É a sua primeira vez como tutor de um cãozinho? Não se preocupe, pois é normal ter várias dúvidas sobre o cuidado, principalmente, quando o levar para passear. Afinal, nem sempre o seu companheiro aceita a coleira, sendo necessário aprender como colocar coleira em cachorro.
Depois de dar as vacinas nos primeiros meses, é hora de ensinar o seu cachorrinho a fazer as necessidades na rua, não é mesmo? Há certa curiosidade durante o passeio. Por isso, é essencial ter a coleira para ajudar a contê-lo e evitar a fuga, assim como aprender como colocar coleira em cachorro.
Pronto para levar o seu cachorrinho para passear? Então, não deixe de ler o conteúdo abaixo. Aqui, você encontra um passo a passo sobre como introduzir esse acessório no dia a dia do seu animal.
Encontrar a coleira para cachorro ideal é essencial para ensiná-lo a passear com esse acessório. Afinal, esse item causa estranheza e até estresse durante o primeiro contato com o pet.
Além disso, é muito importante escolher o modelo que mais se adequa ao que o seu cachorrinho precisa. Para ajudar nessa tarefa, a seguir, listamos os quatro mais usados tipos de coleira para cachorro.
O modelo enforcador é a coleira para cachorro grande mais usada durante o adestramento. Inclusive, se ele é um doguinho muito agitado, esse “colar” simples “aperta” quando você puxa a guia. Porém, evite deixar o seu companheiro de quatro patas com essa coleira sem supervisão para ele não se ferir por acidente.
A coleira peitoral para cachorro é colocada no pescoço e no tórax do pet. Ela é ideal para cachorros pequenos, deixando-os bem confortáveis e seguros durante os passeios. Você ainda encontra diversos tamanhos, cores e materiais para escolher o mais adequado para o seu pet.
A coleira tradicional, que não aperta como o enforcador, é a mais comum! Isso porque você regula o tamanho, fazendo com que ela se encaixe no que o seu pet realmente precisa. Ela é mais indicada para cães dóceis, que não se agitam com frequência.
O seu cão gosta de dar puxões, mesmo quando está em casa? Então, esse é o modelo ideal para você aprender como colocar coleira em cachorro. Quando ele puxar o acessório, o corpo vira para o lado, evitando que o companheiro canino se machuque com as puxadas frequentes.
Agora que já conhece os modelos de coleiras, é hora de por algumas dicas sobre como colocar coleira em cachorro em prática. O primeiro passo é chamar o seu cão para perto de você, sem ele sentir que corre algum “risco”.
Para evitar que o seu cachorro associe o barulho da coleira a algo ruim, lembre-se de manter a voz suave e carinhosa sempre que tiver com o acessório em mãos. Assim, você mostra para ele que a coleira é algo positivo. Lembre-se de fazer esse exercício com frequência até ele se acostumar.
Evite tentar colocar a coleira no cachorro de imediato! Provavelmente, isso vai assustá-lo. Uma dica é incluir alguns petiscos na atividade, além de carinhos, para mostrar que o passeio não é algo ruim ou temeroso.
Depois de habituar o seu cachorrinho à coleira, você pode tentar colocar o acessório aos poucos. Não importa o tipo escolhido, lembre-se de fazer esse movimento com cuidado, evitando deixar o pet ansioso ou estressado com a tarefa.
Esse é o momento mais decisivo ao aprender como colocar coleira em cachorro. Isso porque é quando ele percebe que está “preso” e pode se desesperar. Uma dica é dar um petisco após colocar a coleira, reforçando positivamente o passeio com a guia.
Se estiver colocando a coleira pela primeira vez para sair com o seu cãozinho, não tente ditar muito o passeio. Para deixá-lo mais confortável, solte um pouco a guia e faça com que ele se sinta livre para escolher onde ir, sem ficar puxando ou limitando o andar.
Quando o passeio acabar, lembre-se de tirar o acessório com cuidado e dar mais alguns petiscos. Assim, o animal vai associar a coleira com uma recompensa, comportando-se das próximas vezes.
O que achou dessas dicas? Se estiver procurando um lugar para comprar petiscos saborosos e vários modelos de coleiras, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira vários mimos para o seu cão.
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…