Os coelhos são pets muito fofos e encantadores. E, assim como as outras espécies, eles têm suas peculiaridades e comportamentos específicos. Muitos desses comportamentos podem ser considerados estranhos, caso você nunca tenha convivido com essa bolinha de pelos.
E, apesar de várias ações serem preocupantes, algumas são apenas instintivas e não oferecem riscos físicos ou à sua saúde. Um desses hábitos é fazer tocas, quando o coelho é criado em lugares abertos ou com espaços que o permitam cavar. Esse hábito também pode acontecer, em vão, no chão de sua casa, por exemplo.
Neste artigo, explicaremos mais sobre esse hábito dos coelhos, para que serve e também outras curiosidades sobre esses bichinhos fofos. Continue lendo!
Por que o coelho faz toca?
Na natureza, os coelhos vivem em bando e moram em tocas debaixo da terra, construídas por eles mesmo. Cavar é parte da essência desses animais. Mesmo quando domesticados, eles podem manter esse hábito, cavando o chão ou tentando escavar em outros lugares, como o sofá, a cama ou até mesmo em potes, mesmo que não obtenham sucesso.
Além de ser um comportamento instintivo, cavar pode ser uma forma de os coelhos expressarem seus sentimentos. Quando se sentem solitários ou ignorados pelos tutores, eles podem usar esse comportamento para chamar a atenção dos seus companheiros humanos, seja para brincar ou para sinalizar que não estão se dando bem com outros pets da casa.
Esses hábitos ocorrem, pois os coelhos vivem em grupos e as tocas no chão ou acessórios como túneis podem trazer certa segurança a eles. Isso porque eles se sentem protegidos e acolhidos nesses ambientes, quando estão passando por alguma situação desconfortável.
Além disso, o hábito de cavar também ajuda a manter as unhas desses bichinhos no comprimento ideal. Seria como lixar as unhas de um jeito natural. Caso você queira evitar essa escavação por esse motivo, é recomendável levá-lo a um veterinário de confiança para apará-las. Manter as unhas muito longas pode causar problemas de saúde.
Outra causa muito comum é por pura diversão. Quando seu coelho está entediado, cavar pode ser uma forma de gastar energia e passar tempo!
Os coelhos escondem seus filhotes nas tocas?
Sim, é comum os coelhos esconderem seus filhotes nas tocas. Isso porque esse ambiente é como se fosse seu ninho e, na natureza, é usado como proteção dos filhotes a possíveis predadores. Os coelhos adultos costumam colocar sua ninhada dentro das tocas e fechá-las para mantê-los seguros. As fêmeas não permanecem dentro do ninho após o parto; elas protegem a entrada da toca enquanto se recuperam. Elas entram para amamentar os filhotes e fecham a toca novamente logo em seguida.
Embora pareça um processo trabalhoso, os filhotes de coelho não precisam ser amamentados com muita frequência. As fêmeas geralmente amamentam uma vez a cada 24 horas, preferindo horários com pouca luz, e a amamentação dura de 10 a 15 minutos. Portanto, essa estratégia de abrir e fechar o ninho para proteger os filhotes não é tão trabalhosa quanto pode parecer.
Outras curiosidades sobre coelhos
Como citamos no início do artigo, os coelhos têm outros hábitos bem peculiares. Então, separamos alguns deles:
Eles comem as próprias fezes
Começando com uma bem inusitada, mesmo que tenha uma certa explicação. Apesar de esquisito e repulsivo para nós humanos, é um hábito comum para esses animais. Eles realizam essa prática apenas uma vez por dia, pela manhã ou à noite.
Além disso, não comem todas as fezes, apenas uma parte delas, as quais acreditam ter muitos nutrientes necessários. Esses nutrientes fazem parte da “cecotrofos”, conhecida também como “fezes noturnas”, que são produtos da fermentação de alimentos.
Uma visão excelente
Os coelhos têm muitos sentidos bem apurados, mas a visão é um dos que mais se destaca, por ser o sentido mais bem desenvolvido desses bichinhos. Assim como outros animais, os coelhos podem enxergar no escuro e sua visão noturna é ainda mais satisfatória.
Além dessa visão noturna, os coelhos têm apenas um ponto cego: a frente de seu nariz. A visão desses animais é quase 360º e serve muito bem para avistar predadores, inclusive os que tentam vir de surpresa pelas costas.
Seres bem expressivos
Os coelhos são encantadores e essa fama de simpatia não é à toa. Eles são animais super expressivos e não medem esforços para demonstrar sua felicidade. Quando se sentem felizes, seu comportamento demonstra facilmente. Alguns de seus hábitos selvagens afloram. Saltos altos e rápidos, giros grosseiros e corridas desesperadas são algumas das práticas que eles fazem quando estão bem felizes.
Se você quiser ficar por dentro de outros assuntos relacionados a coelhos ou outros pets, não esqueça de sempre acompanhar o Blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…