Cada vez mais tutores têm coelhos como pets. O motivo é bem simples: eles são fofos, alegres e interativos. Porém, para manter a boa saúde, precisam receber a alimentação adequada. Por isso, muitas pessoas perguntam se coelho pode comer tangerina.
Que coelho pode comer algumas frutas, todos já sabem, mas será que a tangerina está inserida na rotina alimentar? Hoje, vamos sanar de vez suas dúvidas sobre as frutas que os coelhos podem comer.
A alimentação dos coelhos deve ser muito bem equilibrada. Eles não devem ingerir apenas a ração e o feno na rotina. Também precisam complementar a dieta com verduras, legumes e frutas.
No entanto, nem tudo está liberado. Por isso, é muito importante consultar um médico-veterinário antes de oferecer qualquer alimento para os coelhos. Mesmo porque, ele pode examinar o pet para saber se o animal está saudável e corrigir alguma falha no manejo alimentar.
Às vezes, a falta de brincadeiras e um espaço adequado faz com que o coelho fique sedentário, o que pode causar obesidade e outros problemas de saúde. Algumas frutas também são ricas em açúcar e podem contribuir ainda mais com o aumento de peso.
Se você quer saber se coelho pode comer tangerina, a resposta é sim. Aliás, essa fruta é rica em vitamina A, sendo uma excelente opção para o orelhudo. Conhecida como mexerica ou bergamota em alguns estados, ela também é rica em vitamina C e fibras.
Os coelhos necessitam de fibras para ajudar o funcionamento do organismo. Então, oferecer a fruta para os coelhos ocasionalmente faz bem aos orelhudos.
Essa também é uma dúvida muito comum, afinal, todo tutor quer dar o melhor aos pets. Então, você já sabe que o coelho pode comer tangerina, mas a partir de qual idade?
Os coelhos são mamíferos herbívoros e fazem parte da família dos lagomorfos. Embora muitos achem que eles são roedores, possuem muitas diferenças, entre elas, os hábitos alimentares e a dentição.
Por serem mamíferos, os coelhos precisam se alimentar do leite materno até 8 semanas de vida. Após esse período, podem comer outros alimentos, como o feno e a ração.
O feno é uma das comidas para coelho doméstico muito importante. Ele deve fazer parte da rotina alimentar diária, pois ajuda no desgaste dos dentes, sempre ofertado a vontade e em boa qualidade.
A ração para coelhos é outro alimento que faz parte da rotina. Possui ingredientes com tudo o que eles precisam para se desenvolver.
A partir dos três meses, além do feno e da ração, outros alimentos podem ser inseridos na rotina. Como a dúvida é em relação às frutas, vamos falar um pouco mais sobre elas na alimentação dos orelhudos, em seguida.
Além de saber que coelho pode comer tangerina, é importante conhecer quais outras frutas podem ser consumidas pelos orelhudos. Veja algumas delas abaixo.
Uma das vantagens do abacaxi para os coelhos é que ele possui bromelina, uma enzima que ajuda na digestão dos pelos engolidos. No entanto, por ser uma fruta ácida e doce, deve ser oferecida apenas uma vez na semana e em pequenas quantidades.
O caqui é outra fruta que os coelhos adoram. Sirva com bastante moderação, já que é bastante doce.
A cereja também é uma ótima opção para os coelhos. Entre os benefícios, elas ajudam no sistema digestivo, algo positivo para os orelhudos. Não esqueça de lavar e retirar o caroço.
O kiwi é outra fruta liberada na rotina dos coelhos. Ela deve ser oferecida muito bem lavada, sem casca, em pequenas quantidades, no máximo, duas vezes por semana.
Assim como o coelho pode comer tangerina, também pode consumir laranja. Ela é rica em vitamina C e fibras, sendo uma aliada na eliminação dos pelos ingeridos.
A maçã é uma fruta que os coelhos adoram, pois a consistência é ideal para a mastigação. No entanto, alguns cuidados devem ser seguidos, como lavar, descascar e retirar as sementes antes de servir.
Em poucas quantidades, o mamão é um aliado para a digestão dos coelhos. Sirva moderadamente, sem casca e sem sementes.
O melão é rico em água e importante na hidratação dos coelhos, mas também deve ser oferecido com moderação. Antes de oferecer aos orelhudos, lave, descasque e tire as sementes.
O morango é uma fruta rica em vitaminas E e C, sendo uma boa opção para os orelhudos. Antes de oferecer, lave muito bem e dê, no máximo, dois morangos duas vezes por semana.
A melhor maneira do coelho comer tangerina é em pequenos gomos sem casca. A casca é prejudicial, pois a maioria das frutas cítricas possui óleos essenciais que podem causar alergias ao orelhudo.
Além disso, o ideal é oferecer apenas frutas orgânicas para fugir dos agrotóxicos químicos e prejudiciais. Agora que você sabe que coelho pode comer tangerina, confira quais outros alimentos podem compor a dieta dele aqui, no blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…