O felino é um animal com algumas manias e que nem sempre aceita os comandos do seu tutor. Na verdade, há quem diga que quem manda são eles! Por isso, quando acontece algo fora do comum, buscamos descobrir mais, como se é normal gato roer unha.
Você já flagrou o seu gatinho fazendo alguns malabarismos para morder a unha? É um pouco estranho, mas não se engane: você é o único tutor que se encontrou nesse tipo de situação.
Acontece que um gato mordendo a unha é uma ocasião que tende a acontecer, mas que pode ser tanto um sinal positivo quanto negativo. Por isso, é importante ter atenção aos mínimos sinais para julgar o que fazer e entender se vale a pena fazer uma visita ao consultório veterinário.
Não fique mais em dúvida se é normal gato roer unha! Encontre as respostas aqui, neste conteúdo da Petz. A seguir, você encontra um conteúdo completo com várias dicas importantes para te ajudar a cuidar do seu bichano. Leia e entenda.
Na maioria das vezes, é normal gato roer unha! Isso porque ele não está literalmente roendo como nós, seres humanos, fazemos. Na verdade, ele está limpando a sujeira que se acumulou debaixo das suas garras.
O gato é um animal extremamente limpo, por isso, não gosta que nenhum tipo de sujeira, detritos, cabelos, pelos ou outras coisas fiquem presas nele. Assim, quando as lambidas não conseguem lidar com o problema, é normal gato roer unha.
Inclusive, em alguns casos, você consegue encontrar o gato mordendo a pata. O felino pode utilizar os dentes para tirar as sujeiras da sua patinha também, afinal de contas, vale de tudo para ficar limpinho e cheiroso, não é mesmo?
Além disso, quando é hora de remover a camada externa das unhas, é normal a unha do gato cair. É um processo natural, já que uma nova unha precisa nascer e se fortalecer para que o pet a utilize no dia a dia.
Às vezes, o gatinho não consegue fazer a limpeza ou a troca das unhas facilmente. Por isso, existem ocasiões em que é necessária uma forcinha para facilitar e tornar o processo menos dolorido.
Assim, para evitar o gato mordendo as unhas excessivamente ou até mesmo os móveis da sua casa, uma dica é comprar arranhadores e espalhar pela casa. Além de proteger os sofás, por exemplo, ajuda a retirar essas unhas que precisam ser trocadas ou afiadas.
Outra dica importante é optar por diferentes tipos de arranhadores, tanto verticais quanto horizontais. Dessa forma, ele poderá escolher como irá arranhar e afiar suas garras, já que o ângulo importa — e muito —, sabia? É exatamente por isso que eles ficam mordendo a pata em ângulos esquisitos.
Na maioria das vezes, o gato roendo as coisas não é um problema, mas algo natural. Porém, chega um momento que deixa de ser comum e é preciso buscar a ajuda de um especialista. Veja a seguir quando não é normal gato roer unha.
Gato roer a unha é normal quando feito de vez em quando e nos seus momentos de relaxamento, porém, quando se torna excessivo, é bom ficar de olho. Isso porque pode ser sinal de que há uma lesão desconhecida.
Se perceber esse tipo de sintoma, busque cuidadosamente qualquer tipo de ferida pelo corpo do seu bichano — e não se esqueça de ver a patinha! É importante conferir se as garras se retraem. Lembre-se de fazer isso com calma e sem irritar o seu gatinho.
Uma dica é utilizar um petisco para não deixá-lo irritado. Agora, se não quiser fazer isso por si mesmo, nossa recomendação é levá-lo ao veterinário e pular essa etapa. Assim, o médico-veterinário poderá te dar o diagnóstico e o tratamento adequado.
Outra causa comum do roer de unhas nos gatos é o problema psicológico, ou seja, a ansiedade. Afinal, os felinos são animais que gostam muito de rotina, ou seja, qualquer mudança pode estressá-los.
Por isso, antes de fazer qualquer tipo de mudança na sua rotina, é importante ter cautela e planejamento, pensando em como irá afetar o seu gatinho. Ele será o primeiro influenciado.
Inclusive, se a única resposta que você encontrou para o roer de unhas do seu gatinho foi a ansiedade, consulte um médico-veterinário. Ele irá analisar o caso do seu peludinho e indicará o melhor tratamento.
Como você pôde perceber, é normal gato roer unha. Porém, às vezes, ele pode se machucar. Então, por que não evitar, não é mesmo? E você pode ajudá-lo nisso com pequenas mudanças!
Assim, mantenha uma rotina de cortes de unhas e vários arranhadores pela casa. Outro modo simples é manter uma rotina de afazeres, evitando estressá-lo e, consequentemente, vê-lo roendo unhas.
Bem simples, não acha? No entanto, você também pode adquirir produtos para manter as suas patas limpas e ajudá-lo a limpá-las! No site da Petz, por exemplo, é possível encontrar várias opções, acesse e confira.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…