Cedo ou tarde, os pets vão precisar usar alguma medicação, seja para prevenção de doenças ou para um tratamento específico. Porém, nem todos os animais aceitam esse momento com facilidade. Por isso, aprender algumas dicas sobre como dar remédio líquido para cachorro vai ajudar nessa tarefa complicada.
As medicações nem sempre têm um gosto agradável ao paladar. Se para muitas pessoas é difícil tomar remédio, imagina para os pets, que não entendem a importância de ingerir toda a dosagem necessária? Pensando nisso, o artigo vai te ensinar como dar remédio líquido para cachorro de uma maneira menos estressante. Confira!
Quem já precisou dar remédio para cachorro provavelmente passou pela experiência de ver boa parte da medicação sendo cuspida ou lançada para fora da boca do pet. Assim, no final, há um desperdício de medicação, e o animal acaba não ingerindo a dosagem recomendada pelo médico-veterinário.
Por isso, as dicas sobre como dar remédio líquido para cachorro são tão importantes. As medicações são calculadas de acordo com o peso e a doença em questão. Caso a quantidade ideal de medicação não seja toda ingerida, o tratamento pode ser ineficaz.
Além disso, quando ocorre desperdício da medicação, também há desperdício financeiro. Por exemplo, se a medicação acabar antes da finalização do tratamento, será necessário comprar outro frasco. Isso gera mais estresse para o animal e para o tutor, pois, é necessário repetir mais vezes a administração do medicamento, deixando o pet mais nervoso.
A primeira dica para dar remédio líquido para cachorro é sobre o próprio tutor, que precisa se preparar e estar calmo para realizar essa tarefa. Os cães percebem e sentem tudo ao seu redor, portanto, se você estiver ansioso ou estressado, o pet pode perceber que algo não muito agradável irá acontecer e também ficar ansioso.
Se for a primeira vez que o cachorro irá tomar remédio líquido, essa é uma ótima oportunidade de ensiná-lo e condicioná-lo a fazer isso sem estresse. Em um primeiro momento, veja como ele lida com a medicação.
Simplesmente ofereça o remédio e veja como ele reage. Por não ter nenhuma experiência nesse tipo de situação, o pet pode aceitar o medicamento normalmente. Agora, se ele rejeitar, saiba que existem outros modos de como dar remédio líquido para cachorro sem que esse momento seja traumático.
Uma alternativa para oferecer remédio líquido para cachorro é fingir que se trata de um petisco. Esse truque é bastante adotado pelos tutores ao lidar com comprimidos, mas também funciona com medicação líquida, utilizando um petisco sólido ou pastoso.
Para isso, misture o remédio em um pouco de sachê, por exemplo, ou em um biscoito para cachorro, se a quantidade não for muito grande. Assim, o pet pensa que está ingerindo apenas uma guloseima e come normalmente.
Infelizmente, essa tática não funciona com todos os cães e nem com todas as medicações. Se a dosagem for alta, o gosto do remédio pode sobressair o da guloseima. Se a medicação for muito amarga, o cachorro também pode sentir o gosto e deixar de comer o petisco, Mas vale a tentativa!
Uma maneira bem eficaz de como dar remédio líquido para cães é com o auxílio de uma seringa. Não é preciso abrir a boca do pet, apenas posicionar a seringa na lateral da boca, com a ponta no fundo próximo à garganta, com cuidado para não machucar o animal.
Empurre o líquido em uma velocidade média, enquanto o pet toma a medicação de pouco em pouco. Se possível, faça toda a dose de uma só vez. Dessa forma, a quantidade completa é ingerida, sem desperdícios e com menos estresse.
Essa dica também vale para as medicações prescritas em gotas. Dificilmente o pet ficará parado esperando cada gota cair na sua boca, então, o mais fácil é colocar toda a quantidade em uma seringa e administrar de uma só vez.
Quando o assunto é sobre como dar remédio para cachorro que morde, o desafio acaba sendo ainda maior. Primeiro, se não houver nenhuma restrição, tente disfarçar a medicação em petiscos e alimentos, como sugerido.
Em alguns casos, talvez seja preciso conter o animal com ajuda de outras pessoas ou de uma focinheira. Tente colocar a seringa embaixo do lábio do cachorro, mantendo a mão mais distante possível, e administre o medicamento.
Nos casos de animais bravos, é sempre importante procurar a ajuda de um profissional que auxilie nesse momento. Muitos casos de agressividade podem ser revertidos se encontrados os motivos pelos quais o cão morde.
É muito importante saber como dar remédio líquido para cachorro, mas é fundamental também que o pet não associe esse momento a algo muito traumático. Por isso, após administrar a medicação, elogie o cão, faça carinhos, brinque ou dê um petisco.
Essa atitude de compensação irá desassociar a experiência ruim de tomar o remédio, fazendo ele lembrar que algo bom vem em seguida. Dessa forma, as próximas vezes em que o animal precisar tomar medicação podem ser mais tranquilas.
Agora que você conheceu esses truques, já sabe como dar remédio líquido para cachorro. No blog da Petz, também há mais conteúdo e dicas sobre a saúde e bem-estar dos pets. Confira!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…