Cachorros

Entenda por que cachorro cheira as fezes alheias!

Publicado em 11 de abril de 2023

Tempo de leitura: 5min

Pode parecer estranho e até constrangedor, mas os cães adoram sentir uns cheiros que são nojentos para nós! Como é algo com que precisamos nos acostumar, só nos resta entender por que cachorro cheira as fezes de outros animais.

Cachorro com pelos claros deitado na grama do quintal.

O mundo dos cães gira em torno do olfato. Desta forma, cheirar tudo e todos é uma forma de ele conhecer o mundo e obter informações sobre coisas que estão além do alcance dele. Então, por que cachorro cheira as fezes? Porque elas carregam dados sobre o “autor” delas.

As glândulas adanais

Talvez o tutor já tenha ouvido falar sobre as glândulas adanais ou anais. Elas são duas pequenas bolsas que ficam lateral e internamente ao ânus. Elas não são realmente glândulas, mas sim sacos que acumulam um líquido bastante malcheiroso (para nós!).

A função primordial desse líquido é lubrificar as fezes no momento que saírem. Ao fazer força para defecar, o cachorro “espreme” esses sacos, que liberam o fluido lubrificante.

Ele tem cor acastanhada, e nós só sentimos o odor característico quando o cão o libera em situações de medo ou estresse, algo semelhante ao que o gambá faz para se livrar de possíveis predadores. Alguns tutores relatam o cheiro como próximo de “peixe podre”.

No entanto, em condições normais, o odor exalado é sutil e somente os cães o reconhecem. Com isso, eles identificam a idade, o sexo e as condições de saúde do animal que defecou e exalou o odor. Essa é a explicação de por que cachorro cheira as fezes.

Comunicação pelo odor das fezes

Cheirar o cocô é uma das formas de comunicação dos Cães. Fêmeas no cio deixam um cheiro característico que os machos percebem e, então, sentem-se atraídos por elas, buscando-as para cruzarem.

As fezes de cachorro também indicam se quem as fez é o “eu passei por aqui”. Desta forma, cães da vizinhança já vão saber quem já passou por lá naquele dia.

Esfregar-se nas fezes

O que fazer se o cão, além de cheirar as fezes, deitar e rolar sobre elas? Esse comportamento canino pode parecer absurdo para nós, mas faz bastante sentido para eles e remonta à vida selvagem.

Outros canídeos, como raposas e lobos, também fazem isso, em fezes “superiores”, ou seja, vindas de animais mais fortes e maiores. Desta forma, eles se “disfarçam” desses animais, é uma estratégia de sobrevivência.

Sendo assim, da próxima vez que se perguntar por que cachorro cheira as fezes, lembre-se de que é um comportamento normal e não o repreenda. Porém, se ele fizer uma tentativa de comê-las, aí é outra história!

Cachorro filhote sentado na escada de madeira.

Coprofagia

A coprofagia é o ato de comer fezes, seja a própria ou seja de outros animais. Ela pode ser o sintoma de uma doença ou uma alteração no comportamento ou até um comportamento natural. De uma forma ou de outra, se aquelas fezes estiverem contaminadas, ela predispõe o pet a verminoses e outros parasitas intestinais.

A nutrição inadequada pode ser uma das causas da coprofagia. Com a falta de nutrientes da dieta, o peludo pode buscar outras fontes e passar a comer as próprias fezes ou a de seus irmãos de quatro patas. Ou o contrário também! Comer demais deixam as fezes mais palatáveis e tem uma chance grande do seu cachorro comer.

Outra causa bastante comum é comportamental. Cães que foram punidos por comerem as fezes desde pequeno tem uma maior chance de desenvolver o comportamento.

Alguns cães comem o cocô para chamar a atenção dos tutores, pois aprendem que, quando fazem isso, o tutor dá uma bronca ou sai correndo atrás para tirar as fezes da boca.

Por fim, existem cães que gostam do cheiro, do sabor e da textura das fezes, e as come com gosto, eca! Há estudos que evidenciam que algumas raças são mais propensas que outras nesse sentido.

Como parar a coprofagia?

É possível usar medicamentos que amargam o gosto e mudam o cheiro das fezes enquanto realiza o adestramento comportamental do peludo com a ajuda de um profissional especialista no assunto.

Algumas boas práticas também podem ser feitas paralelamente ao treinamento: forneça um alimento de boa qualidade, para uma melhor absorção de nutrientes, e recolha as fezes do animal logo após a defecação, mas nunca na frente dela e nem disputando as fezes com ele.

Deixe sempre o comedouro e o bebedouro longe do banheiro do peludo, para evitar a confusão na cabecinha dele. Também jamais realize punições, isso mais traumatiza que ensina.

Como tirar o cheiro de cocô?

Uma boa forma de evitar a coprofagia e as fezes nos locais inadequados é limpar bem o local onde o pet defecou, para que o cheiro saia. Então, como eliminar cheiro de fezes de cachorro?

Existem vários desinfetantes e limpadores enzimáticos que propiciam a limpeza adequada do ambiente, assim como misturas caseiras que servem para esse fim. De uma forma ou de outra, antes, é preciso recolher as fezes e retirar o máximo possível delas do chão.

Assim, o desinfetante ou a mistura caseira vai agir corretamente. Ambos devem ficar sobre o local por cerca de cinco minutos e, depois, serem bem enxaguados para evitar irritação da pele do peludo.

Cachorro com expressão sorridente no quintal.

Precisa de ajuda com esse ou outros hábitos do peludo? Com certeza, a Petz pode ajudar. Agende uma consulta com nossos veterinários e surpreenda-se!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog