Por que cachorro come fezes de gato? Quem tem cachorro e gato em casa sabe que alguns comportamentos podem causar estranheza, um deles é justamente quando o peludo come as fezes do bichano.
Especialistas indicam que existem motivos por que cachorro come fezes, seja as próprias, seja as do gato. Inclusive, o nome desse comportamento é coprofagia canina. Hoje, vamos falar mais sobre esse assunto para ajudar nossos leitores.
Se considerarmos que a ração do gato tem uma quantidade maior de proteínas e isso agrada ao paladar dos cachorros, sim, esse comportamento se torna normal.
Além de por que cachorro come fezes de gato, a questão é se a cropofagia canina pode causar algum problema ao peludo. Também podem existir outras questões por trás disso.
Um cachorro que come fezes de gato pode indicar a falta de nutrientes. Nesse caso, o ideal é levá-lo a uma consulta com o médico-veterinário. Outra possibilidade é chamar sua atenção. Porém, o maior problema é mesmo o instinto. As fezes dos gatos são muito palatáveis para os cães.
Sim, embora seja possível entender por que cachorro come fezes de gato, ele pode adoecer com o comportamento coprófago. Afinal, as fezes podem conter bactérias e parasitas que levam o cão a desenvolver alguma doença.
No entanto, a maior dúvida relatada por muitos tutores é como fazer o cachorro parar com a coprofagia. A seguir, vamos falar sobre algumas dicas eficazes para ajudar.
Como esse comportamento pode ocasionar doenças e transtorno gastrointestinal, o ideal é que seu cachorro pare de comer as fezes do gato. O principal objetivo é fazer o cão e gato conviverem sem comportamentos que prejudiquem a saúde deles.
Na maioria das vezes, o gato defeca na caixa de areia, então o mais importante é mantê-la limpa. Quando perceber que o felino usou a caixa de areia, basta retirar as fezes antes do cachorro.
Entendendo por que cachorro come fezes de gato, é importante manter o peludo longe da caixa de areia do bichano. Uma opção é colocar a caixa de areia em cima de um móvel mais alto, onde o cachorro não pode alcançar.
Os gatos têm bastante facilidade em se acostumar com as caixas de areia fechadas e as versões com porta. Dessa forma, o cão não terá acesso a ela. Também coloque em um ambiente da casa onde o gato consiga entrar e o cão não.
Existem alguns brinquedos interativos para pets e, se o problema for ansiedade, essa é uma das melhores maneiras de resolvê-lo.
Com essas dicas, você vai perceber que, pouco a pouco, o cachorro perde o interesse por comer as fezes do gato. Os mesmos procedimentos podem ser realizados quando ele se interessa pelas próprias fezes. No entanto, o ideal é que ambos os pets passem por consultas e exames periódicos com o médico-veterinário.
Agora que você sabe por que cachorro come fezes de gato, atente-se ao comportamento dos seus pets. Para saber mais como manter cães e gatos juntos, sem problemas, confira outros conteúdos aqui do blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…