como calcular o volume de agua de uma piscina3
Ter uma área de lazer completa para se divertir com os amigos e a família é o sonho de muita gente, mas é preciso se planejar. Saber como calcular o volume de água de uma piscina também faz parte desse planejamento, pois é necessário manutenção, gastos financeiros e tempo para a limpeza.
Outro exemplo importante da necessidade de saber calcular o volume de água da piscina é a respeito do tratamento da água. Os produtos a serem adicionados devem ser em quantidades ideais para o tamanho da piscina. Dessa forma, todos podem nadar em segurança. Aprenda mais com o texto a seguir!
Para aprender como calcular o volume de água de uma piscina, precisamos entender que o segredo está no formato. Hoje, encontramos uma grande variedade de piscinas no mercado: quadradas, retangulares, ovais e redondas. Basta escolher a que mais se encaixa no seu estilo.
Porém, na hora de calcular o volume, precisamos dividir as piscinas em diferentes categorias, embora em todos os formatos seja utilizada a mesma unidade de medida para realizar algumas contas. Todos os cálculos são feitos em metros, e a unidade mais utilizada na hora de calcular volume da piscina.
Para saber como calcular o volume de água de uma piscina, tenha em mente que o resultado da fórmula será em metros cúbicos (m3) ou mil litros. O resultado final da fórmula de acordo com o formato da piscina deve ser multiplicado por mil.
O formato mais simples de ser calculado é o da piscina quadrada. Basta multiplicar os lados pela profundidade média e converter o resultado em litros. Com um exemplo é mais fácil compreender: suponha que você tenha uma piscina de 5 metros de comprimento e profundidade média de 2 metros.
5 (lado) x 5 (lado) x 2 (Profundidade média) = 50 m3
Agora, basta converter em litros: 50 x 1.000 = 50.000 litros.
O cálculo da piscina retangular é muito similar. A fórmula é a mesma: lado x lado x profundidade média. No entanto, neste caso, para aprender como calcular o volume de uma piscina retangular, é preciso considerar que os lados têm valores diferentes.
Suponha que a piscina retangular tenha 5 metros de comprimento, 3 metros de largura e 2 metros de profundidade. Repare que a base de cálculo é exatamente como a da piscina quadrada:
5 (comprimento) x 3 (largura) x 2 (profundidade média) = 30 m3
Agora, basta converter em litros: 30 x 1.000 = 30.000 litros.
Agora, vamos falar sobre um formato um pouco mais difícil, mas nada impossível. Apesar do cálculo ser um pouco complicado, utilizando uma calculadora, você não terá problemas para aprender como calcular o volume de água de uma piscina redonda.
tipos de cloro para piscina3
Para o cálculo desse formato de piscina, é necessário utilizar uma constante: o número 0,785, e multiplicá-lo pelas medidas da piscina. Como exemplo, utilizamos uma piscina de 5 metros de diâmetro e 2 metros de profundidade.
5 (diâmetro) x 5 (diametro) x 2 (profundidade média) x 0,785 = 39.25 m3
Agora basta converter em litros: 29.25 x 1.000 = 29.250 litros.
Se compreendeu como calcular o volume de água de uma piscina redonda, não terá problemas para calcular o volume de uma piscina oval. A diferença é que esta tem duas medidas de diâmetro. Imagine uma piscina de diâmetro menor 3 metros, diâmetro maior 6 metros e profundidade média de 1,7 metros.
3 (diâmetro menor) x 6 (diâmetro maior) x 1,7 (profundidade média) x 0,785 = 24 m3
Agora basta converter em litros: 24 x 1.000 = 24.000 litros.
Outro ponto fundamental para aprender como calcular o volume de água de uma piscina diz respeito à profundidade. Em muitos modelos, a altura da piscina é variável, sendo mais rasa em um ponto e mais funda em outro.
Nesses casos, precisamos calcular a chamada profundidade máxima, somando a altura máxima e a altura mínima, dividindo tudo por 2, conforme a fórmula abaixo, de uma piscina imaginária com as seguintes medidas: 50 centímetros no lado mais baixo e, na parte mais alta, 1,8 metro.
Profundidade média = (profundidade mínima + profundidade máxima) ÷ 2
(0,5 = 1,8) ÷ 2 = 1,15 m.
Viu como é fácil!? Lembrando que o resultado da profundidade média é sempre em metros, diferentemente do resultado do volume da piscina, que é em metros cúbicos. Agora, com todos os dados em mãos, é só utilizar a fórmula para cálculo de volume de água de acordo com o formato da piscina.
Aprender como calcular o volume de água de uma piscina é essencial para a sua manutenção, assim como aplicar produtos para tratamento e controle da qualidade da água. Se tem mais dúvidas de como cuidar da sua piscina, acesse agora mesmo o blog da Petz e confira outros conteúdos.
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…