Categories: Plantas

Como fazer muda de tinhorão e cuidar da planta

O nome pode parecer estranho, mas essa plantinha já era um sucesso há bastante tempo! Aprenda como fazer muda de tinhorão e como cuidar dessa belezura com folhas e cores tão exóticas!

O tinhorão, também chamado de caládio, caladium ou coração-de-jesus, é uma plantinha nativa do clima tropical. Por isso, ela se dá tão bem no Brasil. É muito fácil aprender como fazer muda de tinhorão. Confira a seguir!

Conheça melhor a plantinha que renasce na primavera

Antes de aprender como fazer muda de tinhorão, conheça essa planta tão curiosa! No outono, as folhas ficam secas, amareladas, e caem. Já no inverno, parece que a plantinha morreu. Porém, não se engane, nem jogue o caládio fora! Ele irá renascer na primavera!

Essa magia ocorre porque o coração-de-jesus é uma planta que entra em dormência, algo bem parecido com a hibernação de alguns animais. Ele guarda a energia nos bulbos durante o inverno para “acordar” com força total na primavera, vivendo em plenitude durante o verão!

Folhas do tinhorão: um espetáculo à parte

O tinhorão é uma planta usada como ornamento em jardins e ambientes internos. Lindas, coloridas e grandes, as folhas podem atingir até 30 cm de uma ponta a outra. Elas têm um lindo formato de coração — daí o nome coração-de-jesus.

Além de a folha ser gigante e ter textura aveludada, apresenta cores brilhantes e bastante diversas. É possível encontrar tinhorão branco, verde, rosa e vermelho com estrias marcantes nas nervuras. Um espetáculo de tonalidades!

Hábitos de meia-sombra para uma vida completa

Nativo das florestas tropicais, o tinhorão adora morar em locais com meia-sombra. A luz solar direta pode queimar as folhas delicadas. Por isso, mantenha a planta protegida do sol — pode ser perto de uma janela com cortinas ou sob a sombra de um caramanchão.

Se a região em que você mora é bastante ensolarada, prefira criar o caládio dentro de casa. Porém, se notar que as folhas não se desenvolvem muito bem ou estão perdendo a cor, coloque a planta em áreas que recebam mais sol.

Em relação à temperatura ambiente, a planta tinhorão gosta de ficar entre 20ºC e 27ºC. Nesse intervalo, ela se desenvolve muito bem. Abaixo dessa faixa, as folhas ficam amareladas, e o caládio pode morrer.

Também lembre que a planta é originária da floresta tropical, onde a umidade é bastante alta. Portanto, se a sua região é muito seca, você pode fazer a umidificação do ar espalhando recipientes com água pela casa ou usando um umidificador artificial.

Regas para manter a planta saudável

A planta caladium gosta de umidade no ar e nas raízes. Por isso, mantenha o solo sempre hidratado, mas sem encharcar. O ideal é verificar a terra com os dedos e regar sempre que ela estiver seca.

Para não ocorrer acúmulo de água no vaso, certifique-se de fazer uma boa camada de drenagem no fundo do recipiente. Você pode usar uma porção de pedrinhas de construção ou de argila expandida para facilitar o escoamento.

Qual substrato é ideal para o tinhorão?

Bom, como plantar tinhorão? Como você sabe que ele adora morar em uma terra úmida e com boa drenagem, é necessário estruturar um substrato com areia de construção grossa e fibras de coco ou perlita.

O solo também precisa ser rico em matéria orgânica. Para isso, misture húmus de minhoca ou esterco curtido com terra vegetal. O pH é outro fator importante para o caládio: ele deve ser ácido. Com essa mistura acima, você garante um pH entre 5,5 e 6,5.

Como fazer a muda do tinhorão?

Finalmente, está na hora de falar sobre como fazer muda de tinhorão. O jeito mais fácil de realizar a propagação é por meio da divisão da touceira ou dos bulbos. A estação do ano mais propícia para isso é o inverno, mas a primavera também pode ser promissora.

O ideal é fazer as mudas enquanto o tinhorão está em estado de dormência para aproveitar toda a força reservada da planta. Assim, a mudinha cresce bastante saudável e forte. Se a planta-mãe já renasceu e está apresentando novas folhas, talvez você não tenha tanto sucesso com a propagação. Veja mais dias:

  • escolha os bulbos certos: eles devem ter pelo menos 3 cm de diâmetro;
  • plante os bulbos: usando o substrato indicado acima, coloque cada touceira em uma cova de pelo menos 10 cm de profundidade e cubra bem;
  • faça regas adequadas: no começo, molhe a muda diariamente. Depois, faça o teste do dedo na terra para regar quando necessário;
  • analise a luminosidade: no começo, os bulbos precisam de luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia. Quando as folhas nascerem, coloque a planta em meia-sombra.

Viu como fazer muda de tinhorão é fácil? Mais tranquilo ainda é visitar as lojas da Petz para encontrar tudo para o seu hobby de jardinagem. Visite a unidade mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

“Alzheimer” canino: sintomas, tratamentos e como prevenir

Você já ouviu falar de “Alzheimer” canino? A doença muito conhecida e até temida entre…

1 hora ago

Descubra já: tartaruga tem dente ou não?

A tartaruga é um réptil que desperta curiosidade. Com o corpo envolto por um casco…

17 horas ago

Saiba tudo sobre o macaco sagui, um animal pequeno e ágil

Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…

1 dia ago

Albatroz: conheça melhor esse gigante do mar

Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…

2 dias ago

Espécies de borboletas brasileiras que são fascinantes!

As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…

2 dias ago

Fisioterapia em cachorro: da prevenção à reabilitação

Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…

3 dias ago