Categories: Comportamento

Como adestrar Lulu da Pomerânia? Confira as principais dicas

O Lulu da Pomerânia é um cachorro cheio de energia, conhecido pelo seu companheirismo. Porém, toda essa disposição precisa ser moderada pelos tutores para evitar episódios de agressão ou estresse. Nesse caso, saber como adestrar Lulu da Pomerânia é chave para manter a boa convivência com o cão.

Afinal, mesmo com o tamanho pequeno, essa é uma raça que não costuma fugir do conflito. Confira a seguir as principais dicas para adestrar o pet, de forma eficaz e sem estresse!

Lulu da Pomerânia: personalidade do cachorro

Antes de mais nada, é importante entender a personalidade do Lulu da Pomerânia. Se você tiver um cão da raça em casa, saiba que conquistou um grande companheiro, que irá amar ficar ao lado do tutor sempre que possível.

Além disso, como falamos, ele é um cão alegre, extrovertido e com bastante energia. A sua inteligência também é um ponto que chama atenção, tornando o adestramento um pouco mais fácil. Por outro lado, a raça também pode ser bem teimosa. Por isso, quanto mais cedo você começar a adestrar-lo, mais fácil será o processo.

Então, se você está se perguntando se o Lulu da Pomerânia é fácil de adestrar, saiba que a resposta vai depender de fatores como especificidades do seu pet, além de idade e costumes. Mas tudo é possível! Se você deseja treinar o seu cachorro e não sabe por onde começar, continue lendo e saiba o passo a passo de como adestrar Lulu da Pomerânia.

Quando começar o adestramento do Lulu da Pomerânia?

O melhor momento para começar o adestramento de um Lulu da Pomerânia é assim que ele chega em sua casa, de preferência ainda filhote. Quanto mais cedo você começar, mais fácil será para o seu cachorro aprender comandos básicos e a respeitar as regras da casa.

É importante priorizar o processo de socialização com os filhotes, para que o Lulu se acostume com outros animais, pessoas e ambientes. Entretanto, mesmo cães mais velhos podem ser adestrados com sucesso, desde que você tenha paciência e dedicação.

Como adestrar um Lulu da Pomerânia?

O adestramento de um Lulu da Pomerânia deve ser uma experiência positiva e divertida, tanto para o pet quanto para o adestrador. Confira algumas dicas para garantir que o adestramento seja eficaz:

Prepare o ambiente

Antes de sequer começar o adestramento do Lulu da Pomerânia, certifique-se de que o ambiente está adequado. Ou seja, sem distrações, muito barulho ou movimentação. Assim, o cachorro poderá ficar atento somente aos seus comandos. Se mais de um tutor estiver presente, lembre-o da importância de permanecer em silêncio e não interagir com o cão durante as aulas.

Use reforços positivos

Parte do adestramento de várias raças, o reforço positivo é especialmente interessante para o Lulu da Pomerânia. Eles respondem muito bem a recompensas como petiscos, brinquedos e elogios. Portanto, sempre que o cão executar o comando corretamente, recompense-o imediatamente. Isso vai associar a ação correta à recompensa, tornando o aprendizado mais rápido e agradável.

Comece com treinos básicos

Comece com pedidos simples, como “senta”, “fica” e “vem”. Assim, o tutor começa a estabelecer uma comunicação eficaz com o seu cão. Pratique os comandos de forma curta e frequente, sem sobrecarregar o cachorro com muitas instruções de uma vez. Outra dica é esperar que o pet domine as primeiras “ordens”, antes de adicionar novos comandos.

Mantenha as sessões curtas

Apesar do Lulu da Pomerânia ser bem ativo e agitado, ele também pode se cansar e ficar entediado rapidamente. Por isso, faça treinos rápidos e eficazes, sem ultrapassar 10 minutos por dia. Ao longo do tempo, quando o cachorro for respondendo ao adestramento, tente aumentar as aulas aos poucos.

Mas sempre mantenha o processo divertido, tá bem? Se sentir que o seu pet está cansado ou muito distraído, deixe o treino para outro dia. Afinal, muito provavelmente será difícil passar qualquer comando neste momento.

Consistência é a chave

Em nada adianta o seu esforço, se você não for consistente nos treinos. Use sempre as mesmas palavras e gestos, para que o Lulu associe corretamente o comando à ação. Mudar a palavra ou a forma de executá-lo pode causar confusão, prejudicando o ensinamento. Se possível, também é importante manter as aulas nos mesmos horários, tornando-as parte da rotina do cão.

Socialize o pet desde cedo

A socialização é um dos pontos mais importantes no treinamento de qualquer cachorro. De forma segura e controlada, exponha o Lulu a diferentes pessoas, animais e ambientes para que ele aprenda a se comportar de forma tranquila. Caso note sinais de estresse ou agressividade, não o repreenda e retire-o do ambiente. Procure entender qual foi o gatilho e, aos poucos, tente novamente fazer a socialização.

Sem punições físicas

A punição física nunca deve ser usada, independente do contexto. Mas quando falamos de adestramento, isso é ainda mais importante. Caso você bata no cachorro, ele ficará apenas raivoso ou assustado. Como resultado, o vínculo com o tutor será afetado. Em casos de comportamento indesejado, apenas ignore e tente direcioná-lo para outro hábito.

Com essas dicas, o adestramento do Lulu da Pomerânia pode se tornar um momento de conexão entre tutor e pet. Lembre-se de que paciência, consistência e muito amor são essenciais para obter bons resultados. Para saber mais sobre os cuidados com seu animal, fique ligado no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode comer frutas e legumes? Confira aqui!

Muitos tutores têm dúvidas sobre variar a dieta dos animais de estimação com o que…

9 horas ago

Berne em cachorro: como tratar e proteger o pet!

A maioria dos tutores já ouviu falar de berne em cachorro. Porém, ao contrário do…

10 horas ago

Nomes para cachorro fêmea: encontre um perfeito para ela!

Em certas ocasiões, o nome para nossas cadelas já está claro em nossas mentes antes…

1 dia ago

Gato com calor? Confira 5 formas de refrescar o pet

As altas temperaturas incomodam muitas pessoas e não é diferente com os animais. Os felinos…

1 dia ago

Leishmaniose canina: uma doença desafiadora

A leishmaniose canina é uma doença grave, transmitida pela picada de mosquito. Alguns protozoários que…

1 dia ago

Janeiro Branco: transtornos mentais mais comuns em pets

O Janeiro Branco é uma campanha sobre saúde mental, com o objetivo de aumentar a…

2 dias ago