Veja como fazer muda de hibisco é fácil! Sabia que essa planta tem muitos benefícios além do paisagismo? Ela também pode ser usada para fazer chá! Ao aprender a fazer a propagação, você pode usufruir de todas as vantagens!
As dicas do blog da Petz sobre como fazer muda de hibisco são bem tranquilas. Mesmo os jardineiros iniciantes conseguem propagar a planta sem grandes dificuldades. Continue a leitura e confira!
O nome científico do hibisco é Hibiscus sp. O representante mais famoso é o Hibiscus rosa-sinensis. Essa flor é símbolo nacional do Havaí, ilha situada no Pacífico Central.
A planta hibisco pode desenvolver-se em forma de arbusto ou de uma árvore pequena, podendo atingir de 2 a 5 m de altura. As flores são bastante grandes e vistosas. Além disso, as pétalas têm uma paleta de cores incrível!
A estaquia é o processo de propagação botânica por meio de um pedaço do galho de uma unidade adulta que já produz flores ou frutos. No caso do hibisco planta, escolha a espécie e corte um ramo de aproximadamente 20 cm.
Remova as folhas, deixando somente uma ou duas na parte mais alta do galho cortado. Enterre ¼ da ponta, apertando a terra ao redor de forma gentil, só para dar melhor sustentação para a muda.
Regue a muda sempre que notar o substrato seco, mas sem exagerar para não encharcar demais a terra. O excesso pode apodrecer as raízes da plantinha. Esse é o método mais fácil. Agora, confira uma forma mais avançada de como fazer muda de hibisco!
Tem como fazer muda de hibisco por meio das sementes, mas o método é um pouco mais trabalhoso. A seguir, o blog da Petz conta o segredo dessa forma de propagação!
Coletar as sementes do pé de hibisco parece impossível: se você não souber onde procurar, dificilmente vai encontrar. O segredo é o seguinte: a flor dura pouco tempo: um dia nas épocas mais quentes do ano e até três dias nos períodos mais amenos.
A parte que fica na planta do hibisco depois que a flor cai forma uma proteção que se parece com um copinho. É ela contém as sementes! Quando elas estão prontas para germinar, essa cápsula racha, derrubando-as no chão. É assim que se formam novas plantinhas.
A grande questão é como as sementes são formadas: essa parte é um pouco mais complicada. Elas só serão produzidas caso a flor tenha sido polinizada no tempo certo.
A polinização natural ocorre através do vento, das chuvas ou de animais, como as abelhas. O hibisco precisa que esses agentes “façam seu trabalho” logo que a flor se abre, pela manhã. Para você mesmo fazer isso artificialmente, pensando em propagar a plantinha com as sementes, use uma haste flexível com um algodão na ponta.
Passe-a em uma flor para obter o pólen, um pó amarelado que fica nas hastes centrais, e esfregue no estigma de outra flor. Ele é formado por 5 “bolinhas” mais escuras e altas que ficam na estrutura do meio. Proteja essa região após a polinização se o tempo estiver muito quente e chuvoso.
Demora de dois a três meses para as sementes ficarem prontas. Também é possível adquiri-las pela internet ou em lojas especializadas em produtos de jardinagem, como a Petz.
Bom, independentemente da forma, o plantio das sementes para fazer a muda de hibisco é bem mais fácil do que a coleta — ufa! Confira, a seguir, como plantar as pequeninas.
As sementes de hibisco devem ser colocadas em um substrato rico em nutrientes para germinarem e crescerem com força e saúde. Para prepará-lo, misture 1 parte de terra vegetal, ½ de húmus de minhoca, 1 de areia de construção de grão médio e ½ de terra vermelha.
Coloque o substrato em um recipiente, que pode ser um copo de plástico descartável. Agora, faça um buraquinho no meio (pode ser com o dedo ou o cabo de algum talher), com cerca de 0,5 cm de profundidade, e coloque uma semente, cobrindo-a com a mistura.
A germinação da semente, que é o momento em que ela solta a primeira raiz, ocorre em cerca de quatro semanas. O transplante das mudas para o local definitivo deve ser feito quando elas já tiverem com quatro a seis folhinhas.
Cuidar do hibisco é simples. Ele não tolera climas muito frios ou quentes — o ideal é que seja cultivado entre 18ºC e 27ºC. A luminosidade diária deve ser de pelo menos 6 horas. A rega deve ser feita apenas quando o substrato estiver seco.
O hibisco precisa receber adubo todo mês na primavera e no verão. No outono e no inverno, a fertilização pode ser feita a cada 45 dias. O produto pode ser o orgânico ou o NPK 4-14-8. Faça podas anuais.
Agora, você já sabe como fazer muda de hibisco! As lojas da Petz têm as sementes dessa linda planta e mais diversos itens de jardinagem. Visite uma unidade e confira todos os produtos!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…