Adotar um coelho de estimação é um momento importante para a família. Há quem prefira escolher o sexo do animal antes de levá-lo para casa, enquanto outros só buscam como saber se o coelho é macho ou fêmea após um período de convívio.
Por um lado, as orelhas grandes, os dentes compridos e o andar saltitante são características que todos sabem a respeito deles. Por outro, algumas características anatômicas não são tão conhecidas.
Assim, quem é tutor do pet ou está diante de filhotes recém-nascidos logo quer saber como descobrir o sexo do coelho. Então, continue a leitura abaixo e tire todas as suas dúvidas!
Identificar o sexo de alguns animais pode demandar um pouco de habilidade e experiência. Contudo, seguindo o passo a passo abaixo, você aprenderá como saber se o coelho é macho ou fêmea.
A primeira orientação é não se basear em fontes não confiáveis. Elas costumam dar dicas quanto ao tamanho, à cor e ao comportamento para diferenciar coelho fêmea e macho. Porém, a verdade é que somente observando o órgão reprodutor é possível fazer essa distinção.
O órgão reprodutor fica entre as patas traseiras do pet. Para visualizá-lo, é preciso posicionar o coelho confortavelmente, com a barriga para cima, o que pode ser feito diretamente no colo ou nos braços. Vale contar com o auxílio de uma almofada ou de panos e tecidos, de uma maneira que o animal se sinta confortável e seguro.
Próximo ao rabo, é possível observar duas cavidades. A que fica mais próxima a cauda é o ânus, enquanto a mais afastada é a cavidade genital, onde se localiza o órgão reprodutor. Para a exposição desse órgão, é indicado aplicar uma leve pressão ao redor da cavidade. Nos casos do macho, acontecerá a exposição do pênis, enquanto nada será exposto nas fêmeas..
É essencial manter o animal tranquilo. Se ele estiver agitado e com medo, adie a análise. A maior dica é contar com a ajuda de um médico-veterinário, que poderá examiná-lo com maior cuidado, sem machucar o pet. Além de descobrir o sexo do coelho, o profissional deve orientar o tutor sobre a alimentação, as atividades físicas recomendadas e os cuidados com o ambiente em que o coelho ficará.
Os machos têm um pênis pequeno e cilíndrico, além dos testículos esquerdo e direito. Entretanto, quando estão assustados, eles podem contrair os testículos para dentro do abdômen. Então, é possível que, durante a identificação do sexo do coelho, eles não sejam observados.
Já as fêmeas têm a vulva com uma abertura ovalada em forma de fenda. Essa parte do corpo costuma ter uma pele que a recobre. Por isso, quando a análise do sexo não é feita por especialistas, muitas são confundidas com coelhos machos.
Agora que você não tem mais dúvidas sobre como saber se o coelho é macho ou fêmea, tenha cuidado para não se precipitar e confundir o sexo do animal. Coelhos recém-nascidos ou muito jovens ainda não têm o aparelho reprodutor totalmente desenvolvido. Por isso, pode ser mais difícil observá-lo.
Os machos atingem a maturidade sexual por volta dos 5 meses de vida. Nesse momento, o pênis e os testículos estão completamente desenvolvidos. Já para as fêmeas, isso acontece por volta dos 4 meses.
Após esse período, a identificação do sexo desses animais é mais fácil.Como os órgãos genitais desses animais são pequenos, pode ser necessária uma segunda avaliação para diferenciar um coelho macho de uma fêmea.
É muito importante saber se o seu pet é um coelho fêmea ou macho, principalmente se você quer adotar mais de um animal. Para quem pretende ter vários coelhos em casa, não é interessante ter animais de sexos diferentes.
Ter coelhos machos vivendo no mesmo ambiente pode ser um sinônimo de briga e competição. Além disso, algumas doenças são específicas de machos ou fêmeas. Conhecendo o sexo do animal, é possível ficar mais atento à saúde do pet.
Existem muitas curiosidades a respeito da reprodução, da fisiologia e dos hábitos dos coelhos. Então, além de aprender a diferenciar um macho de uma fêmea, confira outras informações sobre esses animais:
Se você buscava como saber se o coelho é macho ou fêmea, seu problema foi solucionado. Para ter uma avaliação precisa e segura, você pode consultar os médicos-veterinários da Seres, que contam com profissionais de diferentes áreas. Marque a sua consulta agora!
Na natureza, os coelhos são presas. Por isso, eles acabam mascarando e camuflando sintomas de…
Todo tutor de gato já sabe de cor algumas doenças que podem atingir os felinos…
Se você tem um aquário em casa e gostaria de ter mais habitantes além dos…
As hemorroidas são conhecidas por serem incômodas e bem doloridas. Pela grande preocupação que temos…
O Shih Tzu é uma das raças mais populares no Brasil. Segundo levantamento da Quaest,…
Indícios históricos mostram que os cachorros egípcios estão entre os mais antigos do mundo. Alguns…