Os gatos são animais com muita personalidade. Na internet, por exemplo, os bichanos são famosos por serem independentes e conduzirem o relacionamento com os tutores. Entretanto, o que são gatos dominantes?
Muitos não sabem que existem diversos perfis de personalidade entre os felinos. Alguns gatos podem ser mais submissos e companheiros, por exemplo, outros mais sociáveis e dóceis, enquanto alguns apresentam comportamento mais dominante.
Identificar um pouco mais dessas personalidades e comportamentos pode te ajudar a conviver melhor com seu companheiro peludo. Por isso, trouxemos algumas dicas e informações sobre gatos dominantes neste artigo. Continue lendo!
Por muito tempo, associou-se o comportamento dominante a um sinal de agressividade em gatos. Porém, esse pensamento não é correto. A hierarquia de dominância é a forma natural dos gatos se organizarem em um grupo.
Embora isso possa resultar em um comportamento agressivo dos gatos dominantes em certas ocasiões, não significa que exista algum problema com os outros animais desse ambiente.
É claro que, se dois ou mais gatos costumam brigar muito em um mesmo ambiente, pode significar que algo está errado com o emocional ou que uma alteração física pode estar atrapalhando a convivência.
Déficit de convívio social também pode levar os felinos a buscarem por brigas fora do meio social. Isso se torna um problema grave para os tutores que precisam cuidar e vigiar os bichanos para livrá-los de perigos. Porém, nada disso está relacionado ao fator de domínio ou ao gato alfa.
Muitas pessoas podem imaginar que a personalidade e a autonomia dos gatos representam um desejo de dominação entre eles e os tutores. Isso também não configura dominância, já que ela está relacionada ao comportamento entre espécies.
A “hierarquia de dominância” se refere a uma forma de organização social de felinos em um ambiente compartilhado. Esse fenômeno acontece com objetivo de evitar conflitos por recursos no grupo, mantendo estabilidade de convívio.
Para identificar a hierarquia entre os felinos, você precisa observar os comportamentos em grupos, em diferentes contextos. O comportamento dos gatos relacionados à dominância pode ser demonstrado em situações em que há um recurso ou um bem em disputa.
Por exemplo, um novo local de descanso pode ser disputado pelos felinos. O que tiver o maior status demonstra alguns comportamentos:
Se os outros felinos entenderem os sinais e mantiverem o respeito diante do status de dominância, não haverá conflitos. Caso contrário, os gatos dominantes podem arranhar ou morder uns aos outros como forma de disputa. Porém, esse resultado não costuma ser frequente.
O ideal é não tentar punir os comportamentos de um gato dominante, especialmente porque isso faz parte da comunicação natural com outros felinos. Repreendê-lo por esse tipo de comportamento felino pode causar frustração e estresse, o que apenas piora todo o comportamento.
Porém, você pode optar por tentar reduzir ameaças e brigas entre os gatos, modificando o ambiente e adaptando-o para todas as necessidades dos felinos serem atendidas. Assim, não vão existir incentivos no ambiente para eles brigarem ou se desafiarem.
Uma modificação que você pode fazer na rotina dos seus gatos é fornecer caixas de areias. Idealmente, disponibilize um item a mais que a quantidade de felinos (para dois gatos, três caixas, e assim sucessivamente).
Além disso, você pode alimentá-los em tigelas e ambientes afastados, possibilitando locais em que eles possam descansar sem serem incomodados. O ideal costuma ser nichos e prateleiras altas, onde eles podem monitorar os entornos e se sentirem seguros.
É sempre importante realizar uma boa apresentação entre os novos felinos e os gatos residentes antes de deixá-los conviver livremente. Possivelmente, será necessário um período de adaptação entre eles para criarem um grupo de convívio estável.
Um passo a passo indicado é iniciar com a troca de cheiros/objetos, seguida da apresentação visual e, por último, o convívio direto. Dê tempo para eles se acostumarem mutuamente. Monitore as relações para garantir que tudo esteja ocorrendo de forma saudável.
Mais uma vez, vale comentar que um felino pode apresentar diferentes personalidades, podendo ser mais sociável ou até um gato agressivo. Alguns felinos apresentam comportamentos neuróticos, sinais de ansiedade, timidez e medo.
Outros podem ter personalidades impulsivas, dando saltos ansiosos e tendo excesso de energia o tempo todo. Também há gatos mais extrovertidos, que gostam de explorar os ambientes e dar escapadinhas pelas ruas para procurar outros felinos.
Por isso, você precisa conhecer os hábitos do seu felino, percebendo situações que possam gerar estresse para ele ou acentuar comportamentos indesejáveis. O adestramento pode ser uma boa solução para viver melhor com seu pet, além de favorecer uma relação mais saudável entre seus gatos.
Em caso de dúvidas, você também pode contar com um veterinário, que dará boas dicas de socialização com gatos dominantes! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, continue acompanhando o blog da Petz para encontrar diversos conteúdos sobre os peludos e outros temas importantes.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…