Os bichanos são conhecidos por sua personalidade forte, levando-os, muitas vezes, à fama de mal-humorados. Mas e quando encontramos um gato com depressão? Será que os bigodudos também sofrem desse mal?
Apesar de cada pet ter suas características e individualidades, não é comum encontrarmos um peludo triste. Se você está com dúvidas sobre esse assunto, continue lendo. Conversamos com um especialista que nos explicou se o gato tem depressão.
Com as mudanças e inseguranças do mundo atual, estamos acostumados com enfermidades, como depressão e ansiedade, em humanos. Mas será que pet também fica depressivo? O Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, explica que é possível, sim, encontrar gato com depressão.
O especialista lembra que essa doença é caracterizada pela redução de alguns neurotransmissores. Algo muito similar pode ocorrer nos bichanos, causando o quadro conhecido como depressão felina.
“Porém, no caso dos pets, isso está sempre relacionado ao estresse”, explica o veterinário. Ou seja, um gato com depressão, em grande parte das vezes, está profundamente incomodado com alguma questão externa. Assim, o primeiro passo é identificar o que está causando o sentimento no bichano.
Como o Dr. Ítalo explicou, gatos com depressão estão passando por um momento delicado, no qual estão sofrendo com estresse. Entretanto, pensar em um bichano estressado pode parecer um pouco estranho.
Afinal, os bigodudos levam uma vida tranquila, já que dormem boa parte do dia e ainda recebem ração e carinho.
Porém, os veterinários explicam que mesmo sem uma rotina atarefada, os pets podem se estressar. Isso porque o modo como os bichanos compreendem o mundo é diferente, visto que diversos elementos podem causar estresse e, consequentemente, depressão em gatos. São eles:
Os fatores acima são alguns dos mais comuns em um gato depressivo. Entretanto, é importante lembrar que cada pet possui sua personalidade. Para ajudar o amigo de quatro patas, procure sempre auxílio profissional
Caso esteja se perguntando se o felino está com depressão, saiba que alguns sinais podem ajudar na descoberta. Conforme explica o Dr. Ítalo, existem alguns sintomas de depressão em gatos que auxiliam no diagnóstico. São eles:
Os indícios acima podem indicar um gato com depressão, mas também são sintomas de outras doenças. Por isso, ao perceber uma alteração no comportamento do seu amigo, o primeiro passo é buscar a ajuda de um veterinário.
Um ponto importante é que, apesar de os felinos apresentarem certas características comuns, cada pet tem sua personalidade. Ninguém conhece melhor o comportamento do filho de quatro patas do que o tutor. Por isso, ao desconfiar que algo não está bem, busque auxílio!
Certamente, você está preocupado em como ajudar seu gato depressivo. O Dr. Ítalo explica, entretanto, que assim como nos humanos, essa é uma enfermidade que deve ser tratada por médicos. “É extremamente necessário ter acompanhamento com um veterinário”, comenta o especialista.
Isso porque o médico poderá identificar a origem do problema, além de descartar outras doenças. Além disso, será possível realizar um tratamento que leve em consideração as particularidades do gato.
Entretanto, o especialista lembra que o tutor pode auxiliar no tratamento e, principalmente, prevenir que o gato fique deprimido. Para isso, basta seguir algumas orientações.
Criar um ambiente seguro e uma rotina saudável é a melhor forma de evitar doenças emocionais. Para outros conteúdos de bem-estar e saúde animal, confira o blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…