Confira algumas dicas de como socializar cachorros
Publicado em 23 de maio de 2021Tempo de leitura: 5min
Tutores apaixonados por cães não costumam se contentar com a companhia de apenas um animalzinho. É exatamente por isso que eles acabam trazendo cada vez mais pets para casa. Entretanto, é muito importante aprender como socializar cachorros para viver em um ambiente tranquilo.
Afinal de contas, nem todo cãozinho se dará bem com semelhantes desde o primeiro contato. Essa situação pode se agravar ainda mais quando um pet já está com você há algum tempo e, subitamente, precisa dividir o espaço com outro.
Isso pode resultar em algumas brigas ou até machucados. Por isso, aprender como socializar dois cachorros ou mais é de extrema importância para a harmonia do seu lar.
Pensando nisso, decidimos compartilhar algumas dicas com você, tutor, que está pensando em trazer um novo amigo canino para casa. A seguir, tire algumas dúvidas de como socializar cachorros!
Cuidados antes da chegada do segundo cão
Decidir conviver com um cachorro é uma decisão que nunca deve ser tomada por impulso. Convenhamos, no caso do segundo cão, essa escolha raramente é feita de uma hora para a outra. Afinal, os tutores sabem muito bem dos cuidados necessários com os bichinhos.
Nesse sentido, você já estará preparado para as despesas e o tempo que os pets demandam. Assim, se você está aqui para descobrir como socializar um cachorro com outro, saiba que alguns cuidados prévios podem ser bem-vindos nessa tarefa.
- Adquirir difusores de feromônios sintéticos: estes itens auxiliam a diminuir o estresse nos cachorros. Assim, as chances dos bichinhos se “estranharem” são menores;
- Garantir que cada peludo tenha acessórios próprios: como socializar cachorros pede que você evite ao máximo as disputas entre os bichinhos, o ideal é que cada um tenha artigos próprios. Então, nada de dividir potes de comida, bebedouros e brinquedos;
- Ter uma caixa de transporte ou algum tipo de barreira para separar os pets: estes itens serão muito úteis para acostumar um pet com a presença de outro. Explicaremos mais sobre o uso nos próximos passos desse tutorial de como socializar seu cachorro.
Como apresentar um cão ao outro
Se você quer entender como socializar cachorros com outros cachorros, saiba que a apresentação dos pets é uma etapa muito importante para esse processo. A seguir, confira de que forma o primeiro contato entre os peludos deve ser feito, segundo a Dra. Karina Mussolino, veterinária e gerente técnica da Petz.
- 1º dia: permita o contato visual entre os cachorros, mas sem que eles estejam no mesmo espaço. Um exemplo é deixar que os bichinhos se vejam através de uma porta de vidro. O importante é garantir a vista e impedir o contato;
- 2º dia: feito o contato visual, é hora de deixar que os bichinhos se cheirem e se ouçam. No entanto, como socializar cachorros envolve segurança, mantenha os pets separados por um portão ou uma caixinha de transporte. Assim, você evita qualquer tipo de briga com mais facilidade;
- 3º dia: com o seu amigo mais antigo em uma guia, peça para que outra pessoa da família se aproxime com o recém-chegado (também preso na coleira). Deixe que eles interajam por um tempo e analise bem como se comportam;
- 4º dia: é hora de deixar que os cachorros interajam sem barreiras, mas lembre-se de supervisionar o tempo todo para garantir a segurança dos peludos.
Seguindo essas dicas, temos certeza de que os seus amigos de quatro patas passarão a conviver em harmonia. Entretanto, como socializar um cachorro é um processo gradativo, pode ser que demore um pouco até que os bichinhos se acostumem um com o outro. Por isso, seja muito paciente!
Outras dicas para a socialização entre cães
Além da apresentação, outros pontos devem ser levados em consideração para a socialização canina. A preparação do ambiente e algumas atitudes dos tutores podem impactar diretamente a forma como os pets irão se relacionar. Por isso, é importante estar atento para mais algumas dicas.
- Procure determinar locais diferentes para a alimentação de cada cão. Isso ajuda a evitar a disputa entre eles;
- Como dito anteriormente, feromônios sintéticos com difusores facilitam a aceitação e a adaptação;
- Nunca rejeite o pet antigo para dar mais atenção ao novato;
- Durante a fase de apresentação (1º ao 4º dia), não esqueça de associar os treinos a reforços positivos, como petiscos. Lembrando que o pet veterano sempre deve ser recompensado primeiro;
- Tenha brinquedos, faça passeios e garanta momentos divertidos entre os cães. Assim, o cão dominante vai entender que o novato está chegando para agregar e fazer companhia;
- Em caso de brigas, muito cuidado ao separar os cães. Broncas, gritos e punições podem atrapalhar a relação deles. Uma dica é desviar a atenção dos cães com algum barulho externo;
Esperamos que, agora, você já tenha uma boa noção de como socializar cachorros. Com nossas dicas, temos certeza de que você e os seus bichinhos poderão conviver em perfeita sintonia. Para mais conteúdos como este, não deixe de ficar de olho no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário