Os cães podem ser vistos nos mais diversos tamanhos, cores e formas. Isso implica que, ao adotar um bichinho de estimação, é necessário saber o máximo de informações sobre a raça previamente. Dessa forma, é possível atender a todas as exigências da espécie. Hoje, você vai descobrir como cuidar de um Dálmata.
Famosos na cultura pop por conta da franquia 101 Dálmatas, esses pets chamam atenção de qualquer um pela aparência. Em geral, os cães da raça são brancos e têm pintas pretas (ou marrons) espalhadas por todo o corpo. Além disso, o Dálmata é um excelente companheiro para a família.
Todas essas características fazem com que muitos apaixonados por cachorros saiam por aí em busca do próprio Dálmata. No entanto, ao receber um animalzinho como esse em sua casa, é importante saber quais são as exigências. Existe ração para Dálmata? Qual é a frequência ideal de banhos? Como cuidar dos pelos do animal?
É muito importante que essas e outras dúvidas sejam esclarecidas antes de acolher o companheiro. Por isso, veja este conteúdo com as principais informações sobre a raça. Sabendo como cuidar de um Dálmata, é muito mais fácil proporcionar uma vida saudável e tranquila ao seu pet!
Antes de conferir as dicas para cuidar do seu pet, é importante conhecer algumas características gerais da raça. Dessa forma, você sabe mais sobre a origem do mascote e se previne de alguns traços de personalidade comuns entre os Dálmatas.
Especialistas acreditam que o animalzinho surgiu no Egito Antigo. Por mais que essa informação não possa ser confirmada com exatidão, alguns cães pintados foram encontrados próximos a monumentos históricos dessa civilização, como as pirâmides. Porém, os primeiros exemplares foram vistos na Croácia.
O nome do pet vem de Dalmácia, uma antiga região pertencente à atual Croácia. O animal pode ser visto em inúmeras obras europeias que datam do século XVII, ao lado de nobres e membros da realeza. Antigamente, ele acompanhava carroças e até carros de bombeiros.
Esse animal de porte médio a grande tem composição muscular robusta. Ele é bem ativo e gosta de praticar atividades físicas ao ar livre. No geral, é fiel, inteligente, um tanto quanto desconfiado e protetor.
Se você não faz ideia de como cuidar de um Dálmata, aqui vai uma boa notícia: os pets da raça não demandam muitos cuidados específicos. São ótimos companheiros para a família. Se tiverem um ambiente com bastante espaço para se exercitar, estarão quase sempre contentes.
A primeira dúvida daqueles que não sabem como cuidar de Dálmata costuma ser sempre: “qual é a ração ideal para o pet?”. Isso depende de uma série de fatores, como idade, rotina e características metabólicas do animal. Por isso, o ideal é sempre consultar um veterinário qualificado.
No geral, porém, pode-se dizer que essa raça precisa de alimentos ricos em proteína. Isso porque o Dálmata é bastante ativo e precisa manter uma dieta que reponha as energias gastas durante a prática de atividades físicas.
Como cuidar de cachorro não significa só dar água e comida. Você precisa estar atento aos cuidados relacionados à higiene do Dálmata. Os banhos não precisam ser frequentes, ocorrendo a cada 15 ou 30 dias (a depender da rotina e da quantidade de sujeira acumulada na pelagem do pet).
Use shampoos, óleos, condicionadores e sabonetes próprios para pelos curtos, firmes e claros. A escovação pode ser realizada semanalmente. As unhas devem estar sempre bem aparadas. Por fim, escove os dentes do cachorro diariamente.
Uma complicação comum entre os Dálmatas é a surdez, causada pela anatomia dos ouvidos e das orelhas. É importante que essa região seja limpa frequentemente. Para isso, conte com panos secos, produtos específicos e orientação veterinária.
Além disso, os pets podem desenvolver problemas urinários devido ao excesso de ácido úrico no organismo. Portanto, vale prestar atenção para saber se o bichinho está se hidratando de forma adequada e se há qualquer tipo de alteração na urina. Em casos assim, consulte o veterinário do Dálmata.
Como cuidar de um Dálmata filhote? Em primeiro lugar, é preciso reservar bastante espaço na agenda para dedicar tempo e paciência ao bichinho. Socialize-o com outros animais desde cedo para o comportamento desconfiado não ser um problema no futuro.
Além disso, é importante contar com a ajuda profissional desde cedo. Afinal, o pet precisa tomar as primeiras doses de vacinas e vermífugos essenciais. Não se esqueça de adquirir todos os itens básicos do cachorro, como comedouro, bebedouro, brinquedo e mais.
Agora que você já sabe como cuidar de um Dálmata, que tal continuar explorando os conteúdos do blog da Petz para saber mais sobre o animalzinho? Aproveite sua visita para tirar todas as dúvidas relacionadas ao bem-estar do seu companheiro.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…