Caso perceba seu cachorro lambendo a parede, é bom entender os motivos que o levaram a ter essa atitude. Afinal, esse não é um comportamento normal dos cães. Mesmo que tenham muito interesse nas coisas, lamber a parede excessivamente pode ser um problema.
Acompanhe nosso artigo a seguir e saiba por que seu peludo passou a lamber a parede de uma hora para outra. Se isso se tornar um costume, saiba quais atitudes você deve tomar.
Um cachorro lambe tudo, e é perfeitamente normal que a espécie experimente a maioria das coisas que encontra pela frente com uma lambida. Esse fato está ligado principalmente à curiosidade deles. Inclusive, a maioria dos cães gosta de lamber principalmente seus tutores.
Caso esse seja um comportamento ocasional e você perceba que não passa de curiosidade por parte de seu peludo, não tem com o que se preocupar. No entanto, se você vir o cachorro lambendo algo sem parar, aí sim, é interessante levá-lo a uma consulta veterinária.
No caso de cachorro lambendo a parede, existem mitos que são difundidos sobre o tema. Será que a tinta é agradável ao paladar dos cães? Pode ser falta de nutrientes? Meu pet está com vermes?
A resposta é não, os motivos para ver um cachorro lambendo a parede não são esses. Outra dúvida comum é acreditar que essa atitude possa ser pela falta de alguma vitamina, mas esse também não é o motivo.
Claro que é importante manter os exames de sangue de seu pet em dia, mas a falta de algum nutriente não está relacionada a ele lamber a parede. Alguns tutores também ficam preocupados que essa atitude possa ser um indício de que o pet está com vermes.
Contudo, os cachorros não lambem a parede porque podem estar com vermes. Aliás, prova disso é manter em dia o vermífugo do seu peludo. Você vai perceber que essa atitude pode continuar mesmo com esse cuidado.
A explicação mais certeira é que eles podem estar, de alguma forma, chamando sua atenção. Isso porque, além da água e da comida, os cachorros precisam da atenção de seus tutores. Se o contato com eles estiver em falta, pode ser que desencadeiem esse tipo de comportamento.
Os principais fatores que podem fazer com que seu cachorro tenha atitudes de lamber tudo o que vê pela frente de maneira insistente são:
Nesses casos, simples mudanças de atitude por parte do tutor geralmente resolvem o problema. Veja em seguida!
Como essa atitude está geralmente ligada a um cachorro estressado, ansioso ou entediado, algumas mudanças de atitude podem fazer com que seu cachorro esqueça a mania de lamber a parede. Confira:
Na maioria das vezes, essas simples atitudes fazem com que seu cachorro perca o interesse em lamber a parede ou outros objetos e se torne muito mais feliz. Contudo, caso o problema persista, saiba como proceder.
Caso as mudanças na rotina de seu pet não resolvam o problema de lamber a parede, as patas, estragar as coisas, ficar apático, pode ser que ele tenha desenvolvido um distúrbio compulsivo. Assim, saber identificar esse quadro é fundamental para a melhora do seu cachorro.
Nesse caso, ele vai precisar de um tratamento com um veterinário comportamentalista. Somente ele poderá avaliar e indicar quais procedimentos devem ser feitos para tratar um distúrbio. Portanto, não hesite em procurar ajuda caso necessário!
Entendeu melhor como prosseguir ao ver seu cachorro lambendo a parede? Então não deixe de continuar aprendendo sobre o comportamento dos nossos peludos aqui, no blog da Petz! Explore nossos conteúdos e garanta uma melhor qualidade de vida ao seu amigão.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…