Você sabe a diferença entre lebre e coelho? Mesmo sendo animais extremamente parecidos, existem muitas características diferentes entre eles. Descubra quais são elas no conteúdo a seguir e se surpreenda!
Por incrível que pareça, o coelho e a lebre pertencem à mesma família, conhecida como leporídeos, ou Leporidae. No entanto, essa família possui mais de 50 espécies divididas entre 11 gêneros.
O coelho representa todos os gêneros pertencentes a essa família, com exceção das espécies que estão dentro do gênero Lepus. Todas elas são consideradas tipos diferentes de lebres.
Essa é uma grande diferença entre coelho e lebre. Os Oryctolagus cuniculus, como também são conhecidos os coelhos europeus, cavam tocas em campos, arbustos e florestas. Ademais, vivem perto do nível do mar, devido ao solo arenoso e macio. Presentes na Península Ibérica, em alguns locais da França e no norte da África.
Já as lebres europeias, conhecidas também como Lepus europaeus, vivem em ninhos de grama achatada, gostam de pastagens e campos abertos. Distribuem-se pelo território da Grã-Bretanha, Oriente Médio, Europa Ocidental e Ásia Central.
Quando falamos da diferença entre lebre e coelho, a morfologia é um fator que chama a atenção. As lebres possuem 48 cromossomos, sendo um pouco maiores que os coelhos.
Possuem um comprimento médio de 68 cm, com pelos que variam entre os tons marrom-amarelado e marrom-acinzentado. Já o interior da pelagem é de cor branca acinzentada, e a parte superior é preta. Suas orelhas chegam a medir 98 mm e seu crânio articulado é um destaque.
Durante o inverno, esse animalzinho muda a cor de sua pelagem para um tom mais próximo do branco-acinzentado. É um bichinho atlético, podendo realizar saltos de até 3 metros de altura.
O coelho possui 44 cromossomos, é menor do que a lebre e possui orelhas mais curtas. Mede em torno de 44 cm e seu peso varia de 1,5 até 2,5 kg. Porém, seu tamanho pode variar muito de acordo com a raça do dentuço. Sua pelagem mistura cores como cinza, marrom e preto. Já a parte interior possui tons de cinza claro.
Os coelhos são vespertinos, noturnos e sociáveis. Cavam tocas grandes e elaboradas, abrigando de 6 até 10 orelhudos. Machos se tornam mais territoriais durante o período de reprodução. Se comunicam com sinais e cheiros e batendo patas no chão. Além disso, emitem ruídos altos quando assustados.
As lebres também são vespertinas e noturnas, no entanto, são solitárias. Só as encontramos durante o dia em época de reprodução. São presas de diversos animais, como raposas, falcões e corujas. Por conta de seus sentidos aguçados, atingem alta velocidade ao detectar ameaças e esquivam-se dos predadores.
Essas orelhudas se comunicam por ranger de dentes, dando sinal de perigo, e grunhidos guturais. Emitem também um grito muito agudo quando estão presas ou feridas.
A alimentação dos dois animaizinhos não é diferente. Ambos são herbívoros e realizam a coprofagia, ou seja, consomem os próprios excrementos para absorverem todos os nutrientes que o alimento puder oferecer.
Os dois se alimentam principalmente de grama, porém, no inverno, as lebres também comem ramos, casca de arbustos, árvores frutíferas pequenas e rebentos. Já os coelhos se alimentam de folhas, casca de árvores e raízes.
Ao se perguntar qual a diferença entre o coelho e a lebre, os filhotes desses animaizinhos se diferem de forma marcante. Os bebês lebres já são precoces, nascendo desenvolvidos e prontos para realizar as funções próprias. Já os bebês coelhos nascem cegos, carecas e surdos, dependendo totalmente da mãe.
Além disso, outra diferença entre eles é a reprodução em si. Lebres se reproduzem no inverno e no verão. Sua gestação dura até 56 dias e sua ninhada pode gerar de 1 a 8 orelhudos. O desmame do filhote acontece ao completar 1 mês de idade e sua maturidade sexual chega entre 8 e 12 meses de vida.
Os coelhos se reproduzem por todo o ano. Sua gestação é mais curta que a da lebre, durando em média 30 dias, e sua ninhada pode gerar de 5 até 6 dentuços. O desmame ocorre também ao completar 1 mês de vida e sua maturidade sexual chega aos 8 meses de idade.
Agora que você sabe a diferença entre lebre e coelho, que tal conhecer mais sobre cuidados, dicas e curiosidades sobre esses e outros animais? Confira outros conteúdos aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…