Comportamento

Gato castrado marca território: veja como evitar

A castração é uma cirurgia simples, segura e confiável, que costuma ser recomendada para todos os tutores. Além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida do bichano, o processo elimina o temido xixi fora da caixa, hábito comum nos machos. Então, será que o gato castrado marca território

A operação resolve este problema? O que fazer quando os hábitos continuam? Se você quer saber as respostas para estas perguntas, continue lendo. Aprenda se gato castrado marca território e como evitar este comportamento abaixo.

O que é a marcação de território?

Para saber se gato castrado marca território, você precisa entender porque os bichanos possuem este comportamento. A Dra. Flávia Trevisan, médica-veterinária da Petz, explica que este hábito está relacionado à ancestralidade dos felinos.

Nossos amigos peludos são predadores natos. Para eles, a vida segue a lei da selva! “Por isso, os bichanos são tão territorialistas”, comenta a Dra. Trevisan, acrescentando que o gato castrado marca território com urina como a principal forma de sinalizar o seu domínio. 

Como o odor é muito importante para os felinos, eles espalham o cheiro pelo espaço, demonstrando para todos que ali é o reino deles! No entanto, a forma com que eles fazem isso é bastante desagradável: utilizando a urina. Então, sim, é comum gato marcando território, o que pode ser um grande incômodo.

Afinal, gato castrado marca território?

Como vimos, a marcação de território é um comportamento de gato castrado natural. Porém, algumas práticas podem reduzir este hábito, sendo que a castração é a principal delas. 

Sendo assim, será que, quando o gato é castrado, ele para de marcar território? A Dra. Flávia afirma que não. Esta prática também pode ser realizada pelos bichanos operados. 

A castração realmente costuma reduzir muito o problema, sendo o procedimento mais recomendado para quem tem um bichano fazendo xixi fora da caixinha. Porém, algumas situações podem estressar o peludo, fazendo com que a marcação continue mesmo após a cirurgia. Confira detalhes abaixo. 

Por que gato castrado marca território?

A marcação de território serve como um aviso para outros bichanos de que aquele espaço já tem dono. Assim, a função está relacionada, principalmente, à reprodução. É uma forma do peludo afastar possíveis competidores do domínio. 

Pensando nisso, não faz muito sentido ouvir que os gatos castrados marcam território, não é mesmo? A Dra. Flávia explica que a questão é um pouco mais delicada. Se o pet se sentir ameaçado, ele pode ter esse hábito como estratégia de defesa. 

Em outras palavras, em um ambiente estressante, o gato castrado marca território, deixando o seu odor aparente para outros animais. Confira as principais causas de estresse em bichanos abaixo. 

  • Chegada de um novo pet;
  • Mudanças de ambiente;
  • Locais muito movimentados;
  • Barulhos altos e inesperados;
  • Um novo membro na família.

As situações acima estão entre as mais estressantes para os bigodudos. Porém, cabe ao tutor analisar o ambiente de casa e verificar o que pode estar incomodando o gatinho. 

Lembre-se que o estresse também afeta a saúde dos pets. Mais que um evento desagradável, a marcação de território excessiva pode indicar que seu amigo não está se sentindo à vontade na própria casa, e isso é muito perigoso. Por isso, fique atento e tome medidas para deixar seu filho de quatro patas mais confortável! 

Como evitar a marcação de território?

Como fazer o gato parar de marcar território? Se você faz parte do time de tutores que buscam uma solução a esse comportamento, preste atenção em nossas dicas! Com as recomendações a seguir, você deixará seu ambiente mais seguro para o bichano e, consequentemente, diminuirá o xixi fora da caixa! 

  • Ofereça um ambiente seguro para o pet;
  • Evite que o gato acesse a rua;
  • Se a janela dá para a rua, mantenha-a fechada;
  • Evite barulhos altos e inesperados;
  • Faça uma introdução amigável entre o seu bichano e um novo integrante da família;
  • Tente evitar que o peludo passe pelo estresse de conhecer muitas pessoas estranhas. Na hora da visita, mantenha o gato em outro ambiente, mais tranquilo e confortável;
  • Utilize feromônios, que possuem odores que fazem com que o peludo se sinta mais seguro.

Com as práticas acima, as chances do seu amigo se sentir mais seguro são maiores. Assim, a marcação de território irá diminuir. A Dra. Flávia ainda lembra que a urina de marcação de território é bem diferente de um xixi normal. 

Ela se caracteriza por um esguicho curto e de odor forte, sendo que, geralmente, o gato urina em cima de móveis ou na parede. Por isso, confira se seu bichano não está com algum problema de saúde que cause o xixi fora da caixa. 

De qualquer forma, procurar a ajuda de um veterinário é essencial. Nas clínicas da Petz, você encontra uma equipe especializada, que ficará feliz em ajudar você e seu melhor amigo. 

Agora, se está precisando de brinquedos para ajudar o seu peludo a desestressar, saiba que, no site da Petz, você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu companheiro mais agradável e divertida. Venha conhecer a nossa loja.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

18 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

22 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago