pimenta do reino
Engana-se quem pensa que cultivar temperos pode ser trabalhoso ou inviável. Quer começar a sua hortinha em casa, mas não sabe como plantar pimenta-do-reino? Então, chegou ao lugar certo!
Com cuidados simples, é possível ter o próprio jardim na varanda. No entanto, é preciso aprender o básico. Somente assim, as plantas conseguem se desenvolver apropriadamente.
Então, se você deseja aprender como plantar pimenta-do-reino em casa, prossiga com a leitura. Ao longo deste texto, você será capaz de adquirir todo o conhecimento necessário para cultivar esse tempero tão especial!
Diferente das outras espécies presentes no mercado, a pimenta-do-reino requer alguns cuidados especiais, principalmente em relação ao plantio e à manutenção. A boa notícia é que, uma vez que você saiba o que ela precisa, é fácil cultivá-la.
É preciso ter atenção em relação ao clima e à temperatura. Caso contrário, é possível que a pimenta murche ou nem sequer nasça. A questão da irrigação também é outro ponto importante.
Todos esses cuidados valem a pena! Afinal, após aprender como plantar pimenta-do-reino, você pode aproveitá-la como um tempero especial na culinária. Com um sabor único e picante, ela pode trazer um diferencial único para as refeições. Então, prepare-se e siga as nossas instruções!
O cultivo de pimenta-do-reino requer um clima mais úmido e tropical. Isso significa que as temperaturas ideais são acima de 24° C. Por isso, durante as estações mais frias, como o outono e o inverno, é importante procurar mantê-la em lugares aquecidos, já que ela não possui muita resistência ao frio.
Outro ponto importante é a questão da umidade. Para cultivar a pimenta-do-reino, o ambiente precisa ser úmido. Em climas constantemente secos, esse tipo de planta tende a não se desenvolver.
A iluminação mais indicada é a incidência dos raios solares diretamente na muda de pimenta-do-reino. Entretanto, recomenda-se colocar o vaso em sombra parcial. Assim, não há risco de ressecamento.
Outra dúvida muito comum sobre como plantar pimenta-do-reino é em relação ao solo e à irrigação. Ele precisa estar sempre úmido, mas sem que a planta esteja submersa, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.
Além disso, o solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e fértil. Então, vale investir em fertilizantes naturais e manter o fundo sem o famoso pratinho. Uma forma interessante de cultivar o pé de pimenta-do-reino é em um vaso suspenso ou na usual horta caseira.
Agora, como plantar a pimenta-do-reino? Ela se adapta bem ao clima tropical, úmido e quente. Para ela se desenvolver bem, procure deixá-la em uma temperatura entre 25 e 28 °C.
Para plantar pimenta-do-reino por meio de sementes, basta adquiri-las em uma loja especializada junto do vaso e dos demais equipamentos necessários de jardinagem. Lembre-se de comprar regador e pá.
Na sequência, basta abrir um pequeno buraco na terra e enterrar de três a quatro sementes. A frequência de irrigação é de três vezes por semana ou sempre que notar que o solo está seco.
Agora que você já sabe como plantar pimenta-do-reino, chegou o momento de entender como a colheita é feita. Ela só começa a acontecer com mais força após o terceiro ano do cultivo.
Por outro lado, é possível que haja duas colheitas a cada ano. Geralmente, elas acontecem nos meses com temperaturas mais quentes, em estações como verão e primavera.
A pimenta-preta (mais conhecida como pimenta-do-reino) deve ser colhida verde. Na sequência, é recomendável deixá-la no sol até secar.
Se você também é fã da pimenta-do-reino, que tal aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a planta? Confira uma seleção de curiosidades imperdíveis sobre ela:
Gostou de aprender sobre como plantar pimenta-do-reino? Então, continue acessando o blog da Petz para descobrir outras curiosidades e conteúdos relacionados à jardinagem e à natureza!
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…