Ter um filho de patas requer cuidados como alimentação, recursos médicos e treinamento! Saber como adestrar um Bulldog Francês é um passo importante para ensinar alguns truques e bons modos ao pet!
Apesar de algumas pessoas considerarem o cachorro mal-humorado ou rabugento devido ao seu rostinho enrugado, essa é uma raça muito simpática, carinhosa e amorosa. Então, venha aprender como adestrar um Bulldog Francês e saber mais sobre ele!
O Bulldog Francês adora receber atenção. Por isso, prefere sempre ter companhia. Esse cão de porte médio não costuma latir muito. Ele pode viver tanto em casa quanto em apartamento!
Se você já ouviu que Bulldog Francês é agressivo, provavelmente, a pessoa que falou não conhece a raça. Apesar da cara um pouco fechada, ele adora brincar, gosta muito de carinho e ama atividades em família.
Como a raça é bem apegada à família, aprender como adestrar um Bulldog Francês não é muito difícil. O que ele mais quer é agradar o seu tutor e se sentir amado, então, dará o seu melhor para aprender tudo direitinho.
Aprender como adestrar um Bulldog Francês filhote tende um pouco mais fácil do que treinar um pet adulto. O pequenino ainda não desenvolveu manias ou vícios comportamentais um pouco mais complicados de lidar. Porém, ele pode ser mais agitado e menos concentrado, fazendo bastante bagunça.
Adestrar um Bulldog Francês adulto também é possível — talvez exija somente um pouco mais de tempo e paciência. Ele costuma estar mais atento ao que o tutor fala e ser menos eufórico.
De qualquer forma, é possível aprender como adestrar um Bulldog Francês filhote ou adulto com facilidade! O mais importante é ter tempo disponível e aproveitar o processo junto ao seu companheiro.
É importante que o pet esteja calmo para iniciar o treinamento. Se você acabou de chegar do trabalho, por exemplo, ele estará morrendo de saudades e ficará bem agitado. Então, espere ele se acalmar para começar!
No treinamento, tanto você quanto o pet precisam estar com disposição para iniciar. É necessário ter paciência com o novo aluno que, certamente, não vai acertar os comandos logo na primeira vez.
O ambiente também deve ser livre de distrações para que o Bulldog Francês se concentre no adestramento. Escolha um espaço tranquilo, sem crianças ou outros animais brincando ao redor. Esse é um momento do pet e do tutor!
Outra dica importante é sobre o tempo de duração do treinamento. Os pets não conseguem ficar focados por mais de 10 minutos, em média. Então, os treinos frequentes, mas curtos. Pratique um pouco diariamente com o cachorro!
Ensinar o pet a fazer as necessidades fisiológicas é um dos primeiros passos do adestramento. Primeiramente escolha um local definitivo para ser o banheiro do cão e mantenha a casinha, a caminha e os potes de água e comida longe dessa área.
Coloque jornal ou tapete higiênico no local onde o cão deve fazer xixi e cocô. Se ele for filhote, restrinja o espaço de circulação dele pela casa no começo. Assim, quando ele sentir vontade de usar o banheiro, terá tempo de chegar até o local.
Aqui está o mais importante: ofereça recompensas quando o Bulldog acertar o local onde deve fazer suas necessidades! Dê petiscos ou simplesmente festeje com muito carinho para que ele entenda que fez certo.
Outro ponto importante sobre como adestrar um cachorro: não xingue nem agrida o pet quando ele errar! Apenas diga não, com entonação firme, sem gritar. Sempre aposte nas recompensas positivas, evitando criar traumas, medo ou ansiedade.
No adestramento de cães, sempre deve ser usado o reforço positivo, seja qual for o comando. O pet aprende ordens como “senta”, “fica”, “dá a patinha”, “deita”, “rola” etc. tranquilamente se você seguir o tempo de treinamento, a frequência e a recompensa positiva.
Outro ponto muito importante no adestramento é a socialização do animal. Isso contribui para a segurança do pet, pois ele aprende a andar na coleira sem puxar, a não fugir e a não se assustar com barulhos, pessoas e outros bichinhos.
Viu como adestrar um Bulldog Francês é possível? Com as dicas do reforço positivo do blog da Petz, seu treinamento será um sucesso! Aproveite e acesse a página do Cão Cidadão para dar o primeiro passo para melhorar o comportamento do pet!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…