Ainda que muitos veterinários recomendem a castração, a decisão final sobre fazer o procedimento é sempre do tutor. Para quem opta por não submeter o pet à cirurgia, o cotidiano com o cachorro traz algumas dúvidas e desafios. Por exemplo, saber como acalmar cachorro que quer cruzar quando o intuito não é permitir a monta.
Conversamos com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas da Petz, sobre o que fazer para evitar a prenhez indesejada e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar de cachorros e cadelas. Portanto, continue lendo para saber tudo sobre como acalmar cachorro que quer cruzar.
Diferentemente do que ocorre com seres humanos do sexo feminino, o cio da cadela não tem uma data certa para acontecer. Após o atingimento da maturidade sexual e a ocorrência do primeiro cio, o evento pode se repetir em intervalos entre 6 a 12 meses. No entanto, não existe um período específico sobre quanto tempo dura o cio de uma cadela.
Além disso, entre os possíveis sinais de cadela no cio, isto é, na fase do ciclo estral (conhecida como estro), em que a cachorra se torna permissiva ao macho para monta, estão:
Em alguns casos, cachorro no cio também pode apresentar sinais de agressividade. Lembrando que antes de entrar no cio propriamente dito, o início da estimulação hormonal, desencadeada no proestro, já provoca sintomas físicos, como aumento de volume vulvar, vermelhidão ou escurecimento da vulva e liberação de secreção sero-sanguinolenta.
As alterações hormonais características do cio tornam o período bastante delicado para cachorrinhas e tutores, ainda mais quando o objetivo é impedir a monta. Pensando nisso, o Dr. Ítalo separou algumas dicas sobre como acalmar cachorro que quer cruzar:
Ao contrário das cadelas, os cachorros (machos) não passam por alterações hormonais relacionadas ao ciclo reprodutivo. No caso deles, o estímulo para a monta é a presença de uma fêmea, especialmente quando esta encontra-se no cio.
Por isso mesmo, para acalmar cachorro que quer cruzar, a única maneira é “evitar contato visual para reduzir o nível de ansiedade, bem como evitar que fêmeas no cio fiquem próximas a ele, pois elas liberam feromônios responsáveis por deixar o macho excitado”, diz o veterinário.
Também é importante destacar que, segundo o Dr. Ítalo, ainda que uma alimentação e um estilo de vida saudáveis sejam importantes para todos os cães, em qualquer fase da vida, esses fatores não têm uma relação direta com o comportamento deles na presença de cadelas no cio. “É uma característica intrínseca do indivíduo”, esclarece o especialista.
Os feromônios liberados pelas cadelas durante o cio são os principais responsáveis pela excitação de cães nas proximidades. Por isso mesmo, muitos se perguntam se não haveria um jeito de eliminar ou ao menos disfarçar o odor da fêmea, a fim de não atrair a atenção dos machos.
Na internet, é possível encontrar sites que recomendam o uso tópico de produtos com cheiro forte — como Vick Vaporub — para “despistar” os machos. Dr. Ítalo, porém, não recomenda o uso de medicações tópicas ou orais.
Além de ineficazes, elas ainda podem aumentar o estresse num período já bastante delicado para as cadelas, sem contar o risco de desencadear alergias e outros problemas de saúde.
Se você não sabe quanto tempo dura o cio da cadela e não tem a intenção de permitir a cruza, o veterinário diz que a única maneira de evitá-la é manter macho e fêmea afastados. Outros métodos, como o uso de fraldas nas fêmeas, são ineficazes, e dependendo de como são usados, colocam em risco a saúde da cadela.
Depois de conferir como acalmar cachorro que quer cruzar, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…