O Pastor Alemão certamente é uma das raças mais conhecidas no mundo pet! Mas, apesar de sua popularidade, ainda há muitas dúvidas sobre a raça. Será que Pastor alemão é bravo?
Conhecer a personalidade dos peludos é importante na hora de receber um novo amigo! Se você quer descobrir se Pastor alemão é bravo, confira o texto abaixo. Consultamos uma especialista e desvendamos mitos e verdades sobre esse cão tão popular!
Para começar, vamos ao mito mais comum: Pastor alemão é bravo. A Dra. Katia de Martino, médica-veterinária comportamental da Petz, explica que a história não é bem essa. A fama, provavelmente, tem a ver com o cachorro Pastor alemão ser muito utilizado como cão policial ou de guarda.
“Porém, não é uma raça brava quando bem sociabilizada”, explica. Ou seja, tudo depende dos estímulos que o pet recebe durante seu desenvolvimento! Assim, podemos dizer que não, o temperamento do Pastor alemão não é bravo. Na verdade, muitos tutores se surpreendem com a personalidade amável e carinhosa dessa raça!
Com cara de bravo e postura altiva, o Pastor alemão pode meter medo em alguém desavisado! Porém, não deixe se enganar pelas aparências. Esse cão é muito amoroso e brincalhão, sendo até mesmo uma boa companhia para crianças. Tudo vai depender da maneira como o peludo é criado.
A Dra. Katia destaca algumas características do Pastor alemão que o tornam um ótimo cão de guarda: “É uma raça muito inteligente, fiel e balanceada. Além disso, é extremamente adestrável”.
Nesse sentido, quando o Pastor alemão recebe os estímulos corretos, se torna um pet fiel e protetor. Mas, ao mesmo tempo, nos momentos de descontração, é extremamente amigável e divertido! Para isso, basta colocar em prática boas práticas de tutoria. Confira abaixo.
Se você está pensando em ter um pet de raça, mas está com medo pela fama de que o Pastor alemão é bravo, não se preocupe! Com algumas práticas, seu peludo pode ser brincalhão e divertido sem perder a característica protetora.
A Dra. Katia explica que a chave para um comportamento mais amigável está na convivência: “Todos os cães devem ser socializados desde a infância com diferentes pessoas, pets, sons e objetos, para que no futuro não tenhamos problemas comportamentais como medo, insegurança e reatividade”, afirma.
Além disso, a especialista lembra que cachorros da raça Pastor alemão são muito ativos e precisam de exercícios frequentes. Assim, são necessários passeios diários, além de brinquedos e acessórios que estimulem o peludo.
“Quando há estímulo ambiental, com atividades que supram a necessidade do cão, ele se torna um pet equilibrado”, finaliza a especialista.
Se você está se perguntando se Pastor alemão é bravo porque pensa em ter um cão de guarda, esse pode ser o pet ideal para a sua família! As características dessa raça a tornam ideal para o posto de protetor.
Se esse for o seu caso, é importante consultar um adestrador profissional. Esse especialista poderá treinar o peludo para receber comandos sem perder o perfil fiel e carinhoso. Adestrar sem acompanhamento profissional pode ter resultados desastrosos!
Muitas vezes, o pet fica desconfiado e arredio e, com isso, os acidentes são frequentes. Por isso, se você busca um Pastor alemão bravo, mas ao mesmo tempo fiel e atencioso, consulte um adestrador!
Com tantas informações, fica fácil perceber que, na verdade, Pastor alemão não é bravo, não é mesmo? Lembre-se que, antes de tudo, os pets são seres complexos e repletos de sentimentos. Os cãezinhos de uma mesma raça muitas vezes possuem características em comum.
Entretanto, o jeito de cuidar, o estímulo ambiental e o tratamento carinhoso irão tornar seu filho de quatro patas especial! E, se estiver buscando acessórios para cães, conte com a Petz! Em nossas lojas você encontra tudo que seu melhor amigo precisa. Venha nos fazer uma visita!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…