O som de um gato miando bravo pode ser um tanto assustador! Afinal, o bichano é conhecido pelo comportamento divertido e carinhoso. Porém, ao encontrar um bigodudo nervoso, é fácil lembrar que esse pequenino é uma fera, na verdade!
Os motivos por trás desse comportamento podem variar bastante. De qualquer forma, é importante saber como tranquilizar o pet. Pensando nisso, a Petz elaborou um guia com tudo sobre o tema. Continue lendo para saber o que pode deixar um gato miando bravo e como auxiliar o amigo!
Quem tem um peludo em casa sabe que decifrar o comportamento do bichano nem sempre é uma tarefa fácil. Apesar da fofura característica do felino, às vezes, ele pode se tornar agitado e até agressivo!
Então, como saber que o gato está bravo? Para responder a essa pergunta, conversamos com a Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz. Ela passou algumas dicas que ajudam a entender como o pet está se sentindo. Confira!
A vocalização exagerada é um dos sinais de que o bichano não está nada confortável. De acordo com a especialista, miados altos e agudos indicam um gato estressado ou nervoso.
Outra característica típica de um gato bravo é o comportamento arredio. Este ponto é fácil de observar, principalmente, em pets que costumam ser amigáveis.
Não é só com o gato miando bravo que dá para perceber como o humor do pet está. As orelhas também são formas de expressão. Quando estão baixas, é um sinal de que o gato quer briga!
A linguagem corporal é outro ponto de atenção para quem deseja entender o pet. A Dra. Renata explica que a pose “de ataque” ocorre quando o bichano abaixa as patas dianteiras e levanta as traseiras. Dessa forma, ele está pronto para partir para cima da ameaça!
Se notar as características acima em seu bichano, tome cuidado. Provavelmente, você tem um gato bravo em casa. Assim, é necessário encontrar a causa para o comportamento do bichano e ajudá-lo a se tranquilizar!
Ninguém gosta de perceber que o filho de quatro patas está nervoso ou assustado. Nesse sentido, ao ouvir o som de um gato miando bravo, logo os tutores perguntam o que pode estar irritando o peludo. A Dra. Renata explica que diferentes motivos podem justificar esse comportamento. Veja os principais abaixo.
Muitas vezes, um gato bravo está com medo. Como o bichano é muito territorialista, quando se sente ameaçado, expressam a insegurança por rosnados e miados. Aqui, vale lembrar que diferentes fatores podem deixar um felino inseguro, como a presença de estranhou ou a chegada de outro pet.
Este é outro fator que pode deixar o peludo irritado. O excesso de barulho ou movimento é muito prejudicial para o amigo. Isso porque, graças à origem, ele enxerga o mundo como um lugar repleto de perigos. Assim, um lugar com muitos barulhos diferentes é extremamente estressante! Como resposta, o gato pode ficar miando bravo.
Este é outro comportamento muito comum ao felino. Apesar do aspecto fofo, o bichano é predador, por isso, vive de acordo com a lei da selva! Nesse sentido, é comum que queira impor a dominância no território, ou seja, em casa. Com isso, você pode ter um gato miando bravo, principalmente para outro pet.
Por fim, este é um dos motivos mais graves para um gato miando bravo. Como explica a Dra. Renata, o bichano gosta de bancar o durão e não demonstrar dor com muita facilidade. Miados bravos ou agressividade podem ser sinal de que o bichano está com um problema de saúde, por isso, é importante buscar um veterinário.
Os fatores acima são os mais comuns para um gato miando bravo. Entretanto, vale lembrar que cada pet tem um histórico e uma personalidade, e isso influencia os motivos do comportamento. Por isso é tão importante buscar ajuda de um veterinário: ele pode identificar como acalmar gato arisco ou que esteja passando por algum momento delicado.
Diversos cenários podem deixar um gato miando bravo. Nesse sentido, é importante encontrar a causa do problema para ajudar o pet de forma mais efetiva! Há algumas atitudes simples que podem tranquilizar seu peludo. Confira abaixo.
O estresse é uma das principais causas por trás de um gato miando bravo. Por isso, procure deixar seu pet em um lugar calmo, com pouca circulação de pessoas. Isso irá ajudá-lo a se tranquilizar.
Às vezes, o excesso de atenção pode irritar ainda mais o peludo! Se você já percebeu que seu gato está bravo, o ideal é deixá-lo em paz por algumas horas, até ele se acalmar.
Alguns itens ajudam o bichano a se tranquilizar. As caminhas ou as cobertas do pet, por exemplo, têm um “cheirinho de casa”, que o ajuda a se sentir mais confortável.
Além disso, brinquedos com catnip, a famosa erva-dos-gatos, ou ferormônios são ótimos acessórios para um bichano temperamental. Basta procurar a Petz mais próxima e perguntar por esses itens. Em poucos minutos, você terá uma das formas de como acalmar gato em mãos!
O comportamento agressivo também pode ser sinal de problemas de saúde. Por isso, é fundamental consultar um veterinário, que pode checar se está tudo bem com a saúde do peludo!
Com as dicas acima, você pode ajudar seu gato miando bravo de forma rápida e efetiva! Tem mais alguma dúvida sobre o bichano? Deixe nos comentários! O blog da Petz ficará feliz em responder.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…