Categories: Coelhos

Dia do Coelho: saiba mais sobre esse animal incrível

Você sabia que, em 30 de setembro, é comemorado o Dia do Coelho? A Petz preparou um artigo especial, com tudo o que você precisa conhecer sobre esse animal incrível. Continue acompanhando e confira!

Como o Dia do Coelho surgiu?

O Dia do Coelho foi criado pela organização Rabbit Charity, como uma iniciativa para impedir os maus tratos e a caça predatória do animal. A comemoração é feita todo último sábado de setembro, por meio de ações de conscientização sobre a importância do cuidado com o bicho selvagem e doméstico.

A criação de uma data comemorativa internacional em homenagem à espécie foi motivada pelo risco de extinção. Segundo dados da Forbes, nos últimos 10 anos, foi registrada uma queda de 70% na população de coelhos selvagens, ocasionada pela expansão agrícola e pelas alterações climáticas.

Características do coelho

O coelho é uma espécie de mamífero que pertence à família Leporidae. O animal quadrúpede possui o corpo arredondado e coberto por pelos, com orelhas longas e cabeça grande.

Pode pesar até 8 kg e consegue correr agilmente, principalmente quando é atacado por predadores. Esse peludo fofo também é conhecido por características reprodutivas, já que pode dar à luz a até 12 filhotes, em uma única ninhada.

Se você tem interesse em saber o que o coelho come, saiba que ele é herbívoro, alimentando-se de frutas, raízes, sementes e cascas de árvores. No caso dos animais de estimação, além de frutas, legumes e verduras, é possível oferecer rações, que devem ser prescritas pelo veterinário.

Tipos de coelhos

Para quem pretende adotar o animal como pet, pode ser interessante saber que existem vários tipos de coelhos. É possível encontrar 8 gêneros e mais de 45 raças, que se diferenciam, principalmente, pela cor e pelo tamanho.

Algumas raças mais conhecidas são: Angorá (famoso coelho branco), Hotot, Lion, Holandês e Loop. Além da aparência, elas podem se diferenciar pela personalidade, já que algumas podem ser mais agitadas, enquanto outras, tranquilas.

Uma raça que merece destaque é Gigante de Flandres, conhecido como coelho gigante. Originário da Bélgica, recebeu esse nome devido ao peso, que pode chegar a 23 kg, medindo em torno de 18 cm de comprimento.

Coelho como pet

Agora que você já sabe da existência do Dia do Coelho e entende a importância dos cuidados, já pensou em ter esse animal como mascote? Ele é dócil e uma ótima companhia.

O coelho doméstico é independente e silencioso. Assim como o gato, é responsável pela própria higiene. Ele adora ficar livre, mas também pode viver em gaiolas. O ideal é pedir orientação profissional para decidir qual é a melhor forma de cuidar do animal.

Quanto ao temperamento, o coelho é carinhoso e gosta de ficar no colo. Você pode passar bastante tempo na companhia do pet, inclusive com crianças por perto. Lembre-se apenas de deixá-lo longe de fios e aparelhos elétricos, por conta do hábito de roer objetos.

Cuidados com o coelho

Se você decidiu ter um coelho de estimação, algumas dicas podem ajudar na hora de cuidar do novo amigo. Vacinação e alimentação devem sempre ser confirmadas com o veterinário, que pode prescrever um tratamento específico para o pet.

Vacinas

Da mesma forma que gato e cachorro, o coelho pode ser vacinado. A ação ajuda a prevenir doenças como mixomatose, pasteurelose e D.H.V. (doença hemorrágica viral). As doses podem ser administradas a partir da 8ª semana de vida do mascote e devem ser repetidas anualmente.

Alimentação

A dieta do coelho é baseada em fibras. Por isso, você pode alimentá-lo com legumes, verduras e frutas. No entanto, o cardápio também pode incluir feno e rações específicas para roedores. O mascote pode comer cenoura, que também serve para desgastar os dentes, que continuam crescendo por toda a vida do coelho.

Atividade física

Uma das razões de existir o Dia do Coelho é preservar o bem-estar do animal. Para isso, é importante investir em ações que garantam a saúde do pet. O coelho costuma correr e se movimentar muito na natureza. Por isso, é indicado que ele possa se movimentar nas residências.

Mesmo quando criado em gaiolas, ele precisa ficar solto e fazer atividades físicas durante uma parte do dia. Uma dica é adicionar brinquedos à rotina do pet para ele se exercitar.

Para finalizar, vale lembrar que o coelho exige cuidados diferentes de outros animais de estimação, como cães e gatos. Por isso, o ideal é procurar a orientação de um veterinário especialista em animais exóticos.

Gostou de conhecer o Dia do Coelho e saber mais sobre esse mascote fofo? No site da Petz, você encontra um catálogo completo de produtos para cuidar do novo amigo. Acesse agora para conferir gaiolas, bebedouros, feno, brinquedos e muito mais!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

22 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago