Observar que um animal tão peludinho e fofo está ficando careca é preocupante, ainda mais se é ele próprio quem está causando isso! Conhecer o comportamento desse mamífero e algumas doenças que o afetam pode ajudar a entender por que coelho arranca pelo!
Alguns desequilíbrios na saúde do dentuço ou o estresse ambiental podem causar desconforto e dor, fazendo com que ele arranque os próprios pelos. Porém, há casos normais e esperados em que isso não é preocupante. Confira com mais detalhes a seguir.
Se você quer entender por que coelho arranca pelo, saiba que essa investigação é muito importante para a saúde do animal. A questão pode ser esperada ou se manifestar como um problema sério, então, é importante saber identificar.
O coelho arranca os pelos na fase de muda/troca da pelagem. Para facilitar e adiantar o processo, o dentuço remove os pelinhos mortos da superfície da pele, pois eles serão substituídos.
Normalmente, nesses casos, não se observa alteração alguma na pele ou falhas de pelo no corpo do animal. Portanto, esse é um comportamento natural que não traz preocupação.
Outro motivo por que coelhos arrancam os próprios pelos está ligado à gestação. As fêmeas, quando estão próximas de parir, tiram os pelos da região do abdômen para expor melhor as mamas e ajudar os filhotes durante a amamentação.
Os pelos arrancados são comidos pela coelha ou usados para fazer o ninho para os filhotes com o objetivo de mantê-los aquecidos, confortáveis e seguros.
Como você viu, observar um coelho arrancando pelo pode ser normal, mas, caso seu dentuço não esteja trocando de pelagem ou sua fêmea não esteja prenha, algo ruim pode estar acontecendo. Veja as alterações mais comuns que causam esse sintoma.
Um dos sintomas de doença na pele de coelho é arrancar o próprio pelo. As chamadas dermatites (inflamações na derme) podem ser causadas por sarnas, bactérias, fungos ou alergias, causando uma coceira intensa.
O coelho arranca os pelos para aliviar a coceira. Por isso, ele pode ficar com falhas na pelagem, apresentar vermelhidão, crostas e descamação (como se fosse caspa) na pele e ter lesões com sangramento.
Um dos motivos por que coelho arranca pelo é alteração digestiva. Se o pet sente dor ou desconforto na região do abdômen, pode apresentar esse comportamento e arrancar a pelagem do local.
No caso de incômodos digestivos, o ato de arrancar os pelos é acompanhado por outros sintomas, como falta de apetite, apatia, aparência da pelagem prejudicada, dificuldade para evacuar ou diarreia.
Toda espécie animal tem particularidades quanto a comportamento, alimentação e relação com o entorno. A qualidade de vida dos bichinhos está diretamente associada a esses aspectos.
Para que o dentuço possa estar bem, ele precisa de espaço suficiente na gaiola ou recinto para se movimentar, se alimentar, descansar, brincar e fazer atividade física. As condições de higiene também devem ser adequadas, assim como a dieta e o fornecimento de água.
Um ambiente inadequado pode deixar o coelho estressado, e isso pode levá-lo a arrancar os pelos repetidamente como uma forma de desviar a energia e a frustração por meio de um comportamento atípico (que não é esperado que aconteça).
Mais uma vez, a dor pode ser um motivo por que coelho arranca pelo. Se o dentuço sentir desconforto na boca ou nos dentes, pode tentar tirar a pelagem para aliviar essa sensação.
A primeira coisa a fazer quando o coelho está arrancando o próprio pelo é observar se se trata de uma fêmea prenha ou se o animal está em troca de pelagem. Caso seja uma dessas opções, essa fase vai passar e não há motivo de preocupação, já que é um comportamento esperado.
Porém, se você notar outras alterações, é importante consultar um médico-veterinário especializado em animais exóticos. Colete todas as informações sobre o estado de saúde do coelho, quando iniciaram os sintomas, qual tipo de alimento ele come, como é a rotina dele e o ambiente em que ele fica.
O médico-veterinário é o único profissional capacitado para diagnosticar qual alteração o coelho está apresentando e prescrever o melhor tratamento. Assim, o dentuço logo se recupera e para de arrancar os pelos, pois a dor ou o estresse são tratados.
Para evitar que o coelho arranque o pelo, é importante conhecer as necessidades fisiológicas e físicas da espécie. Promova um ambiente enriquecedor, com espaço suficiente para que o pet possa expressar o comportamento natural, e ofereça alimentos próprios para ele indicados pelo médico-veterinário.
Como você pôde conferir, algumas doenças ou estresse ambiental são motivos por que coelho arranca pelo. Não deixe de acessar o site da Petz: lá, você encontra tudo de que precisa para a saúde e o bem-estar do seu animal!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…