Cada vez mais populares como animais de estimação, os coelhos são tão fofos que é difícil resistir ao seu charme. Para tutores de primeira viagem, porém, a companhia dos orelhudos também gera muitas dúvidas, como com quantos dias os filhotes de coelho começam a comer.
Continue lendo e saiba mais sobre a reprodução da espécie, como cuidar de um filhote de coelho recém-nascido e com quantos dias os filhotes de coelho começam a comer!
Quase todo mundo já ouviu falar que os coelhos se reproduzem com facilidade. Mas você sabe quantos filhotes um coelho pode ter por ninhada e quantos filhotes pode ter por ano?
Os coelhos atingem a maturidade sexual relativamente cedo. Embora o acasalamento possa ocorrer antes disso, a partir dos seis meses de vida, tanto o macho quanto a fêmea estão aptos a iniciar a reprodução com segurança.
Uma vez atingida a maturidade, a fêmea pode entrar no cio, em média, a cada quinze dias. Nesse sentido, é importante destacar que o cio da coelha é do tipo induzido, isto é, depende do estímulo do macho para ocorrer.
Havendo o cruzamento e a fertilização, a gestação de coelho dura aproximadamente 30 dias. Vale lembrar que, em geral, a coelha grávida não apresenta muitos sinais externos de que está prenhe. Ao observar qualquer mudança no comportamento da coelha, procure um veterinário.
O número de filhotes por ninhada varia muito de uma coelha e de uma gestação para outra. Em média, a fêmea pode ter até oito filhotes por gestação. Considerando que ela entra no cio diversas vezes ao ano e a gestação é curta, uma coelha pode ter quase 50 filhotes por ano!
Coelhos estão entre as espécies que exercem cuidado parental. Ou seja: após o nascimento, a própria coelhinha se encarrega dos primeiros cuidados com os filhotes, mantendo-os aquecidos e alimentados por meio do leite materno.
Ao tutor, cabe observar se a mamãe está bem e se está tomando os devidos cuidados com as crias. Também não deixe de oferecer à coelha uma alimentação balanceada, com ração de qualidade e água fresca.
Filhote de coelho nasce praticamente pelado e com os olhinhos fechados. A partir de cinco dias, as crias já possuem pelos. A partir de 12, começam a abrir os olhos, que ainda são muito sensíveis e devem ser protegidos contra a iluminação direta.
Para saber como alimentar um filhote de coelho de maneira correta, é importante entender o desmame da espécie. O início do desmame dos coelhos ocorre simultaneamente à saída do ninho, a partir de 21 dias de vida.
Nessa fase, os coelhos já começam a intercalar o leite materno com água e ração sólida disponíveis para a mãe. Sendo assim, a resposta de com quantos dias os filhotes de coelhos começam a comer é: logo após sair do ninho.
Mas coelho mama por quanto tempo? Embora varie de um indivíduo para outro, o desmame completo costuma ocorrer entre 30 e 35 dias. A partir daí, o alimento extrusado específico para coelhos deve ser a base da alimentação dos pets. Lembrando que os coelhos precisam ter sempre feno à disposição.
Além de contribuir para o necessário aporte de fibras — que evita problemas como a estase intestinal —, a alimentação de coelho extrusada e o feno de capim é importante para o desgaste dos dentes. Estes crescem continuamente ao longo de toda a vida do coelho, podendo causar problemas como a má-oclusão dentária.
Por mais que filhotes de coelho sejam fofos, procure deixar a reprodução da espécie para criadores responsáveis e capacitados. A procriação sem planejamento contribui para o aumento da superpopulação da espécie e pode prejudicar a saúde da coelhinha.
Caso queira ter mais de um coelho em casa, prefira ter dois indivíduos do mesmo sexo ou considere a castração. Mais do que uma medida para controle de reprodução, a castração reduz a produção de hormônios, o que diminui o risco de algumas doenças ligadas ao sistema reprodutor.
Mais importante do que saber com quantos dias os filhotes de coelho começam a comer, é importante conhecer os alimentos indicados aos coelhinhos que acabaram de sair do desmame. No blog da Petz, você descobre os melhores alimentos para a espécie. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…