Sabemos que os pets são nossos filhos de quatro patas, no entanto, algumas humanizações não são saudáveis para eles. Será que cachorro pode chupar chupeta, por exemplo?
Uma cena bastante comum e fofa é ver um peludo com uma chupeta na boca, principalmente se for um filhotinho. Porém, antes de oferecer o item para o animal, o tutor deve se perguntar se cachorro pode chupar chupeta.
Os veterinários são categóricos em afirmar que a chupeta não deve ser oferecida para os cães, sejam filhotes ou adultos. Por diversos motivos físicos e psicológicos, a chupeta pode ser perigosa para o animal. Então, cachorro pode chupar chupeta? A resposta é não!
Mesmo que seja só por um momento, para fazer aquela foto fofa para as redes sociais, basta um segundo para que o animal engula o item ou um pedaço dele. Se isso acontecer, o tutor e o peludo terão um grande problema!
Sendo assim, não arrisque. A chupeta não serve para suprir nenhuma necessidade fisiológica ou psicológica do pet. Muito pelo contrário, ela irá provocar alterações na anatomia canina e problemas de difícil resolução.
Um dos grandes perigos da chupeta para cachorro é que ele quebre um pedaço dela e o engula. A ingestão de corpos estranhos é um dos grandes motivos de cirurgias de emergência na espécie.
Isso ocorre porque o diâmetro do intestino pode não ser suficientemente grande para que a chupeta passe e saia pelas fezes. Também acontece quando ela é quebrada e uma ponta adentra a mucosa do estômago ou intestino.
Qualquer que seja o caso, a retirada da chupeta desses órgãos só pode ser feita com anestesia geral do animal e uso de endoscópio, se ainda estiver no estômago, ou pela abertura do abdômen para a retirada por cirurgia.
Além do risco anestésico, a recuperação de qualquer cirurgia de abordagem abdominal é bastante incômoda, pois irá exigir dieta pastosa para o cachorro, produção de gases, redução da movimentação e dor. Ou seja, nada bom para o pet!
Já é bem determinado nas crianças humanas que o uso da chupeta após a erupção da dentição, que ocorre a partir dos seis meses, pode trazer malefícios para a conformação dos dentes e da mordida.
Nos humanos, a recomendação é reduzir o uso do item a partir dessa idade. Se possível, ela deve ser usada só à noite para que o bebê possa dormir mais tranquilamente. Para o cachorro filhote, a recomendação é estritamente não utilizar. O filhotinho não requer o uso do objeto.
Dessa forma, oferecer a chupeta é um risco grande de precisar virar uma cirurgia. A parte dura da chupeta pode fraturar os dentes e causar lascas na dentina. Vale lembrar que são espécies diferentes, com conformações dentárias distintas.
Quantas vezes você já viu algum cachorro mamando em cobertas, como um gato? Esse comportamento não é natural para o cão e, ao dar a chupeta para ele, pode desencadear problemas psicológicos, sendo um dos grandes malefícios da chupeta.
Logo que o cachorro desmama, ele não precisa mais mamar, e o ato acaba sendo deixado de lado. Incentivar que ele continue mamando causa infantilização do pet, e ele pode desenvolver um apego emocional muito grande pela chupeta. Embora o tutor deseje que o filhote nunca cresça, do ponto de vista psicológico, isso é muito ruim.
O pet pode ficar inseguro, e isso leva a uma doença chamada de ansiedade de separação. Causar isso de forma intencional não é o que o tutor quer para seu filho de patas, não é mesmo? Então, se o cachorro pode chupar chupeta e isso faz mal para ele, é melhor mudar de ideia.
Caso você esteja preocupado pela possível falta que a chupeta irá causar na vida do filhote, fique tranquilo. Lembre-se que, quando ele está mamando na mãe e se sente satisfeito, logo larga o peito e se acomoda para dormir.
Se ele dorme mamando, a mamãe dá um jeito de tirá-lo do peito para que ela descanse também. Sendo assim, a chupeta é um item desnecessário para o filhote — além de não ser recomendado.
Não pense em algo para substituir a chupeta, mas em algo que seja realmente necessário para ele. E nessa fase, o que ele precisa é de aconchego, carinho e educação, além de um bom mordedor e brinquedos!
Eles são itens necessários! Isso porque é nessa fase que os dentinhos estão nascendo, e a coceira e incômodo na gengiva é grande. Por isso, que tal escolher um mordedor que seja adequado para ele?
Os brinquedos também são muito recomendados. Nesse caso, não estamos humanizando o animal, pois mesmo quando adulto sua mentalidade equivale à de uma criança humana de três a quatro anos. E o que uma criança dessa idade faz? Brinca muito!
Então, cachorro pode chupar chupeta? Não mesmo! Sabendo do que ele realmente precisa, venha para uma das lojas da Petz. Aqui, você encontra diversos brinquedos e mordedores de todos os tipos para oferecer para o peludo. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…