Na natureza, os coelhos são presas. Por isso, eles acabam mascarando e camuflando sintomas de doenças para evitar a atenção de predadores. A seguir, conheça os sinais de que o coelho vai morrer para manter o seu pet protegido.
O coelho tem uma expectativa de vida média de 8 a 12 anos. No entanto, esse número pode aumentar ou diminuir a depender dos cuidados que esse animal de estimação recebe no dia a dia.
Por isso, é muito importante que ele seja bem cuidado desde o nascimento até a velhice. Nesse caso, os cuidados com coelho incluem oferecer uma dieta adequada para a espécie, um recinto onde ele se sinta seguro para descansar, muitas brincadeiras e visitas rotineiras ao médico-veterinário.
Isso permite que o animal viva por muitos anos ao seu lado com saúde e bem-estar. Assim, você reduz as chances do coelho apresentar alguma doença.
Os coelhos são personagens populares na Páscoa e costumam ser animais de estimação que chamam atenção de crianças. Por mais que isso seja adorável, é necessário conhecer os cuidados essenciais para o animal ser bem tratado, entendendo que o pet não é um objeto — mas um ser vivo, que demanda atenção e o seu próprio espaço, como qualquer outro.
Uma criança pode ser totalmente capaz de alimentar, trocar a água e limpar a gaiola do animal de estimação. Contudo, ela pode não reconhecer os sinais de que o coelho vai morrer.
Sendo assim, é essencial que uma pessoa adulta acompanhe a criança nos cuidados diários com o pet. Caso necessário, o adulto poderá observar os sintomas de coelho doente.
Além disso, se a criança for bem pequena, pode ter dificuldade em manusear o coelho. Ao ser segurado de mal jeito, o pet pode sentir dor, desconforto e estresse. Por isso, evite essa interação até que o pequeno esteja apto para a tarefa.
Quando um coelho de estimação se torna um idoso, ele pode ficar cada vez mais letárgico e comer menos. Os pelos ficam ralos e o pet tem a mobilidade reduzida, pulando muito pouco. Esses são sinais comuns da idade.
No entanto, esses sintomas não são nada normais em animais filhotes, jovens e adultos. Por isso, veja 5 sinais de que um coelho vai morrer. Se você notar algum deles no pet, leve-o imediatamente para um atendimento veterinário.
Comer é uma das atividades mais importantes para a sobrevivência de qualquer animal. Por isso, a perda do apetite pode ser um dos sinais de que o coelho apresenta alguma alteração que pode colocar a sua vida em risco. Até porque esse pet se alimenta constantemente, graças ao seu metabolismo acelerado.
Um coelho com falta de apetite pode ser um sinal de muitas doenças. Então, sem a ajuda de um médico-veterinário especialista em animais silvestres, fica quase impossível saber como ajudar o pet.
Ver um coelho com a respiração acelerada após correr e pular pela casa é totalmente esperado e normal. Contudo, observar esse sintoma quando o pet está deitado, sem ter feito nenhuma atividade física intensa, é preocupante.
O mesmo vale quando o animal apresenta uma respiração fraca e superficial. Em ambos os casos, ele pode estar sofrendo de problemas respiratórios, cardíacos ou metabólicos, além de também ser sinal de infecções por micro-organismos. Tudo isso é muito grave e merece atenção.
Os coelhos são animais inquietos. Eles correm, pulam, sobem, descem, mastigam, roem e saltitam quase o tempo todo. Eles também costumam apreciar demais a companhia dos tutores.
Dessa forma, um dos cuidados a ter com coelhos é observar se eles estão muito quietos ou isolados em um canto da casa para não serem incomodados. Caso note esses sintomas, consultar um veterinário é a melhor opção para ajudar o pet.
Quem tem um coelho em casa sabe que esse animal de estimação produz fezes em forma de pequenas bolas, de coloração marrom bem escura.
Entretanto, as fezes moles ou com a presença de sangue ou muco não são normais. Quando isso acontece, o coelho pode se desidratar rápido. Além disso, se a causa do sangramento for um corpo estranho, o animal deve ser socorrido imediatamente.
A ausência de fezes nos coelhos também é um sinal de alerta. Isso pode estar associado a quadros obstrutivos, de redução de motilidade ou até de dor intensa. Caso essas alterações não sejam identificadas a tempo, o animal pode correr risco de vida.
Os coelhos são muito higiênicos, cuidando da própria limpeza com “banhos de língua”, da mesma forma que os gatos. Assim, os pelos ficam sempre alinhados e limpos.
Por isso, tenha atenção ao ver um coelho com os pelos desgrenhados, arrepiados, caindo, em grumos, sem brilho ou com a presença de caspas. Isso é um forte indício de que ele não está fazendo a higiene habitual, o que é muito preocupante.
Esses podem ser alguns sinais de que o coelho vai morrer. Se notar algum deles no animal de estimação, procure um dos Centros Veterinários Seres imediatamente. Assim, o pet será atendido com a rapidez, a qualidade e a tecnologia que você só encontra no Seres!
Adotar um coelho de estimação é um momento importante para a família. Há quem prefira…
Todo tutor de gato já sabe de cor algumas doenças que podem atingir os felinos…
Se você tem um aquário em casa e gostaria de ter mais habitantes além dos…
As hemorroidas são conhecidas por serem incômodas e bem doloridas. Pela grande preocupação que temos…
O Shih Tzu é uma das raças mais populares no Brasil. Segundo levantamento da Quaest,…
Indícios históricos mostram que os cachorros egípcios estão entre os mais antigos do mundo. Alguns…