Você sabia que o trevo é uma PANC: Planta Alimentar Não Convencional? Muitas pessoas comem como uma salada, outras usam para tratamentos da artrite e da artrose… Mas será que coelho pode comer trevo?
Quem tem um orelhudo em casa gosta de oferecer a ele alguns matinhos, já que os coelhos são animais herbívoros e adoram mastigar. Hoje, vamos falar mais sobre a alimentação desses animais fofos.
Também conhecida como azedinha, essa planta é uma erva. É comum que ela nasça no quintal, na grama e nos vasos, por isso, algumas pessoas a classificam como uma erva daninha.
No entanto, o trevo tem muitos mais benefícios do que as pessoas imaginam. Diversos animais se alimentam dele. Os humanos também podem se alimentar do trevo, seja como um chá ou até mesmo como uma salada.
Mas será que coelho pode comer trevo? Em relação às suas cores, será que todas são seguras para os orelhudos? A seguir, veja se a erva é um dos alimentos para coelhos domésticos.
Sim, entre as ervas que o coelho pode comer está o trevo. Entretanto, a oferta deve ser moderada. Os trevos, sejam os de três ou de quatro folhas, apresentam ácido oxálico em sua composição, uma substância que, em excesso, pode causar perturbações digestivas. Além desse mato, outros também entram na rotina alimentar dos orelhudos. Confira:
Sabemos que o feno e a ração estão entre as principais comidas para coelho na rotina diária, mas algumas ervas e matinhos também podem entrar nessa lista. Mesmo porque os coelhos precisam desses ingredientes para ajudar na digestão.
Sabendo que os coelhos gostam tanto de folhas, veja abaixo quais outros alimentos podemos dar a eles.
Mesmo que o feno e a ração sejam a base da alimentação dos orelhudos, outras comidas para coelho doméstico estão permitidas e podem fazer parte de uma dieta saudável. Veja a lista:
Alguns legumes também estão liberados, mas, diferentemente das verduras, podem ser oferecidos intercalados duas vezes na semana e em pequenas quantidades. Alguns exemplos de legumes são a cenoura, a beterraba, a abobrinha e o pimentão.
Além disso, você pode oferecer esporadicamente algumas frutas. No entanto, elas requerem cautela por causa do açúcar. São elas: o morango, a manga, o pêssego, a maçã e a pera. Mas atenção, sempre retire as sementes, pois muitas delas são tóxicas!
Agora que você já sabe que coelho pode comer trevo, saiba que o feno é um alimento muito importante em sua dieta e deve ser oferecido à vontade para os orelhudos. Veja alguns dos benefícios do feno:
Viu só quantos benefícios? Aliás, o feno nada mais é do que a junção de diversos tipos de mato desidratados, principalmente o capim. Assim, até mesmo o trevo pode fazer parte da composição do feno, já que é uma boa fonte de proteína.
Sim, assim como existem alimentos benéficos para os coelhos, existem os tóxicos. Por isso, se você tem o costume de deixar o pet solto no quintal, fique atento aos seguintes alimentos:
Essas frutas são tóxicas para os coelhos. O abacate Avocato ou Hass, por exemplo, possui uma substância chamada persina, que pode levar o pet a óbito. Já a carambola possui a caramboxina, que prejudica os rins e o sistema neurológico dos coelhos.
Quando você oferecer uma fruta ao seu orelhudo, não se esqueça de tirar as sementes. Boa parte das frutas possui em suas sementes o cianeto, outra substância bastante tóxica para eles.
Assim como as sementes, os caroços de frutas também são perigosos aos coelhos, pois também podem conter a toxina.
A batata, quando crua, possui solanina, uma substância tóxica e prejudicial à saúde dos coelhos. Cozida, ela é segura. Ainda assim, é bastante calórica, portanto, o ideal é evitá-la.
Esses temperos devem ficar longe dos coelhos, pois são prejudiciais e podem causar anemia nos orelhudos.
Qualquer tipo de cogumelo é tóxico para os coelhos. Está aí mais um cuidado quando deixá-los soltos no quintal, afinal, eles podem nascer na terra e umidade.
Não dê ao seu coelho alimentos industrializados, como, por exemplo, salgadinhos, bolachas e iogurte. Além de fazerem mal, os coelhos são herbívoros, e seu organismo não vai digerir esses alimentos.
Viu só quantos alimentos não devem ser oferecidos aos coelhos? No entanto, o coelho pode comer trevo, mas, de preferência, aquele seguro, que nasce em seu quintal ou vaso. Não pegue trevos da rua, pois não sabemos se alguém usou algum produto tóxico na grama, não é mesmo?
Agora que você aprendeu que coelho pode comer trevo, confira as outras publicações do blog da Petz e veja quais alimentos são liberados para os orelhudos! Lembre-se de sempre consultar um médico-veterinário para tirar dúvidas sobre a alimentação do seu amiguinho antes de oferecer algo novo para ele!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…