.

Doenças

As doenças são as causas mais comuns de cachorro vomitando. Como são em número muito grande e, em teoria, qualquer doença pode fazer o cão passar mal e acabar vomitando, falaremos da gastrite.

Gastrite

A gastrite é a inflamação da mucosa do estômago. Os sintomas mais comuns são os vômitos com ou sem sangue, náuseas, salivação, falta de apetite, emagrecimento e dor na região do estômago.

A gastrite medicamentosa por presença de corpos estranhos, verminoses, decorrente de doenças nos rins e fígado, intoxicações ou pela ingestão de mato ou capim pode ocasionar vômitos.

O tratamento da gastrite começa com a identificação da causa. Sem a correta terapêutica, os vômitos não cessarão. Além disso, o uso de antieméticos e protetores gástricos é benéfico para diminuir o mal-estar do peludo.

Comer muito rápido

Os cães que comem muito rápido podem apresentar vômitos, uma vez que, ao comerem dessa forma, acabam engolindo muito ar (aerofagia) junto ao alimento. Esse ar dilata o estômago além de suas possibilidades, o que resulta no retorno do seu conteúdo para o meio externo.

A correção para esse mau hábito alimentar pode ser feita com o uso de comedouros lentos. Estes contêm labirintos em seu interior que obrigam o cachorro a comer mais devagar.

Outra forma de ajudar o cachorro vomitando ração é fracionar a quantidade de ração a ser fornecida por refeição. Coloque apenas um quarto e aguarde por volta de cinco a dez minutos antes do próximo quarto, e assim por diante.

É preciso que esse cachorro coma mais vezes ao dia. Alimentá-lo somente uma ou duas vezes ao dia faz com que ele se sinta ansioso para a próxima refeição e, como consequência, ele come muito rápido, vomita e come de novo. Esse motivo é um dos que explica por que cachorro come vômito.

Mudança brusca na dieta

A mudança brusca no alimento fornecido ao pet também pode provocar vômitos. Para evitar isso, a recomendação é que a mudança seja gradual, em período de sete a dez dias.

A mudança gradual também é válida quando o tutor muda a ração do filhote para uma ração para cães adultos. Mesmo sendo da mesma marca e sabor, se a mudança for brusca, pode causar vômitos.

Os tipos de vômitos do cachorro

Além do aspecto do vômito, é preciso também ficar atento à frequência e como ele ocorre. Com esses dados, é possível, em alguns casos, ter uma boa ideia da causa do vômito.

Vômitos amarelados

O vômito amarelado contém uma boa quantidade de bile. Pode indicar um período de jejum prolongado e é bastante comum pela manhã, especialmente nos cães de pequeno porte, que ficam mais de dez horas sem se alimentar. É uma explicação comum de por que cachorro come vômito.

O cachorro vomitando amarelo também pode ser resultado de uma alteração no fígado. Também acontece quando o animal já vomitou todo o conteúdo do estômago e o que começa a sair é o conteúdo do duodeno, onde a bile se deposita ao sair da vesícula biliar.

Vômitos com espuma branca

O cachorro vomitando espuma branca pode acontecer quando o cachorro fica muito agitado, como resultado de uma grande excitação. Também acontece na gastrite, na verminose e na ausência de conteúdo estomacal.

Vômitos com sangue vivo ou digerido

O cachorro vomitando sangue é bastante preocupante e pode indicar uma úlcera gástrica, que é uma gastrite que evoluiu de forma desfavorável e machucou muito a mucosa do estômago. Também pode ocorrer devido a uma doença renal grave.

Pode ser também causada por hemorragias, intoxicações ou pela doença do carrapato. Os vômitos podem conter sangue vivo (vermelho) ou sangue digerido (marrom). Não importa a cor, o peludo deve ser levado para uma consulta com o veterinário.

Vômitos após a ingestão de água

Esse tipo de vômito também é preocupante, pois leva o animal a ficar desidratado muito rapidamente. Não adianta forçar a ingestão de mais água para evitar a desidratação, pois estimula o vômito. Leve o peludo ao veterinário.

Preocupado com o peludo e com por que cachorro come vômito? Então, não perca tempo! Agende uma consulta com nossos veterinários em uma loja da Petz pertinho de você e melhore a qualidade de vida do seu amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

13 minutos ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago