Comportamento

Gato rosna? Saiba interpretar os sinais do seu pet!

Além de fofos e divertidos, os bichanos são um tanto quanto misteriosos. Por conta da sua personalidade, às vezes, pode ser um pouco difícil compreendê-los. Sendo assim, certos comportamentos podem ser interpretados de maneira equivocada. Será, por exemplo, que gato rosna quando está incomodado com algo?

 

O rosnado é um comportamento bem conhecido por tutores de cães. Entretanto, será que os felinos também utilizam esse método para indicar que algo está errado? Se sim, por que gato rosna? Quais sinais indicam que um bigodudo está insatisfeito? Descubra as respostas para essas perguntas a seguir!

Afinal, gato rosna?

Vamos direto ao ponto: sim, gato rosna! O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que essa é uma das muitas formas de comunicação dos bichanos. Alguns fatores podem deixar o peludo contrariado e, nesses casos, essa é uma reação comum.

O som do rosnado de gatos, entretanto, é um pouco diferente do barulho feito pelos cachorros. Os bigodudos costumam fazer um som grave e rouco, mas o tom pode variar de acordo com as características do pet. 

Além do rosnado, o gato pode apresentar outros sinais quando está incomodado, como posição corporal e movimentos de cauda. Sendo assim, atente-se a todos os indicativos para saber se o seu peludo está passando por maus bocados. 

Por que gato rosna?

Certo, já sabemos que gato rosna. Mas o que faz com que ele tenha essa reação? Para responder a essa pergunta, precisamos levar em consideração algumas características dos felinos. Conforme explica o Dr. Bruno, os bichanos ainda carregam muito da personalidade de seus antepassados selvagens. 

Um exemplo clássico é a forte noção de territorialismo dos gatos. Quem tem um desses peludos em casa sabe bem que os bichinhos gostam de ser os “donos do pedaço”. 

Para os pets, seu lar é seu domínio, e qualquer elemento estranho pode ser visto como uma ameaça. Neste sentido, podemos mencionar três principais motivos para nos depararmos com um gato rosnando.

1. Medo

Conforme explicou o Dr. Bruno, os bichanos seguem a lei da selva. Assim, estão sempre alertas para possíveis ataques de predadores. Por isso, nossos amigos precisam estar em um ambiente confortável e seguro. 

Elementos estranhos podem soar como uma ameaça para o bichano. Como consequência disso, podemos ter um gato rosnando para o dono ou para outros animais, por exemplo. As situações abaixo frequentemente deixam o peludo assustado: 

  • Mudanças de casa;
  • Chegada de um novo pet;
  • Lugares movimentados;
  • Barulhos altos e inesperados;
  • Pessoas com quem o pet não tem familiaridade.

Dessa forma, se o gato rosna enquanto está inserido em um dos contextos citados acima, não se surpreenda. A dica é assegurar-se de que o bichano fique o mais tranquilo possível. Dessa forma, pode ser necessário colocar o pet em um ambiente calmo até que determinada situação seja resolvida e, assim, o medo passe. 

2. Tédio e estresse

Depois de um dia estressante, é natural ficar um pouco irritado, não é mesmo? O mesmo ocorre com os pets. As situações que mencionamos acima podem, sim, deixar o gato tenso. Porém,  há um fator extra que pode contribuir para o estresse: o tédio. 

Diferentemente do que muitos imaginam, os gatos são pets ativos e cheios de energia. O instinto de caçador está no DNA dos bichanos. Sendo assim, eles precisam ser estimulados.

Um ambiente monótono pode deixar o animal irritado e, consequentemente, resultar em um gato rosnando para outro pet ou para alguém da sua família. Por isso, dedique alguns minutos do seu dia para brincar com seu filho de quatro patas. 

Se você fica fora de casa por muito tempo, a recomendação é investir no enriquecimento ambiental. Alguns acessórios transformam seu lar em um verdadeiro parque de diversões para gatos e, com isso, seu amigo poderá gastar energia e ficar mais tranquilo.

3. Dor

As características ancestrais também influenciam a forma como os gatos demonstram dor. Um animal ferido, mancando ou abatido, pode ser uma presa mais fácil na natureza. Seguindo essa lógica, os felinos possuem o hábito de mascarar qualquer enfermidade e, por isso, é difícil identificar quando um peludo está doente. 

Para manterem a postura de caçadores, os bichanos tentam parecer sempre fortes e destemidos. Assim, se o gato mudou de comportamento de forma repentina, procure um veterinário. O especialista poderá realizar um diagnóstico e verificar se há algo errado com o peludo. 

Um gato ferido pode ficar irritado, bravo e acabar rosnando. O toque, mesmo que para um cafuné, pode, sim, ser incômodo para o bichano. Sendo assim, o tutor deve se atentar a esse tipo de detalhe. 

Agora que você já sabe porque gato rosna, pode cuidar ainda melhor do seu filho de quatro patas. Se gostou de saber mais sobre seu bichano, não deixe de conferir outros conteúdos sobre gatos aqui, no blog Petz

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

3 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago