Quem tem ou deseja uma horta em casa precisa aprender como plantar abóbora-espaguete. Esse vegetal é rico em vitaminas e minerais, e pode ser preparado de diversas formas, por isso costuma agradar à maioria das pessoas.
A abóbora-espaguete tem esse nome porque o interior dela se assemelha ao macarrão do tipo espaguete. Ela costuma fazer muito sucesso entre os veganos e quem deseja seguir um estilo de vida mais saudável. Sendo assim, vale a pena saber como plantar e cultivar esse vegetal. Confira!
O melhor período para plantar abóbora-espaguete fica entre a primavera e o verão. Isso porque essa planta se desenvolve melhor em climas quentes e não costuma germinar e crescer quando os termômetros estão marcando temperaturas abaixo de 20ºC.
Contudo, quem mora em uma região de clima quente, em que não costuma fazer temperaturas abaixo dos 20ºC durante o inverno, pode plantar esse tipo de vegetal durante qualquer estação.
Além disso, quem quer aprender como plantar abóbora-espaguete precisa saber que o plantio das sementes deve ser feito em uma sementeira ou um copinho plástico. Assim, a planta deve ser transportada para o local definitivo somente depois de a muda se desenvolver.
Se você quer aprender como plantar semente de abóbora, o primeiro passo para isso é preparar o local que vai receber as sementes. O ideal é misturar um pouco de terra e algum substrato, como o húmus de minhoca, e colocar essa mistura em um copinho plástico ou uma sementeira.
Após preparar o local do plantio, é necessário fazer um buraco de aproximadamente 2 cm de profundidade na terra e colocar as sementes nele. É possível colocar até três sementes por cova. Em seguida, tape o buraco e comece a cuidar da planta.
Também é preciso entender como cultivar a abóbora depois do plantio. O ideal é deixar a planta em um local bem ensolarado, já que ela precisa receber bastante luz solar para se desenvolver.
Até as sementes germinarem, a planta deve ser regada duas vezes por dia, preferencialmente pela manhã e à noite. A germinação costuma ocorrer entre quatro a oito dias após o plantio.
Quando a muda de abóbora já estiver desenvolvida, você pode transportá-la para outro local. Ela pode ficar tanto em canteiros quanto em vasos, mas o recipiente precisa ser grande, com um tamanho entre 30 e 40 L. Depois disso, alguns cuidados são necessários para o vegetal continuar se desenvolvendo e gerando frutos.
Regue a abóbora-espaguete a cada dois dias, mas não encharque a planta, já que isso vai atrapalhar o desenvolvimento dela. Só molhe até a terra ficar úmida.
As abóboras precisam de muita luz para se desenvolverem. Sendo assim, se você plantar esse vegetal em um vaso, deixe o recipiente em um local ensolarado por, pelo menos, três horas ao dia.
Podar a planta também é essencial para ela se desenvolver de maneira saudável. Você pode cortar as folhas amareladas ou enfraquecidas sempre que for necessário.
Geralmente, as abóboras são muito suscetíveis a pragas agrícolas que podem comprometer toda a plantação. Sendo assim, quem cultiva esse vegetal precisa saber como manter esses invasores distantes da planta.
Uma forma simples de proteger sua plantação é cuidar das plantas da maneira correta, ou seja, irrigá-las de acordo com a frequência ideal para cada espécie, adubá-las uma vez por mês e limpar bem os vasos.
Além disso, é recomendado usar algum repelente para espantar as pragas. Você pode encontrar esses produtos em lojas que vendem artigos de jardinagem, incluindo algumas versões mais naturais que não agridem o meio ambiente.
Você também pode fazer um repelente de pragas agrícolas em casa. O chá de hortelã, por exemplo, ajuda a espantar vários insetos, como as moscas-brancas. No entanto, se a sua planta já estiver sofrendo com uma infestação, pode ser necessário usar um inseticida para acabar com os invasores.
Um pé de abóbora-espaguete pode gerar de cinco a sete frutos por colheita, que ocorre uma vez a cada ano. Esses vegetais podem ser congelados e armazenados por alguns meses.
O período de colheita costuma ocorrer entre 90 a 100 dias, cerca de três meses, após a germinação das sementes. O ideal é utilizar uma tesoura de poda para retirar os frutos do pé, porque essa ferramenta é capaz de arrancar as abóboras com delicadeza e sem machucar as plantas.
Gostou de aprender como plantar abóbora-espaguete? Então, saiba que, na Petz, você encontra todos os produtos e ferramentas necessárias para cultivar todas as espécies de plantas. Explore nosso catálogo!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…