Comportamento

Meu gato come inseto, o que devo fazer? Veja como evitar esse hábito

Você já deve ter notado seu gato brincando e tentando pegar insetos, certo? Mesmo domesticados, os felinos seguem com o instinto de caça aguçado. Isso é natural e não há nada de errado com esse comportamento. Mas e quando o gato come inseto, será que o hábito se torna preocupante?

Apesar de ser meio nojento, saiba que, ao longo da vida, seu peludo comerá alguns insetos que encontrar pelo caminho. Muitos deles não oferecem grandes riscos, mas, ainda assim, existem exceções. Aprenda aqui o que fazer nessas situações.

Faz mal gato comer inseto?

Se o seu gato come inseto, saiba que esse não é um motivo de preocupação. Comer esses bichinhos é um hábito comum entre os felinos — se você ainda não viu seu bichano fazendo isso, certamente verá um dia. É só questão de tempo.

A ingestão de pequenos insetos, apesar de, muitas vezes, não ser considerada prejudicial, também não traz benefício nenhum para a saúde do felino. Por isso, não precisa se assustar quando vir seu gato com um inseto pequeno na boca (a não ser que seja venenoso), pois, na maioria dos casos, não acontecerá nada.

Embora os insetos possam ser hospedeiros de patógenos (agentes como vírus, bactérias ou parasitas, que provocam enfermidades), a quantidade não chega a trazer grandes consequências para gatos domésticos considerados saudáveis.

Ainda assim, existem algumas exceções que merecem a atenção do tutor. Por isso, é bom evitar que seu amigo peludo tenha esse comportamento e, se o seu gato come inseto muito frequentemente, o ideal é procurar ajuda de um médico-veterinário para avaliar as possíveis causas do hábito.

O instinto de caça dos felinos

Como já mencionado, os gatos têm instinto de caça, assim como qualquer outro felino. Os insetos costumam ser presas bastante atrativas, e nem sempre os bichanos vão atrás deles com o intuito de comer. Ficar à espreita tentando pegar o inseto é mais uma brincadeira divertida do que algo predatório.

Alguns bichanos, inclusive, caçam insetos e os levam para seus tutores para mostrar o feito deles e oferecer como se fosse um alimento. As gatas fêmeas costumam ter esse instinto ainda mais aflorado por conta da necessidade de alimentar seus filhotes.

E se o gato comer o inseto durante a brincadeira?

Mesmo sendo parte do instinto, esse comportamento pode, sim, se tornar algo preocupante. Um exemplo é quando o gato começa a pegar insetos maiores, como baratas.

Esses tipos de insetos, além de serem bem maiores que uma mosca, vivem em esgoto. Por isso, possuem diversos patógenos que são prejudiciais para a saúde do seu amigo peludo e podem causar infecções gastrointestinais, por exemplo.

Os insetos com exoesqueleto (uma camada resistente que cobre o corpo de alguns invertebrados), se ingeridos, também podem trazer problemas para o felino. Dentre eles, estão:

  • vômito;
  • diarreia;
  • irritações no sistema digestivo.

Os sintomas, na maioria dos casos, são de curta duração, mas não deixam de ser bem desagradáveis e incômodos. Além disso, apesar de ser um pouco mais difícil de acontecer, caso o inseto ingerido seja hospedeiro do parasita Physaloptera (muito comum em baratas, besouros e grilos), seu bichano pode desenvolver uma infecção intestinal mais séria e de difícil diagnóstico.

O que fazer para evitar?

Aqui, é importante ressaltar que mesmo com uma dieta adequada ou brinquedos à disposição, seu gato continuará a brincar e comer insetos se encontrá-los “dando sopa” por aí. 

A forma mais efetiva de evitar que isso aconteça é prevenir. Como? É muito simples.  Coloque aquelas telas do tipo mosquiteiro nas janelas da casa e protetores embaixo da porta, entre outras medidas, como deixar o ralo tampado, por exemplo. Tudo isso diminui a entrada de insetos na residência. 

Se, ainda assim, você notar o seu amigo peludo brincando com insetos que oferecem riscos para sua saúde, tire-o de perto imediatamente. No caso de ingestão, fique atento ao comportamento do bichano nas próximas horas em busca desses sintomas:

  • apatia;
  • cansaço fora do comum;
  • inchaço repentino na boca;
  • algum incômodo;
  • vômito;
  • diarreia;
  • desconforto abdominal.

Se qualquer um desses sinais estiver presente, entre em contato com o médico-veterinário de confiança. Somente um profissional será capaz de avaliar o quadro de forma geral e indicar o melhor tratamento para o seu amigo peludo ficar bem logo.

Conhecer um pouco mais sobre o seu animal de estimação é o primeiro passo para entender os comportamentos dele. Agora que você já sabe por que gato come inseto, aprenda ainda mais aqui, no blog da Petz! Acompanhe!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

22 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago