Como adestrar um Labrador filhote de 3 meses? Entenda
Publicado em 28 de janeiro de 2022Tempo de leitura: 5min
Você sabe como adestrar um Labrador filhote de 3 meses? Independentemente da raça do seu amigo de pelos, ensiná-lo bons comportamentos é uma peça fundamental para um companheirismo saudável. Afinal, ninguém gosta de ficar limpando o chão porque o animalzinho fez xixi no lugar errado, não é mesmo?
Mesmo o Labrador, uma raça conhecida por ser disciplinada, precisa de uma ajuda na hora de se ambientar. Se você estiver em dúvida sobre como adestrar Labrador, continue lendo o conteúdo abaixo.
Por que adestrar o Labrador?
Ativos, brincalhões, grandes nadadores e cheios de energia, os Labradores são companheiros ideais para quem tem espaço e tempo para dispor. Justamente por essas características, entender como adestrar um Labrador filhote de 3 meses é tão importante.
Sem nenhuma disciplina, o descontrole é quase certo porque eles tendem a sair do controle e “destruir” tudo o que está pela frente. Sabe aquela imagem de um cachorrinho segurando o chinelo em pedaços com cara de pidão? Então, essa cena descreve direitinho os Labradores.
Além disso, por serem cães inteligentes, é comum que aprendam os comandos rapidamente. Inclusive, se o seu animalzinho tiver o instinto de líder da matilha, o adestramento torna-se ainda mais fácil.
Existe idade ideal para adestrar um Labrador?
Na verdade, é possível adestrar os Labradores filhotes e já crescidos. Porém, quanto mais velhos forem, menores são as chances de um resultado 100%.
Os costumes e as preferências já estão enraizados, por isso tende a ser mais difícil deles entenderem o que não pode. Nesses casos, o treinamento de Labrador pode ser um grande desafio.
Afinal, até para nós, é difícil desprender de um hábito ou uma ideia. Se você está acostumado a tomar café todas as manhãs, provavelmente, não será fácil deixar de ter esse costume, não é mesmo? Isso também acontece com os nossos amigos de pelos.
Filhote de 3 meses
Aprender como adestrar um Labrador filhote de 3 meses é uma tarefa bem mais simples. Isso porque ele já desmamou e está aprendendo a conviver com você.
Para adestrar um Labrador, existem alguns pontos fundamentais para o animalzinho ter um bom comportamento. Afinal, se ele se torna sociável, aprender os comandos mais simples fica mais fácil. A seguir, explicamos em mais detalhes.
- Sociabilizar: é normal que o seu amiguinho se assuste e fique acuado na primeira vez que estiver na sua casa, já que tudo é uma grande novidade para ele. Por isso, um passo importante no adestramento de Labrador é a socialização do cachorrinho com o ambiente e a família. Assim, é essencial fazer com que ele vivencie algumas situações cotidianas para não ter medo ou atitudes agressivas quando ficar adulto;
- Ensinar comandos básicos: assim que o seu companheiro estiver ambientado, o ensinamento de comandos é o próximo passo. Por meio da repetição, você conseguirá mostrar para o seu filhote que existe uma recompensa — petiscos — se ele ficar parado quando você pedir, fazer xixi no lugar certo, entre outras tarefas diárias.
Como adestrar um filhote em casa?
Existem profissionais especializados na tarefa de como treinar o Labrador, mas você também pode fazer a sua parte em casa, ensinando o seu “pequeno gigante” a se comportar.
Você está interessado em algumas dicas para ensinar o seu cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo, passear sem nenhum imprevisto e ficar sem pular nas visitas? Então, não deixe de ler o que explicamos logo a seguir.
Para fazer as necessidades no lugar certo
Este é um dos comandos mais básicos na hora de adestrar um cachorrinho, e ensinar essa tarefa não é tão difícil. Se você quiser que o seu filhote faça as necessidades em uma fralda, mostre onde ele deve ir, dando um biscoito e fazendo carinho cada vez que ele obedecer.
Essa é uma forma de mostrar para ele que essa atitude é certa. Porém, lembre-se que é normal o filhote fazer as necessidades em casa até seis meses. Por isso, ainda não é o momento de ensiná-lo a passear e fazer xixi na rua.
Para passear
Depois que o seu companheiro já tiver tomado as vacinas necessárias, é o momento de apresentar o mundo para ele. Em outras palavras, sair para passear e ambientá-lo a outras pessoas.
É normal que o seu pequeno companheiro tenha medo, não queria sair de casa e se sinta acuado. O seu papel é mostrar que ele está seguro, tentando sempre acalmá-lo.
Agora, se a sua bola de pelos for mais agitada, lembre-se que a guia da coleira precisa estar sem folgas, ensinando que ele precisa andar junto de você. Caso o seu Labrador já tenha aprendido os comandos “junto” e “aqui”, o processo fica bem mais fácil.
Para não pular
Como cães ativos, os Labradores adoram correr e pular, principalmente em visitas que os agradam. Mas esse excesso de alegria pode assustar as pessoas, sendo até um incômodo, por isso é essencial ensiná-los a controlar esse impulso.
Inclusive, pode até ser perigoso derrubar uma criança pequena, mesmo que eles adorem esses companheiros pequeninos. A dica para controlar os Labradores é treinar os comandos “fica” e “senta” de cinco a dez minutos, todos os dias, dando petiscos e carinho como recompensa. Uma hora ele se acostumará.
Para garantir que essa experiência seja ainda mais gratificante, você pode contar com o adestramento especializado da Cão Cidadão.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário