como saber se o cio de cadela acabou
O período do cio pode ser muito conturbado, especialmente para tutores que não planejam promover o cruzamento da cadelinha. Então, como saber se o cio da cadela acabou?
Além de lidar com muitas mudanças físicas e comportamentais características dessa fase, ainda é preciso se empenhar para manter os cães machos à distância, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Para facilitar, confira as dicas abaixo!
Não tem como saber se o cio da cadela acabou sem conhecer o ciclo estral. Por isso, vamos falar sobre como ele ocorre, desde a maturação sexual da cachorrinha até o final.
Aliás, você sabe quando ocorre o primeiro cio de cachorro? Isso varia para cada animal, mas, nas fêmeas, geralmente, ocorre entre sete e nove meses de idade. Nos machos, acontece entre oito e dez meses, mais tarde se o porte for grande e a raça for nórdica.
O cio de cadela é o período que vai da preparação do organismo da fêmea até o fim, em que ela se torna permissiva à monta propriamente dita. Nesse sentido, o Dr. Rafael Passetti Cerqueira, médico-veterinário da Petz, explica que o ciclo estral se divide em quatro fases.
Esse é o início da atração dos machos, decorrente da liberação de feromônios. “Porém, ainda sem aceite à monta”, explica o especialista. A duração média da fase de proestro é de 5 a 15 dias. Continue lendo para aprender como saber se o cio da cadela acabou.
Em média, esta etapa costuma durar de três a dez dias. É um momento delicado, em que os machos tentam cruzar com a fêmea, e o tutor pode ficar estressado, perguntando como saber se o cio da cadela acabou para finalmente relaxar.
Isso as torna propensas à pseudociese, popularmente conhecida como gravidez psicológica. A fêmea apresenta todos os sinais de gestação, sem estar prenhe de fato. A duração média da fase é de 56 a 90 dias.
Então, para saber quanto tempo dura o cio da cadela, é preciso ficar atento aos sinais, pois a duração de cada fase pode mudar muito de uma cadela para outra, assim como de um ciclo para outro.
Por isso, embora possa servir de base, contar apenas com o calendário não é suficiente para determinar se o cio da cadela acabou. É necessário recorrer a outras estratégias.
Para saber quantos dias a cadela sangra no cio e quando ela não está mais nesse período, uma das dicas é ficar atento aos sinais de que ela está nas fases de proestro e estro. Entre os sintomas do cio, estão:
A respeito dos sinais da cachorra no cio, é importante destacar que, durante o estro, isto é, durante o período em que a cadelinha é permissiva à cópula, alguns sintomas, como o inchaço e a vermelhidão vulvar, tendem a se tornar menos evidentes, estabilizando-se, enquanto a secreção desaparece.
O início do diestro também é marcado pelo aumento das mamas, decorrente do estímulo das glândulas mamárias. Tecnicamente, os exames de citologia vaginal e dosagem hormonal são outras maneiras de descobrir se a cadela já não está mais na fase fértil.
Com 20 dias após a fecundação, o veterinário já identifica a gestação por meio de exames de imagem, como o ultrassom. Além de ser necessária para identificar o tamanho da ninhada e dar início ao pré-natal, a consulta é importante para descartar ou confirmar um quadro de gravidez psicológica.
Para terminar, se você não tem a intenção de cruzar sua cadela ou seu cachorro, considere conversar com um veterinário sobre a castração. Além de diminuir o risco de uma prole indesejada, o procedimento ainda ajuda a prevenir uma série de doenças, como alguns tipos de câncer, pseudociese e piometra.
Se você se interessou pelo tema como saber se o cio da cadela acabou e deseja saber mais sobre como cuidar da saúde e do bem-estar dos seus bichinhos, continue acompanhando os artigos da Petz!
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…