Assim como nós, cachorro salivando é normal, pois a saliva é fundamental para facilitar a descida dos alimentos pelo esôfago. Além disso, ela lubrifica a boca, protege os dentes, entre outras funções essenciais.
Mas e quando a saliva de cachorro se torna excessiva, como reconhecer o quadro e o que ele pode significar? Abaixo, confira tudo sobre cachorro salivando, além de dicas para perceber se o pet está doente ou não.
Conforme dissemos acima, a saliva desempenha diversas funções no organismo do cachorro. Por isso, antes de se preocupar com cachorro salivando muito, analise bem a situação. Afinal, isso é um comportamento comum dos pets devido a alguns fatores, como:
De acordo com o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz, os cães também salivam para regular o pH estomacal. Portanto, é normal vermos o cão salivando muito com quadro de intoxicação alimentar. “Não podemos esquecer, também, dos casos relacionados à euforia, estresse e dor”, completa.
Sim! Devido à sua anatomia, algumas raças têm mais propensão a acumular saliva na cavidade bucal. Sendo assim, não é preciso se preocupar quando vir o cão salivando.
Esse é o caso de raças com lábios soltos e caídos, como São Bernardo, Basset Hound, Buldogue, Labrador, Dogue alemão, Bullmastiff e Boxer. No caso deles, é comum vermos o cachorro salivando a ponto da saliva pingar de sua boca ou até voar pelos ares conforme o pet se chacoalha.
Assim como a gente, os cães também salivam diante da perspectiva de comer algo delicioso. Para entender melhor como isso funciona, lembra do que dissemos sobre a saliva auxiliar na passagem do alimento pela garganta?
Graças a um organismo “inteligente”, a salivação é acionada sempre que os órgãos sensoriais caninos captam a presença de comidas atrativas. Dessa maneira, após apreender o alimento, o cachorro está pronto para saboreá-lo e começar a digestão no sistema gastrointestinal.
Uma curiosidade a respeito desse tipo de saliva de cachorro é que ele foi extremamente importante para os estudos de condicionamento do fisiologista Pavlov. Para provar que os cães podiam ser condicionados, o cientista passou a tocar uma sineta imediatamente antes de servir comida para eles.
Com o tempo, Pavlov verificou que os cães passaram a salivar antes mesmo de ver os alimentos, só de ouvir o som da sineta, provando a existência de reflexos condicionados.
Como regra geral, qualquer mudança no comportamento ou na aparência do cachorro devem acender o sinal de alerta. Sendo assim, fique atento e procure ajuda médica se:
Em caso de dúvida, procure um médico-veterinário com urgência para cuidados e orientações. É importante prezar pelo bem-estar do seu peludinho sempre. Quanto antes descoberto o problema, melhor será sua recuperação.
Somente um veterinário, após uma consulta, poderá dizer com segurança qual é a causa da sialorreia em cães (salivação excessiva). Nesse caso, fique atento a alguns sinais que acompanham o excesso de saliva.
Como visto, a saliva ajuda a regular o pH estomacal. Portanto, em caso de enjoo decorrente de alimentação inadequada, é esperado o aumento da produção salivar. Esse aumento também pode ocorrer nos enjoos durante o transporte em veículo automotivo.
Algumas substância também podem levar à sialorreia. Nesse sentido, fique atento à presença de outros sintomas, como tremores e letargia. Em caso de suspeita, procure um médico-veterinário imediatamente.
A salivação é um dos mecanismos dos cães para regular a temperatura corporal. Sendo assim, em dias de calor excessivo ou após atividades físicas intensas, é provável que o cão salive mais que o normal.
Nesses casos, leve o pet para um local com temperaturas mais amenas e procure refrescá-lo com urgência, se necessário com a ajuda de gelo ou de uma toalha molhada. Mais comuns em cães braquicefálicos, os golpes de calor podem causar perda de consciência e até morte.
Excesso de tártaro, fraturas dentárias e infecções na boca também podem levar ao excesso da produção de saliva. Portanto, atente-se em relação aos cuidados bucais do pet para evitar o cachorro salivando muito.
A saliva produzida pela glândula salivar é normalmente deglutida pelo pet. Sendo assim, quando há algum problema que dificulte a deglutição, como a presença de tumores ou lesões na garganta, a sialorreia é um dos sintomas esperados.
Agora que você sabe o que pode ser quando notar o cachorro salivando, fique atento e, na dúvida, agende quanto antes uma consulta com um veterinário. E para conhecer outros problemas de saúde dos bichinhos ou dicas de cuidados, não deixe de conferir outros conteúdos aqui, no blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…