Marcar território durante passeios, cavar a cama antes de dormir e longos uivos compõem uma série de comportamentos curiosos dos nossos amigos de quatro patas. Além desses, você sabe quais são os outros hábitos do cachorro?
É importante lembrar que não existe uma única explicação para os comportamentos dos cãezinhos, por isso, aquelas que são baseadas nos hábitos deles no cotidiano podem ser mais fundamentadas. Pensando nisso, preparamos este artigo para indicar quais são os hábitos do cachorro.
Conviver com esses bichinhos é motivo de alegria, mas também nos faz questionar de onde essas manias podem surgir e o que elas podem significar. Portanto, alguns estudos indicam que a grande maioria desses hábitos vem de seus antecedentes, os lobos.
Alguns desses hábitos do cachorro são notáveis quando comparados aos lobos, porém, a domesticação desses animais com o passar dos anos mudou radicalmente o modo de viver e a forma como os cães lidam com algumas situações. Com isso, ocasionam também o surgimento de outros comportamentos.
Uma das manias mais curiosas de um cachorro no momento de dormir é o hábito de cavar a caminha. Com as patas, os cãezinhos fazem movimentos como se estivessem procurando algo. Alguns especialistas apontam que a mania não está relacionada ao conforto da cama, mas que se trata de um instinto herdado diretamente dos lobos.
Isso ocorre porque, na natureza, o grupo de mamíferos dos canídeos dependiam desse amaciamento da grama e alguns outros tipos de superfícies com o objetivo de se esconderem e se refrescarem, pois retiravam a parte mais quente do solo ao cavar.
Entretanto, os cachorros também são conhecidos por enterrarem diversos objetos. Esse é um dos hábitos do cachorro que pode demonstrar que eles gostam de deixar as coisas seguras. Além disso, eles também cavam ao sentirem algum cheiro ou observarem algum movimento na terra.
Alguns especialistas acreditam que uma das maneiras que os cãezinhos possuem de demarcar o território é arranhando o local com as patas, assim como fazem para cavar a caminha. Isso porque, ao arranhar, os coxins (a parte mais macia das patas) liberam um cheiro próprio na superfície.
Outro hábito muito comum nos comportamentos de cachorro é o de marcar território, que geralmente acontece quando o cãozinho sai para passear e faz algumas paradas para urinar em locais específicos durante o trajeto.
Vale lembrar que é importante saber diferenciar a urina comum da urina de marcação de território. A urina comum normalmente apresenta maior volume e um odor mais leve, enquanto a urina de marcação de território possui menor quantidade e forte odor.
A marcação de território de forma frequente por meio da urina também pode indicar sinais de estresse no pet. Por isso, é importante identificar a origem do problema e, se possível, levar o cãozinho ao veterinário ou especialista para identificar o que está causando esse tipo de comportamento.
Como citado anteriormente, a domesticação dos lobos resultou no surgimento de novos hábitos do cachorro com o passar do tempo. Como exemplo disso, os cachorros começaram a apresentar alguns sinais de ansiedade.
Esse comportamento surgiu devido à falta de estímulos e ao isolamento que podem sofrer ao longo do dia, fazendo com que os cãezinhos apresentem sinais de estresse. Diversos fatores podem contribuir para o estresse dos cachorros, mas alguns sinais podem ser facilmente identificados.
Manias como coceira excessiva sem causa externa, lambedura das patas e até mesmo cavar a caminha repetidamente podem ser alguns dos sinais de estresse. Se o cãozinho arranha a cama, mas não chega a usá-la, é provável que a ansiedade esteja por trás disso.
O isolamento dos cães pode ser outro fator negativo para o comportamento pet. Muitos cachorros, em especial aqueles que possuem forte ligação com os tutores, apresentam a chamada “ansiedade de separação”. Ao se ver longe do tutor, o cãozinho começa a apresentar sinais de solidão e fragilidade.
Você já se perguntou por que cachorros uivam? A mania dos cãezinhos de emitirem sons ao ouvirem outros cães latir está fortemente ligada aos hábitos herdados dos ancestrais para se comunicarem. Porém, os uivos em excesso também podem indicar sinais de ansiedade de separação.
Os uivos são característicos de lobos e fazem parte do comportamento natural dos cães. Alguns especialistas acreditam que o som emitido por eles faz parte de uma comunicação entre si, sendo a principal forma de linguagem dos cães.
Como são mais poderosos que os latidos, os uivos durante a noite podem significar que os cãezinhos estão tentando encontrar uma forma de se comunicar com cachorros vizinhos. Como durante o período não são feitos muitos barulhos, os bichinhos conseguem se ouvir com mais facilidade.
Como você viu, muitos comportamentos dos cães podem ser divertidos, e outros, um tanto curiosos. Por isso, agora que você conheceu e sabe identificar os principais hábitos do cachorro, que tal conferir os outros conteúdos da Petz? Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…