Em algum momento, quem mora em casa pode se deparar com cachorro comendo mato. Relativamente comum, o hábito nem sempre causa prejuízos para a saúde do cachorro.
No entanto, dependendo da substância ingerida, é possível que o pet apresente vômitos e diarreias. Afinal de contas, por que cachorro come grama e o que fazer para acabar com o hábito?
De acordo com a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, o cachorro pode comer grama por uma série de motivos. Entre eles, a especialista destaca a fome, deficiências nutricionais e até mesmo a ansiedade como alguns dos principais. Antes de tentar coibir o comportamento indesejado, é importante tentar descobrir suas causas.
Outro motivo frequente para a ingestão de mato são os desconfortos intestinais. Por instinto, quando um cachorro está com gastrite, cólicas intestinais, intestino preso, etc, ele pode ingerir mato com o objetivo de expulsar aquilo que lhe está fazendo mal.
Por fim, a veterinária diz que nem sempre um cachorro comendo mato é sinal de qualquer problema de saúde. “Às vezes, os cães podem comer grama pelo simples fato de apreciarem o gostinho”, afirma. Nesses casos, é preciso substituir a “guloseima” por algo mais interessante.
Conforme explica a Dra. Mayara, o mato pode atuar acelerando o trânsito gastrointestinal canino. Isso, por sua vez, não é algo necessariamente negativo. Na verdade, apesar de fazerem parte da ordem dos carnívoros, os canídeos são onívoros e é comum que busquem fontes de fibra em sua alimentação, o que justifica o fato de, vez o outra, vermos o cachorro comendo mato.
O problema é que, na maior parte das vezes, os tutores não conseguem garantir a procedência da grama. E justamente quando não se sabe que tipo de grama o cachorro pode comer há o perigo dele ter reações adversas.
“Alguns tipos de planta podem causar irritações no estômago e até intoxicações alimentares”, alerta. Em caso de desconfortos ou alterações intestinais, o melhor é procurar um veterinário. Após uma avaliação individual, ele poderá recomendar um tratamento a fim de melhorar o quadro.
Em tempo, para os cães que gostam de comer mato, existe atualmente em lojas como a Petz uma grama para cachorro. Composta de semente de aveia e de milheto, ela é rica em fibras, auxiliando no funcionamento do trato intestinal. Converse com um veterinário!
Para fazer um cachorro parar de comer mato, o primeiro passo é descobrir a causa do problema. Nesse sentido, a Dra. Mayara alerta que é fundamental procurar um veterinário para uma consulta.
“É importante uma visita ao médico-veterinário para examinar o cão, realizar alguns exames complementares para excluir as causas que estejam prejudicando a saúde do animal”, diz.
Em caso de deficiências nutricionais, ele poderá recomendar mudanças na alimentação. Da mesma maneira, cães com ansiedade poderão contar com o auxílio de especialistas em comportamento canino e mudanças na rotina para reduzir o quadro. Passear com o pet e promover o enriquecimento ambiental é importante para o gasto de energia e para garantir o bem-estar emocional do cachorro.
Já se seu amigo come grama apenas por gostar do sabor, que tal oferecer a ele uma graminha específica para a raça ou tentar chamar a atenção dele para algum outro petisco apetitoso? Verifique as opções na loja on-line da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…