Quer saber como adestrar um Dachshund? Conhecido por todo o Brasil como o cachorro “salsichinha”, esse cão tem uma aparência engraçada. É um pet muito companheiro, que fica ainda mais amigável com o treinamento adequado.
Essa raça tem uma personalidade brincalhona. Qualquer hora é hora de fazer bagunça — o cãozinho tem energia para dar e vender! Então, venha aprender como adestrar um Dachshund para ter a melhor companhia possível!
O Dachshund também é conhecido por outros nomes, como Teckel, Dackel, salsicha ou linguiça! Esses últimos apelidos são claramente associados ao formato do corpinho: longo com patinhas curtas.
O salsicha tem origem na Alemanha. Como o cãozinho tem corpo comprido, baixa estatura e agilidade, os alemães pensaram em como adestrar Dachshund para ele ser um grande caçador, já que conseguiria entrar em tocas e capturar texugos. Aliás, o nome da raça significa “cão texugo” em alemão.
Os Teckel mostraram-se muito habilidosos nessa atividade de caça. Na convivência com os seres humanos, também passaram a ser ótimos cães de companhia. Assim, conquistaram o coração de muitos. Hoje, o Dachshund é encontrado por todo o mundo.
Dono de olhinhos brilhantes e alegres, o cãozinho dessa raça é extremamente carismático. O comportamento do Dachshund normalmente é mais agitado. Como ele é um caçador nato, cheio de energia e com um olfato muito apurado, pode ser mais bagunceiro.
Apesar disso, o cachorro da raça Dachshund é muito corajoso e protetor. Apega-se facilmente à família, inclusive a crianças e outros animais. Ele também é inteligente e independente. Por isso, com o correto adestramento, aprende facilmente os hábitos de higiene e truques.
Por ser muito apegado, o salsicha pode ser um pouco ciumento. Esse também é um bom motivo para aprender como adestrar um Dachshund, evitando que ele fique apreensivo quando alguém se aproximar do humano favorito.
O adestramento de cães é muito importante para qualquer raça, em especial para os mais teimosinhos como o Dachshund. O treinamento não envolve apenas ensinar truques, mas também ensinar ao cachorro bons modos para conviver com pessoas e outros animais.
No caso do cachorro salsicha, por ele ser um animal de temperamento brincalhão e caçador, pode querer destruir alguns objetos, cavar o jardim e os vasos de plantas, por exemplo. Tudo isso é normal, principalmente quando ele é filhote, mas é importante que ele cresça sabendo diferenciar o que é certo ou errado.
Outro fator muito importante no adestramento é o animal fazer as necessidades fisiológicas no local escolhido pelo tutor. Além disso, é importante que ele aprenda a não pular nas pessoas, a não morder, a não ser agressivo e a não fugir. O treinamento também envolve passear sem puxar a coleira e ensinar alguns comandos. Todo o processo fortalece a relação com a família, deixando o pet mais calmo.
O cão que entende o que é certo ou errado fica mais relaxado. Ele sabe seguir a rotina normalmente, sem levar bronca o tempo todo. Os comportamentos incorretos deixam o animal ansioso, então, o treinamento também é importante para reduzir esse problema.
Agora, chegou o momento de aprender como adestrar um cachorro salsicha. O treinamento é semelhante ao de todas as outras raças — a diferença é que alguns aprendem mais rápido que outros. Além disso, a persistência do tutor influencia o resultado dos treinos.
Por isso, não espere resultados satisfatórios logo no primeiro dia. Os exercícios devem ser constantes e frequentes, mas de curta duração. Cansar o cachorro só faz com que ele perca a concentração. Portanto, monte um treinamento de no máximo 10 minutos diários.
A melhor estratégia para adestrar o cachorro é usar a técnica do reforço positivo, que consiste em oferecer uma recompensa quando o pet acertar o comando. Por exemplo, se você deu a ordem de sentar e ele sentou, dê um petisco ou faça muito carinho nele, enaltecendo o grande feito!
Para ensinar o Dachshund a sentar, a dica é segurar um petisco na mão, movendo-a desde o focinho até atrás da cabeça. A tendência é o pet seguir esse caminho, virando a cabecinha. Se necessário, abaixe a traseira dele. Enquanto faz tudo isso, repita “senta”. Quando ele entender o que deve ser feito, ofereça a guloseima.
Para ensiná-lo a dar a pata, dê o comando “senta”. Após ele atender, segure um petisco na frente dele, deixando que o pet sinta o cheiro. Espere ele tocar com a patinha na sua mão e, nesse momento, diga “dá a pata”. Abra os dedos para oferecer a recompensa!
Os petiscos geralmente são mais usados no início do treinamento para comandos diversos. Se você tiver dificuldades em treinar seu pet com essas recompensas ou precisar corrigir comportamentos graves, é melhor procurar um adestrador de cachorro profissional.
Viu como adestrar um Dachshund usando o reforço positivo? Afinal, nenhum pet resiste a um petisco saboroso! Visite a página do Cão Cidadão e agende uma avaliação gratuita para o adestramento do pet.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…