Se você está achando seu pet um pouco (ou muito!) pançudinho, confira as preciosas dicas do blog da Petz! Este artigo tem recomendações de especialistas sobre como fazer o cachorro emagrecer com saúde e sem sofrimento!
Cães acima do peso são igualmente fotos. Porém, no que diz respeito à saúde, os quilos a mais podem trazer uma série de consequências que diminuem a qualidade de vida do pet. Por isso, é hora de se preocupar em como fazer o cachorro emagrecer de forma saudável.
Para os humanos, a questão do “peso ideal” é um tanto polêmica. Porém, o fato é que muitos ainda recorrem ao famoso Índice de Massa Corpórea (IMC) como parâmetro. Basta fazer uma continha rápida (peso em kg/altura²) para obter um resultado bem objetivo.
Nos cães, devido às diversas diferenças entre as raças e mesmo entre indivíduos de uma mesma linhagem, a avaliação da obesidade é mais qualitativa. Segundo a Dra. Camila Canno Garcia, médica-veterinária da Petz, o parâmetro mais utilizado é o Escore de Condição Corporal.
Esse método tem como base a análise de diversas características corporais, contando principalmente com a palpação da camada de gordura do organismo do pet, conforme a escala abaixo:
Além dessas características, a Dra. Camila recomenda que o tutor esteja atento a outros sintomas da obesidade canina: muito cansaço ao fazer as atividades cotidianas (como brincar ou passear), dificuldade de locomoção, dificuldade respiratória e relutância em se locomover ou exercitar. Nesses casos, pode ser necessário aprender como fazer o cachorro emagrecer.
A resposta pode parecer óbvia: porque comem muito! Verdade, mas não é só isso. Não se pode colocar a culpa no animal, afinal, ele não é capaz de se servir sozinho. Por isso, seria melhor responder: porque os tutores oferecem mais comida do que os pets deveriam comer!
Sim, o erro é do tutor. Mesmo sem querer, as pessoas acabam dando a ração sem pesar a quantidade adequada. Ela é indicada na própria embalagem do alimento, em uma tabela chamada “quantidade diária recomendada”. O cálculo é baseado na idade e na atividade física do pet ou no peso ideal.
Muitos tutores dão comida a mais porque se sentem culpados, ou têm dó de deixar o pet em casa sozinho. No entanto, o peso extra é mais maléfico do que o tempo solitário. Por isso, comece a pesar direitinho a comida. Aliás, os petiscos só podem ter até 10% das calorias ingeridas no dia do pet.
Cachorro obeso: o que fazer? Se você suspeita que ele está acima do peso, comece a cuidar com a quantidade de petiscos que oferece. Por mais que seja difícil recusar uma guloseima saborosa ao pet, é melhor evitar do que contribuir para a diminuição da qualidade de vida.
Se você não sabe por onde começar, a primeira recomendação é: seja firme! A seguir, o blog da Petz separou algumas dicas de como estruturar a dieta para cachorro de maneira saudável e sem sofrimento.
O médico-veterinário é o profissional mais indicado para diagnosticar a obesidade canina. Em muitos casos, ele pode solicitar exames complementares a fim de identificar doenças que podem causar o aumento do peso, como o hipotireoidismo.
Com base na avaliação clínica e no resultado dos exames, o veterinário pode prescrever mudanças na dieta ou na rotina do pet, além de orientar se existe remédio para cachorro emagrecer de maneira segura e eficaz.
É certo que, para emagrecer, é necessário um aporte menor de calorias associado a um gasto energético maior. Porém, reduzir a quantidade de ração sem orientação de um veterinário aumenta o risco de o pet apresentar deficiências nutricionais. Por isso, não faça a dieta para cachorro obeso sozinho.
Durante o tratamento, muitos veterinários recomendam o uso de ração light para os cachorros. Ela tem todos os nutrientes necessários para o metabolismo, porém, oferece menor índice de gordura.
Para acelerar o processo de como fazer o cachorro emagrecer, muitos tutores podem querer estimular atividades físicas intensas, como corridas, saltos e outros. Porém, segundo a Dra. Camila, isso não é recomendado.
Ainda, isso contribui para aumentar o risco de problemas como estresse térmico e sobrecarga das articulações devido ao excesso de peso. Em vez disso, prefira estimular exercícios leves. Se possível, passeie com o pet mais de uma vez ao dia, evitando os horários mais quentes, entre 10h e 16h.
Segundo a veterinária, alguns casos podem ter indicação para outras atividades, como fisioterapia ou mesmo natação. Essas práticas devem ser realizadas apenas com orientação e sob a supervisão de um profissional da área.
Para ajudar no projeto de como fazer o cachorro emagrecer, conte com a loja da Petz! No catálogo, você encontra brinquedos inteligentes que vão estimular os instintos de caça do peludo, incentivando a atividade física. Confira!
A tartaruga é um réptil que desperta curiosidade. Com o corpo envolto por um casco…
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…