“De olhos vermelhos, de pelo branquinho…”. Essa cantiga foi responsável por criar um imaginário popular de que essas são as características dos lagomorfos mais populares. No entanto, você sabia que existem vários tipos de coelho?
Assim como com cães, gatos e outros bichinhos, existem várias raças ou tipos de coelho no mundo animal. Eles têm características únicas, que os tornam ainda mais especiais. Conheça alguns deles a seguir!
Cada um dos tipos de coelho tem personalidade e características físicas únicas. Entender mais sobre a raça do pet é fundamental para oferecer os cuidados necessários para ele viver de forma saudável.
Abaixo, estão as raças de coelho mais populares no Brasil. Cuide para não se apaixonar por todas elas! Saiba mais sobre alguns dos peludos mais conhecidos e encante-se.
Esse é o coelhinho da canção de Páscoa: branquinho e de olhos vermelhos. Porém, o Nova Zelândia também pode ser vermelho, preto ou broken (branco com manchas espalhadas pelo corpo, que podem ser de qualquer cor citada).
A pelagem é densa, uniforme e muito fofinha. A cor dos olhos, em geral, é a mesma da pelagem. Isso só não acontece com o coelho branco: ele tem retinas despigmentadas que parecem vermelhas. Veja outras características:
Segundo pesquisas, o Rex surgiu na França e logo conquistou o mundo com beleza e personalidade. Hoje, ele é um dos mais populares tipos de coelho doméstico. As orelhas arrebitadas e os olhos grandes conferem a ele uma típica imagem de “coelhinho da Páscoa”.
O pelo é curto, porém aveludado. As cores mais comuns são: cinza, preto, branco e creme. Já os olhos variam entre vermelho e azul. Com personalidade ativa e gentil, o Rex adora receber carinho da família! Outra característica marcante é a inteligência. Esse pet adora brincar e precisa de atividades diárias. Confira mais detalhes:
Esse animal surgiu na Holanda, fruto do cruzamento entre outras raças de coelho (Lop Francês e Anão Holandês). Apesar de estar entre as raças que se adaptam bem à vida doméstica, ele precisa de socialização com outros bichinhos da mesma espécie.
No físico, destacam-se as orelhas caídas e o pelo fofinho, que criam uma espécie de coroa no topo da cabeça. O Holland Lop também tem pernas curtas e corpo compacto. Por isso, é considerado uma raça de pequeno porte e parece estar sempre abaixado. Veja mais:
Apesar do nome, o Cabeça de Leão, também chamado Lionhead, é um animalzinho bem dócil! É uma das espécies de coelho que se destaca por ter pelos volumosos, que envolvem a cabeça, como um aspecto de “juba”. A origem é incerta, mas pesquisadores acreditam que ele foi resultado de alguma mutação genética.
As cores podem variar entre diferentes tons de cinza, preto e creme. As orelhas são curtas e para cima, dando um ar curioso para o coelho. Hoje, é uma raça popular, encontrada em todo mundo. Os pelos são longos e demandam muitos cuidados. Portanto, espere gastar um tempinho penteando o pet! Confira mais características:
O Angorá Inglês destaca-se por ser um coelho peludo de aspecto único. É uma das raças mais antigas. Registros apontam que o pet faz companhia para famílias desde o começo do século 20.
Vale dizer que há quatro variantes de coelhos Angorá. O Inglês é conhecido por ser menor e mais popular. É recomendado escová-lo com frequência (no mínimo, três vezes por semana) para evitar nós na pelagem comprida. Além disso, a escovação pode ser uma ótima forma de interação. Veja outros dados dele:
Para quem gosta de coelho mini, o Anão Holandês é a raça perfeita! Essa fofura é muito conhecida e atinge, em média, 1,2 kg quando adulto, vivendo muito bem em apartamentos. Como o nome sugere, o pet surgiu na Holanda, país onde esses animais são muito comuns.
Ele se destaca por ter tamanho diminuto e pelo fofo, com orelhas pontiagudas e apontadas para cima. As cores variam entre cinza, caramelo, branco e preto. O Anão Holandês costuma ser tímido e assustado. Isso não significa, porém, que ele não pode ser carinhoso e interativo. Basta estimular confiança no pet! Veja mais sobre ele:
Agora, você já sabe quais são os tipos de coelho mais populares. Para oferecer uma vida saudável a esse pet, as lojas da Petz oferecem produtos exclusivos. Confira todos os itens para esses animais fofíssimos!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…