Cada vez mais pessoas têm interesse em adquirir um mini coelho. No entanto, é fundamental saber mais sobre a alimentação do orelhudo para ele manter uma boa saúde. Uma dúvida dos tutores é saber se mini coelho pode comer chuchu.
O legume está muito presente na maioria das casas, afinal, é bem fácil e simples de cultivar. Além disso, o chuchuzeiro produz o ano todo, o que o torna fácil de encontrar nas feiras e nos mercados. Hoje, você vai saber se o chuchu pode fazer parte da alimentação do mini coelho. Confira!
O chuchu é um legume que pode ser aproveitado em diversos tipos de refeições. Rico em água, fibras e vitaminas, também é utilizado em dietas de baixa caloria, pois sacia o organismo sem muito incremento calórico. Outra vantagem é que o chuchu tem propriedades antioxidantes e previne algumas doenças.
Na culinária, todas as partes do chuchu, ou seja, a casca, as sementes, os brotos, a polpa e as folhas, podem ser aproveitadas. Tanto cru, quanto cozido, é um alimento muito apreciado.
Muitas pessoas também fazem compotas de doce de chuchu. Existem relatos de que ele é um legume muito antigo, cultivado pelos Astecas. Veja as variedades de chuchu.
O chuchu-branco é menor que os outros tipos e não tem espículas. Além disso, é rico em fósforo e magnésio, que auxilia no fortalecimento dos ossos, assim como em vitamina C e zinco, que também ajudam a manter a imunidade em dia.
O chuchu-verde é mais rígido que o branco, mas, por dentro, é bem mais macio. Possui espículas e as mesmas vitaminas que o chuchu-branco, é rico em fibras e pobre em calorias.
É bem maior que o chuchu-verde e o chuchu-branco, além de ter um número bem maior de espículas. Os benefícios são os mesmos, mas quanto mais novo o fruto, mais saboroso e fácil de retirar a casca.
Agora que você já sabe as características, os benefícios e os diferentes usos do legume, será que mini coelho pode comer chuchu? Veja quais são os cuidados nesse consumo em seguida!
Se você está interessado em saber quais são os melhores alimentos que pode oferecer ao seu pequeno, o chuchu está liberado. Então, sim, mini coelho pode comer chuchu. Como todos os tipos de chuchu possuem os mesmos benefícios, você pode oferecer aquele que tiver em casa.
Além disso, o mini coelho pode aproveitar dos benefícios mencionados acima. O lagomorfo precisa de uma dieta rica em vegetais, principalmente folhas, então, sempre ofereça alimentos que somem benefícios para ele.
Apesar de o pet poder comer chuchu, é muito importante tomar alguns cuidados com o mini coelho. Se for a primeira vez que você oferece o alimento a ele, comece sempre com pequenos pedaços e veja se o organismo aceita o petisco.
É necessário higienizar muito bem o alimento. Caso ele seja orgânico, você pode oferecer com a casca, principalmente o chuchu-branco, que não contém espículas. Do contrário, retire a casca e corte pequenos pedaços.
Deixe o chuchu na gaiola e retire o que o mini coelho não comer. Os restos podem gerar problemas intestinais quando ingeridos, além de atrair moscas e outros insetos indesejáveis. Não exagere na quantidade, pois o chuchu é rico em água, e o excesso também pode causar desconforto intestinal.
Ofereça o chuchu ao mini coelho cerca de duas vezes na semana. Ele vai ajudar no desgaste dos dentes do orelhudo, que não para de crescer.
A folha do chuchu contém diversos benefícios. Muitas pessoas fazem chá para controlar a pressão arterial. Então, será que ela pode ser oferecida como comida para coelho mini?
Sim, mini coelho pode comer chuchu, incluindo a folha. Ela tem propriedades antioxidantes e é rica em fibras. Para ofertá-la ao orelhudo, selecione duas folhas, lave-as muito bem e pique em pedaços grandes. Depois, é só colocar na gaiola.
Assim como o chuchu, comece pelo pequeno consumo de introdução das folhas antes de fornecer toda a porção. Esse cuidado ajuda a identificar a aceitação do alimento recém-introduzido.
Toda raça de coelho tem o mesmo tipo de alimentação, ou seja, à base de feno, legumes, verduras e frutas. No entanto, como cada vez mais tutores têm o orelhudo em casa, hoje, existem as rações que facilitam a oferta de nutrientes ao animal no dia a dia.
A ração extrusada é uma das melhores que existem no mercado e pode ser oferecida diariamente, conforme o fabricante. Além dela, o coelho deve ter o feno à vontade na gaiola, essencial para o funcionamento do intestino e o desgaste dos dentes.
Ao contrário do feno, a ração não deve ser deixada à vontade. O excesso do consumo pode levar a problemas gastrointestinais importantes. Lembre-se que o feno ou o capim fresco é a base da dieta do coelho.
Ofereça frutas, como a banana, o morango, a maçã, a pera e a framboesa, três vezes na semana ao orelhudo para complementar e servir como um enriquecimento alimentar. Alguns legumes que mini coelho pode comer, como a cenoura, a beterraba e o chuchu, também podem ser oferecidos com moderação.
Agora que você já sabe que o coelho pode comer chuchu e outros alimentos seguros para o organismo, que tal fazer uma refeição bem gostosa para o seu companheiro? Conte com as opções completas e saudáveis do site da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…